Apesar de ser uma das espécies preferidas do aquarismo, o peixe betta sofre diversos preconceitos. Muitos aquaristas acreditam que se trata de uma espécie agressiva e se perguntam se peixe betta pode ficar junto.
Afinal, muitas vezes eles são comercializados de forma individual e há recomendações sobre não colocá-lo em um aquário comunitário. Mas será que essa história realmente é verdade?
Se deseja conhecer mais sobre esse pet aquático, continue lendo. Descubra se peixe betta pode ficar junto e aprenda sobre seu comportamento!
A suposta agressividade do peixe betta é bem conhecida. Mesmo pessoas não acostumadas ao mundo do aquarismo costumam classificar a espécie como encrenqueira e territorialista.
Porém, será que esse é um fato ou um mito? De acordo com especialistas, a fama de brigão do peixe betta é um tanto exagerada, mesmo que a história possua um fundinho de verdade. Isso porque tudo vai depender do sexo do peixinho. Machos e fêmeas possuem comportamentos e personalidades bem diferentes.
Não! O peixe betta macho é territorialista e ficará muito agressivo caso encontre outro representante macho da mesma espécie. Dessa forma, é sempre recomendado manter apenas um peixe betta macho por aquário. Essa é a melhor maneira de evitar problemas e manter seus peixinhos sempre seguros.
Sim, peixe beta fêmea pode ficar junto. Diferentemente dos machos, as bettas fêmeas costumam ser mais amigáveis e pacíficas. Assim, elas podem viver em grupos de duas ou mais sem grandes problemas. Basta lembrar de oferecer um espaço grande e confortável para suas amigas nadadoras.
Sim! Quando o macho está longe de seus semelhantes, costuma ser bastante amigável e simpático. Dessa forma, um peixe betta macho pode ficar com a fêmea no mesmo espaço sem grandes problemas.
Lembrando apenas que a reprodução da espécie costuma ser complexa e delicada. Assim, ter um casal de betta no mesmo aquário não traz a certeza de que novos peixinhos virão por aí.
Depende do espaço disponível. Para criar peixe betta não é possível ter dois peixes betta machos no mesmo aquário. Já as fêmeas são mais amigáveis e de fácil convivência. Entretanto, mesmo as fêmeas precisam de um aquário grande para viver de forma confortável e pacífica.
Quando há diversos peixes em um espaço pequeno, é provável que um deles se torne o líder do grupo, demonstrando agressividade com os mais frágeis. Para aquários de 30 a 45 litros, três peixinhos é um bom número. Agora, se você é apaixonado pelos nadadores e gostaria de vários companheiros, construa um ambiente mais confortável, com no mínimo 100 litros.
Sim! Peixe betta pode ficar junto com outro beta, desde que seja fêmea, e ele também pode ficar com outros peixes. Como vimos, a agressividade do peixe betta só aparece quando há dois machos em um mesmo aquário.
Assim, tanto o macho como a betta fêmea podem ficar com outros peixes sem grandes problemas. Porém, procure sempre espécies compatíveis com o comportamento e com o ambiente do seu pequeno nadador.
Há diversas espécies que podem conviver com o peixe betta, construindo um aquário belo e colorido. Entretanto, sempre fique atento ao comportamento das outras espécies para evitar problemas entre seus pets aquáticos.
Em alguns casos, o peixe betta pode ser até mesmo alvo de ataques. Abaixo, separamos alguns peixes compatíveis com o betta.
Com informações sobre a convivência dos seus pets aquáticos, você poderá construir um ambiente mais agradável e saudável. E agora que você já sabe que peixe betta pode ficar junto com outros peixes, está na hora de ampliar sua família.
Na Petz você encontra peixes, acessórios e rações para seus amigos nadadores. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…