Muitos tutores de aves se perguntam se passarinho sente frio. Como ajudar nossos amigos durante o inverno? Se você está com essas dúvidas, não se preocupe. Continue lendo para saber a melhor maneira de cuidar do seu bichinho com penas!
Quem nunca teve uma ave pode não saber se ela sente frio, pois possui penas que aparentam deixá-la quentinha e que deve ser como os pássaros se protegem do frio na natureza. Afinal, é possível vê-los voando bem à vontade em dias muito frios. Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura!
Se você gosta de fazer carinho em pássaros, deve ter percebido que eles têm o corpo quente. Essa não é apenas uma impressão. Estudos indicam que a temperatura corporal das aves é em torno de 42 ºC! Ou seja, a temperatura das aves é mais ou menos como a de um humano com febre muito alta.
Assim como nós, os pássaros são influenciados pela temperatura externa. Eles podem sentir tanto quando está muito frio quanto quando as temperaturas estão muito altas.
É por isso que é tão comum ver aves se banhando em uma fonte ou poça d’água no calor. Esses bichinhos estão se refrescando em dias muito quentes. No inverno, porém, a história é um pouco diferente. Como fazer para protegê-los? Afinal, roupas e touquinhas estão fora de questão!
Sim, passarinho sente frio. No inverno, os pássaros em cativeiro ficam mais propensos a doenças, especialmente problemas respiratórios. Por isso, temos que ficar atentos à temperatura e protegê-los.
Além disso, como dissemos, as aves possuem uma temperatura bem mais alta que a nossa, por isso, são extremamente suscetíveis aos climas mais severos, tanto quentes quanto frios.
Diferentemente de nós, os passarinhos não podem pegar uma blusa ou uma coberta assim que a temperatura abaixa. Por isso, cabe aos tutores ficarem atentos às condições de seu pet e ajudá-lo a se proteger do frio. Para isso, recomendamos algumas dicas.
O inverno não traz apenas temperaturas baixas. Muitas vezes, a estação mais fria do ano possui belos dias de sol e a dica é aproveitar o calor dos raios solares. Deixe o passarinho tomar um belo banho de sol! Além de ajudar a combater o frio, vai fazer um bem danado ao pet.
Como você já sabe que pássaro sente frio. Caso sua região tenha invernos sem muitos momentos de sol, procure “imitar” a luz solar quentinha com uma luz artificial colocada próxima da gaiola ou viveiro do penudinho.
Alguns tutores costumam encher uma garrafa de água morna e deixá-la fechada dentro da gaiola, afinal, o passarinho sente frio na gaiola também. O calorzinho que irradia da água pode ajudar o pet a se proteger do frio. Essa alternativa é válida, mas é importante ressaltar algumas coisas.
Em primeiro lugar, os pássaros sentem a temperatura de maneira muito semelhante à nossa. Assim, se está muito quente para nós, também estará muito quente para o passarinho. Cuidado para não queimá-lo!
Em segundo lugar, vale lembrar que a água esfria muito rápido. Ter uma garrafa de água fria na gaiola pode piorar as coisas. Assim que a temperatura se dissipar, retire a garrafa e aqueça a água novamente para garantir maior conforto para o pet.
Já que passarinho sente frio, outra dica importante para os tutores é evitar as correntes de vento. Pássaros são muito suscetíveis a esse fenômeno e podem ficar doentes caso fiquem expostos a ventos fortes.
Ofereça uma casa de passarinho ou um ninho bem confortável para seu bichinho se proteger das correntes de ventos fortes. Evite deixar as gaiolas em locais com grandes correntes de vento. Um detalhe: estamos falando de passarinhos, mas isso se aplica às aves em geral. Inclusive, o papagaio sente frio também!
Por mais que as aves gostem de ficar do lado de fora de casa, em um dia frio, o melhor é buscar proteção. Coloque a gaiola em um ambiente fechado e longe das correntes de vento. O passarinho pode estranhar em um primeiro momento, mas logo se acostumará com o ambiente e estará protegido das baixas temperaturas.
Ofereça proteção adicional no período da noite. Você pode usar a luz artificial para manter o pássaro aquecido durante a noite. Para que a luminosidade não atrapalhe seu sono, cubra a gaiola com um pano escuro.
Outra dica muito importante é colocar a ave na cozinha nos dias frios. A cozinha é um local da casa que fica muito quente enquanto o fogão está sendo usado, mas que rapidamente se esfria, podendo causar choque térmico na ave. Cuidado com as panelas com teflon aquecidas: seu gás é tóxico para ela. Jamais deixe uma ave por perto se elas estiverem sendo usadas.
Como o passarinho sente frio, ele está gastando muita energia para se manter quentinho, então, precisa de uma alimentação mais reforçada. O ideal é oferecer porções generosas de comida para seu pássaro durante o inverno. A dieta de inverno costuma ser mais calórica para que a energia seja convertida em mais fonte de calor. Ele irá precisar desse mimo de energia a mais.
Além da quantidade, procure fornecer alimentos mais calóricos, como as farinhadas, que são alimentos facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos para animais. Muito nutritivos e saborosos, as aves costumam adorar!
Hoje, você aprendeu que o passarinho sente frio e como protegê-lo nessa situação. Sabia que nas lojas da Petz você encontra tudo que precisa para manter a ave feliz e bem-alimentada? Venha nos visitar!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…