Muitos tutores ficam receosos de encontrar seu hamster resfriado. Afinal, os pequenos pets são delicados e precisam de atenção. Mas, assim como nós, nossos amigos roedores também podem ficar doentes.
Por sorte, é possível conhecer a doença e aprender como agir para ajudar o peludinho. Caso esteja com um hamster resfriado em casa ou gostaria de saber mais sobre o assunto, continue lendo. Preparamos um guia explicando as causas, sintomas e como cuidar do amigo peludo.
Você notou que o roedor está cansado, espirrando e parecendo gripado. Porém, será que hamster pega resfriado? Especialistas explicam que os peludinhos podem, sim, ficar doentes, mas não como nós.
Todos os mamíferos, inclusive os hamsters, estão sujeitos a doenças do sistema respiratório. Elas irão causar, entre outros sintomas, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Tais sintomas se parecem muito ao que nós chamamos de gripe.
Entretanto, veterinários afirmam que chamar a doença dos pets assim pode ser um erro. É importante saber que as origens de um hamster doente podem ser muitas e entender o que acontece com o pet quando ele apresenta os sintomas.
Um hamster resfriado pode ser um evento raro. Nossos amigos roedores geralmente possuem uma boa resistência e conseguem se manter saudáveis por longos períodos. Entretanto, veterinários avisam que algumas práticas podem ser mais suscetíveis a doenças de hamster.
De maneira geral, um hamster é capaz desenvolver problemas respiratórios e ter graves problemas de saúde relacionados ao resfriado caso passe por algumas dessas situações:
Os fatores acima abaixam a imunidade do roedor. Com isso, a probabilidade de doenças em hamster são maiores, visto que as temperaturas mais baixas geralmente estão entre as principais causas de uma imunidade baixa. Por isso, é mais comum encontrar um pet resfriado no inverno.
Perceber que um hamster está resfriado não é difícil. Geralmente, nossos amigos roedores apresentam sintomas bem parecidos aos nossos. Lembre-se que os pequeninos são pets muito ativos, por isso, se perceber que o peludo está cansado e abatido, já é um sinal de alerta. Alguns dos sinais de doenças comuns em hamster são:
Os sintomas acima podem aparecer juntos ou não. Aliás, são sinais comuns de uma infecção no sistema respiratório e indicam que seu amiguinho está combatendo a doença.
Alguns hamsters resfriados, por exemplo, não apresentam dificuldade de respiração, já que esse sintoma é considerado mais grave e aparece apenas em estados mais avançados da doença. Independentemente de quantos sinais seu pet apresentar, o recomendado é buscar um veterinário o mais rápido possível.
Ao receber o pet resfriado em seu consultório, o veterinário irá analisar o estado de saúde do hamster para verificar o tratamento mais indicado. A fim de realizar o diagnóstico do resfriado, o médico poderá realizar alguns procedimentos.
Geralmente, uma boa análise clínica, verificando os sintomas do peludo e seu histórico, são o suficiente para diagnosticar a doença. O tratamento, por sua vez, pode envolver anti-inflamatórios e antibióticos, dependendo da análise do veterinário.
Claro, uma boa terapia de suporte também ajuda o amigo a se recuperar e combater a doença. Com muita hidratação, uma casa confortável e ração de qualidade, o peludinho ficará mais forte e poderá se recuperar rapidamente do resfriado!
Melhor que saber como cuidar de resfriado é entender o hamster pelos cuidados que ajudam a evitar a doença. Afinal, ninguém gosta de ver seu peludinho sofrendo, espirrando e com mal-estar. Algumas atitudes simples podem ajudar o hamster a ficar sempre forte e saudável, como, por exemplo:
Agora que você sabe o que acontece com um hamster resfriado e como previnir, confira o blog da Petz e tenha mais conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Assim, você garante a segurança e felicidade do amigo peludo.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…