Prezar pela saúde do seu filho de quatro patas é uma das principais preocupações dos pais e mães de pet. E, se você tiver um bichano em casa, a leucemia certamente é uma das doenças mais temidas. Mas será que Felv tem cura? Como cuidar de um pet contaminado?
Essa condição grave, causada por um vírus, atinge o sistema imunológico do peludo, levando a sérias consequências. Se você deseja saber mais sobre a leucemia felina, continue lendo. Consultamos uma médica-veterinária que tirou todas as dúvidas sobre o assunto!
Se você é pai ou mãe de um bichano, provavelmente já ouviu falar da leucemia felina e tem a dúvidas se Felv tem cura. Considerada uma doença perigosa, ela está entre as principais ameaças à saúde dos gatos.
A Dra. Camille Oliveira, médica-veterinária da Petz e especialista em felinos, explica que a condição é causada por um vírus, o Feline leukaemia virus. Quando o peludo se contamina, seu sistema imunológico é enfraquecido.
Com o tempo, podem surgir complicações de saúde como infecções, anemias ou até mesmo tumores. Considerada uma enfermidade grave, o atendimento veterinário para a Felv em gatos deve ser iniciado o mais rápido o possível!
Outro fator que torna a doença uma das maiores ameaças à saúde do bichano e preocupa os tutores se Felv tem cura é seu alto grau de contágio. A Dra. Camille explica que o vírus é transmitido pela saliva, fezes, urina e leite materno.
O comportamento típico dos bichanos pode espalhar a doença ainda com mais facilidade. “A transmissão ocorre pelo comportamento de limpeza mútua, compartilhamento de vasilhas de alimento, bebedouros, caixas de areia e brigas”, comenta a Dra. Camille.
Como os gatinhos costumam interagir o tempo todo, se lambendo, brincando ou até mesmo brigando, o contágio da doença Felv é muito comum! Mesmo assim, algumas medidas simples podem ajudar a evitar que seu peludo se contamine.
Apesar de ser uma doença bastante específica, a Felv felina tem sintomas que podem confundir o tutor. Isso porque, como a doença Felv ataca o sistema imunológico, muitos dos sinais são secundários, se assemelhando a outros problemas de saúde. De acordo com a Dra. Camille, os principais sintomas de Felv são:
Como os sinais acima são comuns a diversas doenças, apenas um veterinário poderá determinar se seu bichano está com leucemia. Por isso, antes de se preocupar se Felv em gatos tem cura, é fundamental buscar ajuda assim que notar qualquer alteração em seu gatinho.
Sabendo que a leucemia felina é uma doença tão perigosa, muitos tutores se perguntam: “Felv tem cura?”. Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender que o vírus atua de formas diferentes em cada bichano. A Dra. Camille explica que há dois cenários possíveis:
A Dra. Camille explica que o gato só é diagnosticado com Felv no segundo cenário. Ou seja, se o exame do seu peludo deu positivo para leucemia felina significa que o organismo do peludo não conseguiu conter a infecção. E a cura? Felv felina tem cura? Conforme explica a especialista, não existe cura para o vírus.
Quando um pet é diagnosticado com Felv, ele e seu tutor precisam aprender a conviver com a doença. Em outras palavras, podemos dizer que, infelizmente, Felv não tem cura.
Como a leucemia felina não tem cura, quando o bichano é infectado é necessário fazer o chamado “tratamento de suporte”. A Dra. Camille explica que algumas ações do dia a dia podem ajudar o peludo a ficar mais forte para combater possíveis complicações.
“É importante castrar, fornecer ração de alta qualidade, evitar carne, ovos crus e leite não pasteurizado”, comenta. Além disso, a veterinária lembra ainda que a Felv abaixa as defesas do pet. Por isso, é necessário estar sempre atento.
“Por causa da imunossupressão associada à Felv, é necessário identificar e tratar infecções secundárias. Ao primeiro sinal de doença, é preciso buscar auxílio veterinário imediamente”, comenta.
Por mais que a Felv seja uma doença extremamente agressiva, as ações acima permitem que o bichano viva dias mais felizes e confortáveis. Por isso, fique de olho em seu amigo e busque ajuda de um veterinário de confiança.
O Centro Veterinário Seres é um projeto da Petz que tem como objetivo levar saúde e bem-estar para os pets de forma prática e especializada. Nele, você encontrará profissionais capacitados e atenciosos, que farão de tudo para ajudar seu peludo.
Busque a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! Ficaremos felizes em conhecer você e seu amigo de quatro patas.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…