Levar seu filho de quatro patas para castração é um grande passo. Contudo, apesar dessa pequena cirurgia ser amplamente recomendada por veterinários e especialistas, sempre há um receio sobre como o bichano vai reagir! Assim, é perfeitamente normal se preocupar com os cuidados pós-castração do gato.
Entretanto, podemos garantir que não há motivo de pânico. Com alguns passos, o peludo logo estará recuperado e saudável! Abaixo, separamos sete dicas de como ajudá-lo a ter uma recuperação mais tranquila.
O primeiro passo nos cuidados pós-castração do gato é deixar ele descansar. Não se esqueça que seu amigo passou por uma cirurgia e merece todo o conforto possível! Por isso, separe um quarto confortável, com caminha, caixa de areia limpa, comedouro e bebedouro.
Dessa forma, o pet poderá ter tudo o que necessita nesse primeiro momento. Por mais que você queira encher o fofinho de carinho nesse momento, controle sua vontade e deixe-o sozinho por algumas horas.
O bichano precisa descansar e o contato com outros membros da família pode estressá-lo. Em aproximadamente 24h seu amigo estará mais animado e poderá receber todo amor que merece!
Uma das cautelas pós-castração de gato mais importantes é proteger o curativo. Pets em geral costumam morder e lamber a região do corte em uma tentativa de aliviar o incômodo que sentem.
A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, afirma que o cuidado do tutor nessa fase é muito importante. Por sorte, podemos ajudar os bichanos sem muito esforço.
Para os machos, basta providenciar um colar elizabetano — aquele acessório parecido com um abajur, que os deixa com uma aparência engraçada! Apesar de seu aspecto estranho, o item é importantíssimo e evita que seu amigo se machuque.
Para as fêmeas, o mais indicado é a roupa cirúrgica, um coletinho de material especial que cobre todo o corpinho da gata. Isso porque a cirurgia das bichanas é mais delicada. A roupa cirúrgica protege não só das lambidas, mas também de outros possíveis agentes contaminadores.
Outro ponto importante entre os cuidados pós-castração do gato cabe ao tutor, e não ao pet: manter a calma! É compreensível que você fique aflito ao ver seu filho de quatro patas demonstrando dor e aflição. Afinal, ele é tão pequeno e indefeso que queremos protegê-lo a qualquer custo.
Entretanto, a Dra. Renata reforça que essa é uma cirurgia simples. Se for feita em condições ideais e os cuidados pós castração forem respeitados, não há motivo de preocupação.
É normal que o bichano fique indefeso e assustado nos primeiros dias. Alguns podem se esconder em locais tranquilos, buscando proteção. Outros, ficam dengosos e carentes, pedindo colo e carícias.
Independentemente do comportamento do felino, saiba que o processo de recuperação ao castrar gato é rápido e fácil. Em pouco tempo, o bichano estará se divertindo pela casa, seguro e saudável!
Observar como está seu amigo peludo é outro passo importante nos primeiros dias após a castração. Conforme reforça a Dra. Renata, a cirurgia é simples e rápida. Entretanto, em alguns casos, o bichano pode ter reações adversas, como uma inflamação ou infecção.
Caso isso ocorra, o veterinário deve ser procurado o mais rápido possível. Para evitar complicações, o tutor deve ficar de olho em seu amigo. Se o machucado estiver com aparência inflamada, vazando ou sangrando, consulte seu veterinário.
Há alguns cuidados pós-castração em gato que são gerais e se aplicam a todos os pets. Outros precisam ser verificados diretamente com o veterinário do seu bichano. A Dra. Renata reforça que cada caso é um caso, e o especialista poderá passar recomendações específicas de acordo com o perfil, idade e personalidade do seu amigo.
A veterinária lembra, ainda, que há especificações médicas que o tutor deve tomar. “O uso de antisséptico local e medicações como anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos é importante na recuperação do pet”, explica. Entretanto, esses procedimentos devem ser tomados apenas com a indicação de um médico veterinário.
Após poucos dias, o bichano já estará recuperado. Entretanto, num primeiro momento, é recomendado voltar à rotina normal de maneira controlada. Alguns bichanos são bem ativos, gostam de escalar móveis, pular e brincar.
Em casos como esse, cuide para que seu amigo não exagere nos movimentos. Afinal, não podemos esquecer que por mais simples que seja, a castração é uma cirurgia que envolve cicatrização.
A Dra. Renata explica que em pouco tempo o felino estará de volta ao seu ritmo de sempre. “Nos machos, esse tempo é de aproximadamente uma semana. Nas fêmeas, dez dias.”, comenta. É um prazo pequeno considerando os diversos benefícios que a castração traz!
A última recomendação de cuidados após castrar gata no cio ou não é ajudá-la a se adaptar à nova rotina! De maneira geral, o estilo de vida dos bichanos não costuma mudar muito.
Entretanto, é verdade que uma gata castrada e um gato castrado podem ficar mais sedentários se fizerem a cirurgia quando adultos. Por isso, para evitar que seu amigo desenvolva problemas de saúde, é recomendado estimular suas atividades com brinquedos e acessórios.
Além do mais, muitos veterinários recomendam alterar a alimentação para uma ração específica de bichanos castrados. Esse alimento é desenvolvido por especialistas, e contém os nutrientes exatos que o bichano precisa, sem correr riscos de obesidade ou outras doenças!
Viu como os cuidados pós-castração de gato são simples? Dando a atenção necessária ao bichano, em pouco tempo ele estará levando sua vida no ritmo de sempre! Não se esqueça que a castrar gato macho e fêmea traz diversos benefícios, e é sempre recomendado.
Quer saber mais sobre felinos, além dos cuidados pós castração de gato? Confira o blog da Petz e saiba tudo sobre bem-estar e saúde animal.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…