Ninguém gosta de ver seu melhor amigo doente, não é mesmo? E, no caso dos bichanos, há ainda outra dificuldade: eles odeiam tomar remédio! E como dar comprimido para gato? Consultamos uma especialista em pets que tirou essas e outras dúvidas!
Se você tem um felino em casa e precisa aplicar alguma medicação, deve estar se perguntando se essa será uma tarefa fácil e como irá efetuá-la com sucesso, não é mesmo?
A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que os tutores de bichanos devem se preparar bem para esse momento. “Gatos são conhecidos por serem difíceis para aceitar medicamentos”, comenta.
E o problema não é só a rejeição ao produto. Alguns pets podem se tornar agressivos, mordendo e arranhando um tutor desavisado. Por isso, é preciso se preparar e entender como dar comprimido para o gato bravo.
Não se preocupe se você está receoso na hora de remediar seu filho de quatro patas. Muitos tutores também temem um bichano bravo e se perguntam como dar comprimido para um gato! Uma das táticas mais populares é misturar o remédio na ração.
Mas será que isso também funciona com felinos? A especialista avisa que essa tarefa é mais complexa. “É muito raro um gato ingerir remédio junto com a ração”, afirma. Ela explica que nossos amigos de quatro patas são extremamente exigentes com sua alimentação.
Entretanto, existem alguns recursos que podem ser mais eficazes! “Se o tutor misturar em ração úmida, terá uma chance maior de sucesso”, comenta a especialista. Pode-se amassar o comprimido para gato e misturar na ração, caso o veterinário permita.
Mesmo assim, não espere milagres. Muitos bichanos conseguem identificar o remédio e passam longe até mesmo de sua ração favorita! A doutora explica que esse comportamento é uma forma de eles se protegerem na hora da nutrição.
Apesar de não ser fácil enganar seu amigo peludo, alguns tutores não desistem! Por isso, é comum encontramos recomendações que indicam dissolver o remédio em outros tipos de alimentos.
Porém, especialistas reforçam: nunca ofereça um produto não destinado a pets sem orientação médica. “Não é recomendado oferecer alimentos humanos, como linguiça, frango ou outras carnes”, diz a Dra. Cássia.
A veterinária ainda explica que esse esforço provavelmente seria em vão. “Há grandes chances de o pet não engolir o remédio”, afirma. Assim, tentar enganar o bichano não é melhor ideia entre as opções de como dar comprimido o gato.
Afinal, como dar comprimido para gato? A especialista explica que não há segredos. A melhor maneira de ter certeza de que seu filho de quatro patas vai ingerir o remédio é colocando-o em sua boca. Apesar de alguns gatos distribuírem patadas e mordidas na hora de ingerir seu remédio, há algumas dicas que podem facilitar:
Com essas dicas, você terá mais facilidades na hora de dar remédio para gato. Porém, o processo ainda será complicado. Não estranhe se seu amigo se sentir maltratado.
Às vezes, os pets evitam um contato mais amoroso após tomar remédio pra sua doença, mas não encare como uma ofensa! É tudo parte do jeitinho especial dos bichanos. Logo ele voltará a ser o peludo amoroso e carinhoso de sempre.
Para mais dicas de como dar comprimido para gato e outros assuntos, acesso o blog da Petz e confira nosso conteúdo!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…