O assunto não é muito agradável, mas é necessário falar sobre ele. Afinal, não são raros os casos de calopsita com diarreia. É difícil identificar quando as aves estão com esse problema porque suas fezes são diferentes das dos mamíferos.
A seguir, você descobre como reconhecer uma calopsita com diarreia e o que fazer para tratar o problema e evitá-lo no futuro. A Petz explica como são as excretas da ave topetuda. Confira!
Para identificar uma calopsita com diarreia, é preciso, antes, saber como são as excretas das aves. Esses animais não têm vesícula urinária, que armazena o xixi. No lugar dela, apresentam uma única saída, chamada de cloaca, para as fezes e a urina.
Além disso, o metabolismo das aves difere do dos mamíferos. Por isso, as excretas são diferentes. A nossa urina é bem líquida, enquanto a dos pássaros é pastosa e tem como principal componente o urato, que confere a cor branca ao conteúdo.
Já o “cocô” das aves contém uma quantidade maior de líquidos, o que faz com que a consistência seja mais mole que a das excretas dos mamíferos. Então, quando vemos um dejeto no chão da gaiola, ele normalmente apresenta três componentes: o urato pastoso (branco) e o líquido (transparente), além das fezes (verdes ou marrons).
Porém, nem sempre a excreta tem todos os três componentes. É possível que a calopsita só faça “xixi”, então, veremos somente a parte branca. Se ela fez só o “cocô”, observaremos a parte verde ou marrom.
O segredo para identificar uma calopsita com diarreia é observar e conhecer bem as características das fezes da sua amiga. Lembrando que a cor pode variar com a dieta. As alterações mais comuns são:
Além dessas mudanças, vale a pena observar se elas estão acompanhadas de mais sintomas, como: falta de apetite, fraqueza, alteração na cor das penas, regurgitação, indisposição para vocalizar e alisar as penas. Também é comum ver a calopsita com diarreia e sonolência.
Um dos principais motivos de ser tão difícil identificar a causa da diarreia é o fato de se tratar de um sintoma pouco específico, isto é, comum a uma série de problemas de saúde.
No caso das calopsitas, a causa pode ser desde uma leve mudança na alimentação até doenças infecciosas. Entre os fatores causadores mais comuns de diarreia nessa ave, podemos citar:
Como visto, a diarreia na calopsita está associada a uma série de doenças. Por isso, em caso de suspeitas, não tente fazer o diagnóstico em casa. O melhor é levar o pet para uma consulta com o médico-veterinário, de preferência especialista em aves.
Assim, ele poderá fazer um exame completo e escolher qual remédio dar para calopsita com diarreia. Para a consulta, é interessante fotografar as fezes do pet, assim, o veterinário tem ideia do que está acontecendo.
Também não deixe de relatar qualquer mudança de comportamento ou de aparência que você tenha percebido. É recomendado, inclusive, observar os excrementos no microscópio para investigar a presença de agentes infecciosos específicos.
E como tratar calopsita com diarreia? O tratamento varia muito de acordo com a causa, podendo incluir o uso de antibióticos, antiparasitários e antifúngicos. Também é possível fazer mudanças temporárias na alimentação, visando endurecer as fezes.
A limpeza ambiental também está envolvida no tratamento da calopsita com diarreia, já que a ave pode sujar os poleiros, as grades da gaiola, os comedouros e os bebedouros com as excretas.
Uma boa qualidade de vida e a manutenção da higiene da gaiola são as melhores maneiras de evitar quadros de diarreia em calopsita. Para isso, procure seguir as seguintes recomendações:
Depois de conferir tudo sobre calopsita com diarreia, conheça as melhores opções de rações, gaiolas, brinquedos e acessórios para sua ave nas lojas da Petz. A topetuda merece esses cuidados e mimos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…