O ato de babar é normal em muitos casos, quando os animais estão esperando por uma refeição ou sentem um cheiro gostoso, por exemplo. Porém, um cachorro babando em demasia pode significar que algo errado está acontecendo.
O ato de babar é normal em muitos casos, quando os animais estão esperando por uma refeição ou sentem um cheiro gostoso, por exemplo. Porém, um cachorro babando em demasia pode significar que algo errado está acontecendo.
Por isso, neste artigo, vamos explicar os principais motivos que levam os cães a babarem, desde causas fisiológicas, consideradas normais, até anormalidades que indiquem algumas doenças. Confira a seguir.
A saliva desempenha diversas funções no organismo do cachorro, entre as quais: a lubrificação da cavidade bucal, o auxílio na remoção do excesso de bactérias e outros microrganismos da boca, e a lubrificação dos alimentos, para facilitar a passagem deles pelo esôfago.
De acordo com o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário da Petz Piracicaba, os cães também salivam para regular o pH estomacal. Por esse motivo, é normal que babem mais quando estão nauseados.
Por esse motivo, eles babam em um quadro de intoxicação alimentar. “Também não podemos esquecer dos casos relacionados à euforia, ao estresse e à dor”, completa o veterinário.
Sim! A baba é o excesso de saliva acumulada. Nesse sentido, devido à anatomia, algumas raças têm mais propensão a acumular saliva na cavidade bucal, principalmente, aquelas com lábios mais soltos e caídos.
É o caso de raças como São Bernardo, Basset Hound, Buldogue Inglês, Labrador, Dogue Alemão, Bullmastiff e Boxer. Nesses cães, a saliva acumulada pode tanto pingar continuamente pela boca como voar pelos ares, conforme o pet se chacoalha.
O olfato e a visão de um alimento apetitoso estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva. Com isso, os cães salivam quando percebem que vão comer algo que gostam muito, um reflexo condicionado.
Em um estudo clássico, o fisiologista russo Ivan Pavlov descobriu esse reflexo: toda vez que ele alimentava os cães do experimento com carne, tocava uma sineta. Resultado: os cães babavam sempre que ouviam a campainha, provando a associação entre o som e a baba de cachorro.
Sempre que a salivação vier acompanhada de outro sintoma, é um sinal de alerta. Por isso, procure um médico-veterinário imediatamente se notar o cachorro babando muito ou com os sintomas abaixo:
A salivação intensa, conhecida pelos veterinários como sialorreia ou ptialismo, acontece em diversas situações e doenças em que a saúde do animal pode estar em risco. Conheça algumas delas.
É comum um cachorro babando estar nauseado. Isso pode acontecer em animais que enjoam quando andam de carro, chamado cinetose. Nesse caso, medicamentos que aliviam a náusea podem ser usados. Outra boa dica é deixar o cão em jejum por duas horas antes da viagem.
Porém, não é só andar de carro que deixa o cão nauseado e com vômitos. Muitas doenças podem causar esses sintomas, que devem ser investigados por um médico-veterinário para não se agravarem e prejudicarem a saúde do pet.
Os cálculos dentários são os famosos tártaros nos dentes. Trata-se do endurecimento, devido à mineralização, da placa bacteriana que se deposita nos dentes e na margem gengival quando a escovação diária dos dentes do pet não é realizada.
Isso não é só uma questão de “bafinho”. O cálculo dentário é uma importante fonte bacteriana que pode evoluir para quadros sistêmicos graves. Felizmente, a escovação diária dos dentes do pet e o tratamento periodontal evitam o quadro.
Um cachorro babando pode ter mordido um corpo estranho, qualquer coisa que ele pode comer que não é alimento. É comum pedaços de madeira ou brinquedos inadequados ficarem presos entre os dentes e provocarem a sialorreia.
Caso suspeite disso, tente abrir a boca do cão ou levantar as bochechas dele e procurar por corpos estranhos. Tome cuidado para não se machucar, pois se o pet estiver sentindo dor, pode morder sem querer.
A ingestão acidental de produtos químicos pode deixar o cachorro babando. Mesmo que o cachorro só lamba algum produto de limpeza, ele pode babar. Por isso, a recomendação é manter esses itens fora do alcance de animais.
Se achar que seu pet possa ter ingerido algum produto químico, não estimule o vômito em hipótese nenhuma e leve-o para um atendimento emergencial imediatamente, acompanhado do frasco da substância, se for possível.
Algumas substâncias tóxicas, como aquelas presentes em algumas plantas, também podem levar à sialorreia. Por isso, um cachorro babando e espumando pode ter lambido ou comido algo assim.
A saliva produzida pela glândula salivar é normalmente engolida. Sendo assim, quando há algum problema que dificulte a deglutição, como a presença de tumores, lesões ou corpos estranhos na garganta, assim como algumas condições neurológicas, a sialorreia é um dos sintomas esperados.
Essas são as causas mais comuns de um cachorro babando. Nas lojas da Petz, você encontra os melhores produtos para escovar os dentes do seu bichinho, além de brinquedos seguros e medicamentos para cinetose.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…