como plantar pitaya no vaso para produzir em 3 meses meio
A pitaya é uma fruta que vem ganhando notoriedade nos últimos anos, sendo uma das preferidas de quem deseja ter uma alimentação mais saudável ou até mesmo decorar a casa com uma planta de aparência mais exótica. Independentemente da finalidade, a maneira como fazer muda de pitaya é bem simples.
Como essa fruta acaba tendo um custo mais elevado nos mercados e hortifrutis, um jeito de escapar disso é fazer muda de pitaya em casa e aproveitar o sabor suculento da fruta! Saiba mais com o texto abaixo.
A pitaya pode até ter um aspecto estranho, que lhe rendeu o nome de “fruta-do-dragão”, mas seu sabor adocicado atrai muitas pessoas. A fruta é originária do México, mas o Brasil também passou a cultivar pitaya a partir da década de 90, principalmente na região Sudeste. Então, podemos encontrar algumas variedades, cada uma delas com suas particularidades.
Existe a pitaya de casca vermelha e polpa branca (a mais comum no Brasil), a pitaya de casca e polpa vermelha, e a pitaya de casca amarela e polpa branca. O método como fazer muda de pitaya é igual para os três tipos de fruta.
Se o interesse é plantar pitaya para saborear e cuidar da saúde, saiba que você estará ingerindo uma das frutas mais ricas em vitamina C e outros nutrientes, como vitaminas B e E, ferro, fósforo e fibras, que causam os seguintes efeitos no organismo:
Para usufruir desses benefícios nutricionais, a recomendação é que se coma pelo menos uma fruta por dia. Então, para ter a fruta-do-dragão sempre disponível, aprenda como fazer muda de pitaya!
Existem algumas maneiras como fazer muda de pitaya, seja por sementes da fruta ou de cortes da própria planta. A pitaya é uma trepadeira que fica bem alta e precisa de sol, então, é necessário plantá-la em um vaso grande ou no solo. Escolha bem o local, pois depois é difícil transplantá-la.
O modo como fazer muda de pitaya com galho requer acesso a uma planta adulta para retirar um pedaço de aproximadamente 20 cm do caule da planta. Após isso, deixe o galho secar à sombra por quatro ou cinco dias.
Prepare um vaso com argila no fundo e complete com terra ou substrato, garantindo uma boa drenagem. Abra um buraco no centro e coloque o galho. Aperte delicadamente a terra e regue todos os dias até que a planta esteja bem enraizada.
Nesse momento, a muda de pitaya já está pronta e pode ser transferida para o solo em definitivo. Uma dica é deixar um suporte, como um cabo de vassoura ou pedaço de madeira ao lado para que ela consiga crescer, pois é uma planta trepadeira.
Esse método de como fazer muda de pitaya separa as sementes de um fruto maduro e saudável. Para isso, corte um pedaço da fruta e lave em água corrente com o auxílio de uma peneira.
Escolha um vaso com boa drenagem, coloque argila expandida e substrato ou terra. Deposite as sementes e cubra com uma camada fina de terra ou substrato. Quando as sementes germinarem, é hora de transplantar as mudas para um vaso maior.
O plantio por meio das sementes permite gerar várias mudinhas ao mesmo tempo. Quando atingirem aproximadamente 40 cm, é o momento de transferir a planta para o solo definitivo.
Agora que você já sabe como fazer muda de pitaya, é preciso ter conhecimento para manter a planta crescendo e gerar os frutos e flores. Em média, a pitaya precisa ser regada três vezes por semana durante o primeiro ano de cultivo, mantendo a terra úmida, mas não encharcada.
Conforme vai crescendo, essa frequência tende a diminuir, por isso, sempre verifique a necessidade de rega de acordo com a umidade da terra. Quanto à adubação, pode ser feita com esterco, composto orgânico ou NPK. Pode a planta sempre que necessário, removendo partes secas ou mortas.
As pitayas são plantas que preferem o ambiente externo, mas nada impede que também sejam cultivadas dentro de casa. Se esse é o caso, escolha um local arejado e bastante iluminado, com luz direta do sol, e siga os cuidados básicos já mencionados.
Viu como fazer muda de pitaya não é um bicho de sete cabeças? Então, não deixe de acessar agora mesmo o site da Petz para conferir todo o material necessário para iniciar o cultivo dessa fruta tão bonita e benéfica para a saúde.
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…