Terrário para cágado: entenda por que é tão importante que ele tenha um
Publicado em 25 de outubro de 2022Tempo de leitura: 5min
As tartarugas, os jabutis e os cágados possuem estruturas diferentes. Sendo assim, precisam de cuidados diferenciados. Se você pretender ter esse pet em casa, um detalhe importante é fazer um terrário para cágado.
Os cágados vivem tanto na água quanto na terra, enquanto os jabutis vivem apenas na terra, e as tartarugas vivem apenas na água. Devido a essas particularidades no ambiente em que vive, as características físicas também os acompanham.
Hoje, você vai saber mais sobre esses pets e o quanto é importante que tenham um terrário para ficarem confortáveis e seguros. Continue a leitura e esclareça suas principais dúvidas sobre o tema!
Como deve ser um terrário para cágado?
Antes de mais nada, é importante entender o que é um terrário: é um ambiente que simula o habitat do animal terreste ou semiterreste. Também existe o terrário para plantas.
Essa espécie necessita tanto de água quanto de terra, por isso, é importante que o terrário para cágado seja adequado. Sendo assim, é importante que você entenda como deve ser um ambiente feito para a espécie.
Na verdade, os cágados precisam de um aquaterrário, ou seja, um local onde seja possível inserir água doce e terra. Veja as características ideais desse local:
- eles precisam de um aquário bem grande de vidro, que pode ser retangular ou cúbico;
- os cágados precisam de muita água para se exercitarem;
- o aquário precisa ser uma espécie de primeiro andar, local onde os pets podem subir para descansar;
- alguns pet shops vendem os terrários prontos, sendo excelentes para a criação dos cágados;
- o terrário pode ter a água no centro, como se fosse um lago, e ser cercado de pedras e plantas, desde que possua um tamanho adequado;
- a água precisa de filtros para sujar menos o aquário, entretanto, deve ser trocada a cada dois dias: o ambiente sujo vai causar doenças no seu pet;
- cuidado com os objetos que você vai colocar no aquário. Algumas plantas podem prender o cágado, e ele precisa respirar;
- banhos de sol são importante para os cágados, e se o local onde o terrário dele está não tem acesso à luz solar, você vai ter que reproduzir os raios UV;
- os cágados não podem ficar apenas na terra ou apenas na água, portanto, o ideal é reproduzir ao máximo seu terrário como se fosse seu habitat.
A depender da época do ano ou se o local do terrário para cágado for muito frio, pode ser necessário utilizar um aquecedor na água. O cágado irá crescer. O aquaterrário deverá acompanhar suas exigências em tamanho.
Cágados hibernam no inverno?
Essa é uma peculiaridade sobre os cágados, pois quando a temperatura diminui, eles “brumam”, e isso geralmente acontece no inverno. No terrário para cágado, mesmo nesse período, o filtro ou a ventilação não devem ser desligados.
Entretanto, os pets precisam de pouca luz e um ambiente propício, portanto, desligue o aquecimento do terrário para cágado, caso haja luz. Ainda assim, é muito importante conversar com um veterinário especialista em animais silvestres antes da brumação do seu pet.
Esse período é fundamental para os cágados, que podem dormir por cerca de dois a quatro meses. Inclusive, eles jejuam antes da brumação, sendo assim, é muito importante saber como cuidar bem do cágado para que ele possa sobreviver nesse período.
A brumação difere da hibernação dos mamíferos, pois, nesse período, os répteis ou anfíbios, animais de sangue-frio, diminuem suas atividades e processos metabólicos. Assim, eles entram em dormência, ainda que em menor intensidade do que a observada na hibernação dos mamíferos.
Cágados são permitidos pelo IBAMA?
Os cágados estão na lista dos animais silvestres. Para adquirir um, ele deve ser de um local com procedência e autorizado pelo IBAMA. Além disso, deve ter uma certificação, ou seja, um registro e documentação específica sobre sua origem. Sua posse ilegal, sem documento de registo, constitui um crime ambiental.
Quais são os cágados que podem ser criados em cativeiro no Brasil?
Uma das espécies de cágados liberadas pelo IBAMA é a tartaruga tigre-d’água. Entretanto, ela necessita de todo cuidados que falamos acima, inclusive de um terrário para tartaruga-tigre-d’água. Confira:
Tartaruga-tigre-d’água
Apesar do nome, a tartaruga-tigre-d’água (Trachemys dorbigni) é um tipo de cágado, pois vive na água e na terra. É permitido tê-la em casa com autorização do IBAMA, desde que você a adquira em uma loja especializada.
Quando bem-cuidada e em um terrário adequado, a tartaruga-tigre-d’água pode viver cerca de 30 anos.
Alimentação dos cágados domésticos
A ração para cágados deve ser sua principal fonte de alimentação, já que tem tudo o que eles precisam. Entretanto, alguns alimentos são permitidos como uma complementação, mas o ideal é que um veterinário especialista em animais silvestres possa te ajudar nessa escolha. Alguns dos alimentos permitidos em cativeiro são:
- proteínas;
- rações flutuantes peletizadas;
- larvas de tenébrio e minhocas;
- ovo cozido;
- camarão;
- alevinos;
- verduras escuras;
- brócolis;
- couve;
- rúcula;
- agrião;
- frutas;
- maçã;
- pera;
- mamão.
Hoje, contamos para você a importância do terrário para cágado e quais cuidados você deve ter em sua criação. Se quiser adquirir um, procure apenas em locais com autorização e especialistas na criação do cágado. Para mais dicas sobre cuidados com o seu animal de estimação, acompanhe o blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário