Você já ouviu falar na tartaruga-de-orelha-vermelha? Esse réptil exótico da família dos quelônios é muito singular. Leva esse nome por possuir uma faixa vermelha na região do ouvido, além de listras nas patas e no rabo.
Também conhecida como tartaruga-de-ouvido-vermelho ou tartaruga-tigre-d’água-americana, essa espécie é interessantíssima e encantadora. Quer saber mais sobre as características e as curiosidades desse exótico animal? Continue a leitura!
A tartaruga-de-orelha-vermelha faz parte da ordem Testudinata, que contém aproximadamente 250 espécies, incluindo os jabutis. Ela é encontrada, principalmente, na América do Norte, por ser nativa dos Estados Unidos. Porém, hoje em dia, pode ser vista em vários lugares do mundo.
No Brasil, o IBAMA proíbe a domesticação do animal, o que torna a comercialização ilegal por aqui. O comércio destas tartarugas é proibido justamente por elas serem de outro continente. Isto é, ela é considerada uma espécie invasora.
Pela semelhança, a tartaruga-tigre-d’água-americana compete com a nossa espécie nativa, tartaruga-tigre-d’água-brasileira, causando desequilíbrios ecológicos como disputa de espaço e hibridização. Portanto, é preciso de autorização do órgão para importação e domesticação.
Essa subespécie pertence a uma classe de tartarugas aquáticas que podem chegar a 30 centímetros de comprimento na fase adulta. Em cativeiro, elas podem atingir 40 anos. Para identificar um animal mais novo, basta procurar por cores vibrantes, que tendem a escurecer à medida que envelhecem.
A reprodução da tartaruga-de-orelha-vermelha ocorre entre março e julho. O macho nada ao redor da fêmea para chamar a atenção dela. Assim, ela nada em direção a ele. Se for bem recebida, vai até o fundo para acasalar. Caso contrário, a fêmea pode ser agressiva.
A tartaruga-de-orelha-vermelha pode botar até 30 ovos de uma vez. Ela cava um buraco com as patas traseiras para colocar os ovos. A incubação leva de 60 a 120 dias.
Depois de conseguir a autorização para ter um espécime em cativeiro, é preciso se atentar a alguns aspectos para entender como cuidar de tartaruga-de-orelha-vermelha.
Primeiro, é preciso ter um aquaterrário grande, com 290 litros, no mínimo, além de 50 centímetros de profundidade para o animal nadar. A temperatura da água deve ser por volta de 26°C. No inverno, período da hibernação da tartaruga, pode baixar para 20°C sem problemas.
Assim como todos os animais, a tartaruga-de-orelha-vermelha necessita de algumas doses de luz solar por dia. Por isso, é importante que o aquaterrário tenha rampas para o animal emergir da água. Caso não seja possível contar com o sol, é primordial ter um sistema de iluminação ultravioleta para o réptil sintetizar a vitamina D que precisa.
Quanto à superfície, utilize pedras grandes e terra comum para evitar que a tartaruga engula acessórios de decoração em busca de alimento. Enfim, é importante que o animal se sinta em casa. Por isso, simular ao máximo o habitat, mesmo que com luz artificial, é a chave para a prevenção de doenças.
Os filhotes da tartaruga-de-orelha-vermelha podem crescer muito bem em aquaterrários e lagos de jardim. Porém, é preciso dimensionar bem o local para evitar trocas futuras. Para isso, você pode usar as medidas do réptil adulto.
Para ter uma noção, multiplique o comprimento do casco do animal filhote por cinco e a largura por três. Agora que já sabe como cuidar de filhote de tartaruga, conheça sobre a alimentação.
A tartaruga-de-orelha-vermelha se alimenta de algas e pequenos animais, o que a torna onívora. Porém, em cativeiro, você pode oferecer rações específicas para o seu pet, como:
Além dessas, há opções de alimentos de origem animal. Afinal, uma dieta à base de ração pode ser insuficiente nutricionalmente. Entre as alternativas, você pode oferecer:
A alimentação da tartaruga-de-orelha-vermelha não foge muito da dieta de outros animais da ordem Testudinata. Apenas se atente à idade do pet ao oferecer ração para ele crescer saudável.
Agora que você já sabe como cuidar e alimentar uma tartaruga-de-orelha-vermelha, que tal passar na loja da Petz para montar o habitat perfeito para ela? Além de itens para os cuidados necessários, lá, você encontra acessórios úteis para o dia a dia.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…