O envelhecimento dos cachorros ainda gera muitas dúvidas entre cientistas. Por isso, muita gente se pergunta qual raça de cachorro vive mais.
Antigamente, muitos acreditavam haver uma tabela fixa para o tempo de vida da espécie. Hoje em dia, é sabido que a taxa de envelhecimento é diferente de um cão para outro. Nesse sentido, estudos recentes defendem que quanto menor é o cachorro, mais lento é seu envelhecimento.
Ao contrário do que pode parecer, saber quantos anos um cachorro vive não serve apenas como curiosidade. Essa informação também é importante para ajudar no planejamento de futuros tutores.
Afinal, antes de adotar, é importante pensar em como estará a sua vida daqui a 10 ou 15 anos. A seguir, confira sete raças de cachorro que vivem mais.
De origem mexicana, o Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo. Mas não se deixe enganar pelo tamanho em comparação com o tempo de vida de um cachorro da raça!
Apesar do pequeno porte, ele é um grande companheiro, conhecido por sua animação e inteligência. Em geral, costuma ser bastante desconfiado com estranhos. Por isso, é importante fazer sua socialização desde cedo.
Sua estimativa de vida varia entre 12 e 20 anos.
Um dos campeões de popularidade nos anos 90, o Poodle Toy segue sendo um dos cachorros preferidos dos brasileiros. E não é para menos!
Bastante leal, a raça é conhecida por sua docilidade e companheirismo. Mas isso desde que sejam socializados e tenham um adestramento adequado. Por serem muito inteligentes, os Poodles precisam receber muitos estímulos. Do contrário, é provável que apresentem comportamentos indesejados.
Mas, afinal, quantos anos vive um poodle? A raça tem estimativa de vida entre 10 e 18 anos.
Não é difícil entender a crescente popularidade do Shih-tzu ao redor do mundo: tranquilo, companheiro e divertido, ele adora um colo e se adapta muito bem à vida em apartamento. No entanto, é justamente sua fofura que faz com que muitos tutores relaxem no adestramento, contribuindo para deixar o Shih-tzu mimado.
Para quem está em dúvida sobre quantos anos vive um cachorro da raça, a resposta é entre 10 e 16 anos!
Também conhecido como Lulu da Pomerânia, o Spitz alemão anão é outra raça cada vez mais popular. Fofinho e com uma pelagem que lembra a juba de um leão, o spitz alemão é muito enérgico e brincalhão, além de companheiro.
Por causa de seu temperamento sempre alerta, pode acabar estranhando e latindo para estranhos. Sendo assim, é importante começar a sociabilização dele quanto antes, até os 3 meses de idade.
Sua estimativa de vida varia entre 12 e 16 anos.
Engana-se quem pensa que o Yorkshire seja um típico cão de companhia! Embora sua principal função nos dias de hoje seja essa, a raça já foi muito útil na cidade e no campo, onde ajudava a caçar ratos. Por isso mesmo, não espere um cão tranquilo. Em vez disso, o Yorkshire é muito atento, agitado e curioso, além de dócil e bastante inteligente.
Estimativa de vida: entre 12 e 15 anos.
Não confunda este pequeno braquiocefálico (cachorro com focinho achatado) com o Shih-tzu. Apesar de semelhantes na aparência, as duas raças de origem asiática têm temperamentos bem distintos.
Ao contrário do Shih-tzu, o Lhasa apso não é tão chegado em colo, é desconfiado com estranhos e tende a latir bastante. No entanto, também é muito leal e brincalhão.
Até quantos anos vive um cachorro da raça? O peludinho pode fazer companhia para seu tutor por um tempo de 12 a 15 anos.
Com seus pelos brancos e postura altiva, o maltês costuma chamar atenção por onde quer que passe. Não bastasse isso, a raça também é dona de um temperamento gentil e amigável.
No entanto, é importante garantir que ele seja socializado desde cedo para evitar conflitos com estranhos. Por ser muito inteligente e agitado, também precisa de muitos estímulos para afastar comportamentos indesejados, como latidos em excesso.
Um lindo maltês pode viver entre 12 e 15 anos!
É importante lembrar que as idades colocadas nesta matéria são apenas estimativas. Definir quanto tempo um cachorro vive depende de uma série de fatores.
Hábitos como uma alimentação balanceada, atividades físicas, herança genética, avaliações veterinárias e outros cuidados importantes fazem toda a diferença.
Converse com um de nossos veterinários na clínica Petz mais próxima a você para orientações de como manter o seu amigo por muitos e muitos anos ao seu lado!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…