Além da pizza e da lasanha, a Itália nos presenteou com belíssimas raças de cães. Reunimos alguns nomes de raças de cachorro italiano para você conhecer melhor e se apaixonar!
A lista conta com bichinhos de diferentes portes e temperamentos. Além da origem europeia, todos eles têm em comum muita fofura e amorosidade com seus tutores. Confira as raças de cachorro italiano!
O Cane Corso tem um porte atlético. Por isso, o sedentarismo não combina com ele. O cão adora fazer longas caminhadas para se movimentar. Sendo assim, ele pode ser um ótimo companheiro se você tiver o hábito de praticar exercícios ao ar livre.
Outra informação importante é que a raça necessita de espaços grandes e, se possível, com grama ou terra. Dessa forma, não é interessante mantê-lo em um apartamento sem uma área considerável para o pet. Ambientes abertos, como jardins ou quintais, são os mais indicados para o desenvolvimento do seu amigo.
O Galguinho italiano é considerado um cão de companhia, já que adora ficar coladinho com o seu tutor. Como tem um porte pequeno, ele pode morar tranquilamente em um apartamento ou em uma casa sem muito espaço.
Para conquistar o coração do cãozinho, faça brincadeiras leves, como jogar objetos para ele buscar. Uma outra dica, se possível, é não deixá-lo muito sozinho, já que ele não gosta disso e pode reclamar. Se você costuma trabalhar em casa, melhor ainda! Ele será um ótimo amigo e ficará ao seu lado.
O Mastim napolitano tem o porte grande e uma aparência forte. Porém, ele não é um cachorro com muita energia e com uma grande necessidade de exercícios físicos. Apesar disso, adora brincadeiras e deve fazer passeios leves para evitar o sedentarismo.
O seu temperamento de filhote é ativo e, quando adulto, se torna mais calmo. É interessante que ele tenha um bom espaço para correr e brincar. Dessa forma, não é recomendado se você morar em apartamento ou casa pequenos.
Apesar da aparência robusta, o Branco italiano é uma raça considerada dócil e bastante companheira. Também conhecido como Pointer italiano, ele é um pet grandalhão que precisa de espaço para se desenvolver e ter qualidade de vida.
Se você deseja tê-lo por perto, uma dica é realizar o adestramento logo cedo, quando ele ainda for um filhote, para acostumá-lo com a vida doméstica. Mas não se preocupe, ele é bastante adaptável e aprende com facilidade os novos comandos.
O que chama a atenção na raça de cachorro italiano Lagotto romagnolo é a sua pelagem encaracolada. Uma fofura! Com o porte médio, o cãozinho tem um temperamento dócil e amoroso. Por isso, ele é uma ótima companhia para crianças e outros pets.
Ele é bastante curioso e adora brincadeiras e atividades que permitam a sua movimentação e seu desenvolvimento. Como gosta de companhia humana, não é recomendado que fique sozinho por períodos muito longos.
A presença de crianças deixa o Volpino italiano bastante animado. Ele é de pequeno porte e se adapta bem a ambientes menores, como apartamentos. Apesar de gostar da atenção do seu tutor, é um cachorro independente que precisa de um espaço só seu.
Ele costuma ser desconfiado na presença de pessoas estranhas. Por isso, desempenha bem o papel de cão de guarda e protetor da casa. Uma recomendação é o adestramento logo cedo para uma melhor socialização e para evitar um comportamento teimoso.
Já o Pastor bergamasco é reconhecido por seus pelos escorridos e volumosos. A pelagem é grossa e cobre todo o seu corpo. Além de sua aparência, a raça é lembrada por ser muito sociável e amiga das crianças. Com um porte médio e musculoso, gosta de gastar energia com a prática de exercícios.
Ele também é um bom cão de alerta e vai proteger todos que estão à sua volta. Isso porque ele tem uma aguçada noção do que acontece nos ambientes. Além disso, costuma ser obediente, divertido e leal.
Gostou de conhecer as raças de cachorro italiano? Elas são uma fofura, não é mesmo? Outras curiosidades e informações sobre o universo canino e de outros animais você encontra no Blog Petz.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…