Os cavalos-marinhos são animais que despertam muita curiosidade. Ao todo, existem cerca de 40 espécies, que pertencem ao gênero Hippocampus. Eles diferem em cores, formatos e muitos são conhecidos pela habilidade de se camuflar. Mas, sem dúvidas, uma das maiores dúvidas que acompanham o animal é sobre quantos filhotes um cavalo-marinho pode ter.
Inclusive, todo o processo de reprodução da espécie é interessante, uma vez que o principal responsável pelo desenvolvimento do filhote é o macho. Para te ajudar a entender como acontece a reprodução deste animal, além de saber quantos filhotes ele pode ter de uma vez, preparamos um artigo só sobre isso. Confira!
Para entender o número de filhotes, é válido saber mais sobre como é a reprodução do cavalo-marinho. Antes de qualquer coisa, há o cortejo entre o macho e a fêmea. O processo envolve espécies de dança e conexão entre as caudas, até que o casal se forme, de fato, para o acasalamento.
Como dito, quem “engravida” é o macho. Para isso, a fêmea libera os óvulos pelo poro genital. Eles são fecundados e os embriões se desenvolvem em uma estrutura conhecida como bolsa incubadora, presente na região do abdômen do macho.
O período gestacional demora, em média, 40 a 60 dias, podendo variar de acordo com cada espécie. E é até possível visualizar, a olho nu, a distensão da “barriga” do cavalo-marinho, quando a bolsa está cheia de filhotes. Quando chega a hora do parto, há contrações na região abdominal e os bebês são expulsos. Eles são pequenos, mas já possuem o formato de um cavalo-marinho adulto, apenas em escala menor.
Há diferenças entre as espécies, mas, em geral, todas costumam seguir o mesmo processo durante a sua reprodução. Mas vale lembrar que o número de filhotes pode variar entre os tipos de cavalos-marinhos.
E quando o assunto é quantos filhotes um cavalo-marinho pode ter por vez, a média varia entre 300 e 500. Em alguns casos mais específicos, o número pode chegar até 1.000. É algo bem impressionante e completamente diferente do que observamos em mamíferos.
O fato dos filhotes serem bem pequenos, facilita a gestação múltipla. Mas a bolsa incubadora também é feita para se expandir, conforme há o desenvolvimento e o crescimento das centenas de embriões.
De todos os vários filhotes que o cavalo-marinho pode gestar, a estimativa é que apenas 3% sobrevivam após o nascimento. Ao nascerem, os “pais” não são mais responsáveis pelos filhotes, deixando-os para se desenvolverem sozinhos no mar.
A morte da maioria dos filhotes acontece tanto por causa natural, quanto por predação — quando eles são capturados por predadores maiores. A caça pela comida é um dos muitos desafios dos filhotes, que são carnívoros e se alimentam principalmente de alevinos e outros filhotes de pequenos crustáceos, como de camarões.
Por isso, o número extremamente alto de filhotes que o cavalo-marinho consegue ter de uma só vez está relacionado à tentativa de sobrevivência da espécie.
Como a taxa de filhotes que se tornam adultos é mínima, o maior número de embriões aumenta também a probabilidade de termos mais animais desenvolvidos quando realizamos a manutenção dessas espécies sob cuidados humanos. Ou seja, é uma tentativa de evitar a extinção no futuro.
Gostou de saber mais sobre cavalos-marinhos e os seus filhotes? No blog da Petz você encontra muitos mais artigos sobre as espécies, além de outras curiosidades sobre vários animais. Confira agora!
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…
A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…