quantos anos vive uma tartaruga
Responda rápido: qual é o animal que vive por mais tempo? Se você é como a maior parte das pessoas, é bem provável que tenha pensado nas tartarugas. Mas, elas não são o animal com a maior expectativa de vida, já alguns moluscos podem chegar aos 500 anos. Então, afinal, quantos anos vive uma tartaruga? A gente responde!
Diferente do que muitos pensam, as tartarugas não são os animais que vivem por mais tempo. Além do molusco, conhecido como Ming, que já provou poder chegar aos 507 anos, outras espécies mais famosas podem viver mais que os diversos tipos de tartarugas.
Mas esses são animais que vivem no mar. O título de animal terrestre com a maior expectativa de vida, esse sim pertence as tartarugas, mais especificamente aos jabutis gigantes de Aldabra. Alguns registros mostram que eles podem viver por mais de dois séculos.
De acordo a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, é difícil falar em expectativa de vida dos animais na natureza, já que isso depende muito do ambiente em que eles vivem. Por exemplo: se estão em um local com muitos predadores ou não.
Não à toa, o jabuti mais velho do mundo, segundo estimativas, têm 186 anos e vive em uma área de preservação, na ilha de Galápagos. Segundo a especialista, o fato é: “na natureza, os animais têm a vida ameaçada todos os dias. Por isso, todo bicho em cativeiro, desde que bem cuidado, vive mais”, diz.
Conheça a estimativa de vida de três espécies mais famosas:
Como dito antes, a idade média da tartaruga depende tanto da espécie quanto de um habitat favorável. A tartaruga marinha conhecida como tartaruga de couro, por exemplo, pode ultrapassar 300 anos. Impressionante, não é mesmo?
Para muitos, a expectativa de vida de cágados e jabutis pode soar surpreendente. Isso porque, não são raros os casos de pets que morrem muito antes do tempo. “O cágado até pode viver mais de 30 anos, mas, sinceramente, eu nunca vi isso acontecer”, lamenta a Dra. Mariana.
Segundo a especialista, o principal motivo para isso são os cuidados inadequados com esses pets. Nesse sentido, um dos maiores problemas é não criá-los dentro de um terrário com condições idênticas ao habitat deles, o que desregula o metabolismo desses répteis.
Seja um tutor de tartaruga responsável fazendo a manutenção correta do terrário! Além disso, alimente o pet somente com rações próprias para a espécie dele. Veja as opções disponíveis no site da Petz.
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…