quantidade de racao para cachorro filhote3
O método para calcular a quantidade de ração para cachorro filhote é o mesmo utilizado para calcular a porção de alimentos em qualquer fase da vida do amigo de quatro patas.
Isto é, de acordo com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz Continente, na cidade de São José, em Santa Catarina, ela é calculada com base na quantidade de calorias que o cachorro precisa por dia, o que muda de acordo com fatores como peso, faixa etária e estilo de vida do pet.
Uma vez que o organismo dos cães depende de diversos nutrientes para funcionar corretamente, a composição da ração é outro fator que influencia na quantidade. Por sua complexidade, o ideal é que o cálculo da quantidade de ração para filhote de cachorro seja feito somente por profissionais especializados.
Como mencionado acima, diversas variáveis influenciam no cálculo da quantidade de ração para cachorro filhote e adulto. Portanto, não existe um número que seja válido para todos os alimentos e cães, mesmo levando em conta diferenças como peso, porte e faixa etária.
Além disso, também é preciso considerar a composição da ração escolhida, já que os ingredientes podem ser diferentes de uma marca para outra. Nesse sentido, a Dra. Luiza diz que, em geral, é possível basear-se nas orientações presentes na embalagem da ração. Ali, você encontra uma tabela de quantidade de ração para cães filhotes e adultos.
Isso porque os fabricantes já fazem todos os cálculos. Mas, para isso, é fundamental que o cãozinho tenha passado por um check-up recentemente, confirmando não haver nada de errado com a saúde dele.
“Em casos em que o pet apresenta alguma condição de saúde diferenciada, devemos sempre buscar auxílio de um médico-veterinário a fim de descobrir qual a quantidade de ração para filhote de cachorro adequada às necessidades específicas do paciente”, diz a veterinária.
Quanto às rações vendidas a granel, elas não são recomendadas pelos especialistas, pois, além da dificuldade no controle da qualidade, também estão mais sujeitas a contaminações.
Não importa qual é a idade do seu amigo de quatro patas, é fundamental respeitar as indicações do fabricante referentes à faixa etária. Isso porque a exigência nutricional muda de acordo com a idade.
“A ração para filhotes tem uma proporção diferente de cálcio e de fósforo, que são minerais essenciais para o crescimento”, explica a Dra. Luiza. “Outra diferença é o aumento dos níveis de gordura e proteínas, que fornecem energia e aminoácidos essenciais que proporcionam um crescimento saudável”, completa.
Em relação ao momento certo de fazer a transição para a ração de adulto, ela varia de acordo com o porte do cachorro. Cães de pequeno porte atingem a maturidade mais rápido que cães de médio ou de grande porte. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário.
Seja como for, é importante que a troca seja feita de maneira gradual para evitar problemas gastrointestinais. Isso vale para todas as trocas de ração realizadas ao longo da vida do pet.
Definida a quantidade de comida para cachorro filhote, resta saber como distribuí-la ao longo do dia. “Para cães de até quatro meses, devemos fracionar o alimento entre quatro a seis porções ao dia.
Isso porque o metabolismo dos pequenos ainda não está completamente formado, podendo apresentar hipoglicemia (baixa glicose no sangue) caso fiquem muito tempo em jejum”, alerta a veterinária.
A partir dos quatro meses de vida, a Dra. Luiza recomenda fracionar a quantidade de ração para cachorro filhote em três porções diárias. Isso, claro, desde que a rotina da casa permita. “Famílias que ficam fora de casa o dia todo podem reduzir para duas refeições, situação que a grande maioria dos cães tolera muito bem”, afirma.
Já o conselho para aqueles que acreditam ser possível dar comida ao pet uma única vez ao dia é que é bom reconsiderar. “Devemos evitar ao máximo”, recomenda a Dra. Luiza.
Isso porque, segundo a especialista, o animal faz a ingestão de uma grande quantidade de comida para cachorro filhote de uma só vez, o que leva a uma maior formação de gases, dificuldades de digestão e pode até mesmo ocasionar problemas graves, como a torção gástrica, mais frequente em cães de grande porte.
Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz. Assim, além de descobrir dicas como a quantidade de ração para cachorro filhote, você fica por dentro de variados assuntos relacionados ao universo pet!
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…