Seu cachorro parece querer visitar o vizinho de tanto que come e raspa a parede? Então, você veio ao lugar certo! Entenda por que cachorro come reboco de parede e como resolver esse problema.
O comportamento destrutivo é um dos mais desagradáveis dos cães, em que a parede parece ser um alvo bastante comum. No entanto, não ache que é uma forma de rebeldia ou birra!
É importante saber que o pet não faz de propósito, mas porque precisa de ajuda. No geral, comer reboco de parede não é um sintoma isolado, mas algo que pode ser revertido. Conheças as causas mais comuns.
Os cães são sociáveis e muito energéticos. Por isso, quando estão desmotivados e entediados, buscam coisas para fazer, e a parede está logo ao alcance.
Essa é uma das explicações para “por que cachorro come reboco de parede?”. A estimulação mental dos cães é tão importante que produz uma série de sensações positivas.
As brincadeiras precisam ser rotineiras porque o bem-estar não se trata de um momento de prazer fugaz, como quando o cão recebe o petisco favorito, mas de algo que deve ser permanente e duradouro.
Durante as brincadeiras, o cachorro se sente bem porque recebe uma descarga de dopamina, um neurotransmissor responsável pela consolidação do aprendizado, além de provocar uma grande sensação de bem-estar.
Sem os estímulos certos, o animal começa a ter comportamentos destrutivos. Por isso, a brincadeira realizada de forma rotineira com o cão o acalma e faz com que a mente fique saudável.
Por estar confinado ao ambiente doméstico, o cão depende dos estímulos que o tutor proporciona. Com a falta deles, fica entediado e pode apresentar vários sintomas.
Como já foi dito, o tédio é uma das explicações para a pergunta “por que cachorro come reboco de parede?”: ele alterna períodos de inquietação e sonolência, quando o animal se afasta e dorme por horas.
A ansiedade de separação também é um problema comum que justifica o cachorro cavando. No entendimento do cão, toda vez que o tutor sai de casa ou de sua vista, nos casos mais graves, ele está sendo abandonado.
Então, o cachorro comendo parede, raspando a porta e latindo excessivamente pode estar tentando fazer de tudo para ir atrás do tutor. A angústia é grande, assim como a tristeza e o pânico.
A ansiedade precisa ser tratada, pois a sensação de abandono que ele sente é real. O tratamento inclui não somente medicamentos, mas, principalmente, a dissociação entre a saída do tutor e o abandono. Por isso, o tutor deve procurar a ajuda de um médico veterinário comportamentalista para alcançar a cura.
Para saber ainda mais sobre ansiedade de separação em cachorro, assista ao vídeo da Petz TV:
Além de questões psicológicas, o cachorro roendo parede e comendo o reboco pode ter problemas estomacais. Dessa forma, fora o sofrimento mental, ele pode ter gastrite, úlceras gástricas e até obstrução intestinal.
Então, o primeiro passo é satisfazer as necessidades básicas do cachorro em relação à mente e retirar o foco de atenção da parede. Alguns produtos podem ajudar.
Os repelentes para animais são vendidos em pet shops e devem ser usados conforme a indicação do fabricante. A ideia é que o animal sinta o cheiro do produto, que é ruim para ele, e desista de comer a parede.
A dica mais importante é manter uma rotina diária de distrações para o cachorro, com brincadeiras, passeios, horário para alimentação e soneca, desafios mentais e interações com outros cães.
Todos sabem que a audição e o olfato dos cães são bem mais aguçados que os dos humanos. Sendo assim, eles podem realmente estar sentindo que há algo na parede ou do outro lado dela, algo que responde à dúvida “por que cachorro come reboco de parede?”.
Existem insetos que vivem nas paredes ou até algum rato pode estar preso em um cano que passa por ali. O cachorro curioso vai cavar a parede e retirar pedaços dela com a boca para chegar até o intruso.
Nesse caso, a solução é um pouco complicada, pois exige a verificação de que realmente existe algo na parede. Para isso, é necessário fazer uma pequena reforma.
Agora que você já sabe a resposta para “por que cachorro come reboco de parede?”, tente mudar o foco quando ele estiver entediado ou estressado. Para ficar por dentro das novidades sobre as distrações para cães, visite a loja da Petz! É muito fácil comprar pelo site, e a entrega é rapidinha. Confira!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…