Os cães são muito leais, companheiros e fofos! Alguns comportamentos deles os fazem ainda mais queridos e amados. Desse modo, como explicar por que cachorro dorme em cima do chinelo do tutor? Isso significa saudades ou é só um hábito?
Não é incomum ver o cãozinho pegar algo que pertence ao tutor e ficar com o item por perto, sem destruí-lo. Então, por que cachorro gosta de dormir no chinelo? Vamos entender esse comportamento!
Os cachorros são animais muito sociais. Instintivamente, eles ficam onde o grupo social (os familiares humanos) está. Assim, quando a pessoa com a qual um cão é mais apegado não está fisicamente, ele vai procurar onde o cheiro do familiar está e ficar por perto do objeto.
Por que o cachorro deita no lugar do dono? Isso ocorre quando o tutor sai da cama para ir trabalhar, por exemplo. Imediatamente, o cão sobe no móvel e ocupa o lugar do familiar. Muitas vezes, ele até deita a cabeça no travesseiro. Além de ser uma superfície macia, é onde a pele do tutor fica em contato direto.
Esse contato deixa um cheiro mais forte. Então, é ali que o pet sente mais a presença do familiar. Um amor, não é? Esse é um dos motivos que explicam por que cachorro dorme em cima do chinelo! Ele busca o cheiro do tutor!
Os amigos de quatro patas que não convivem com outros pets sentem mais saudades do tutor que aqueles que têm irmãos animais ou humanos. Se o cachorro for filho único e sentir falta do tutor, ele pode pegar um objeto que possua o cheiro do familiar e deitar sobre o item.
Caso o item não seja o ideal, como uma blusa que você goste muito, é possível trocar por outra coisa. Basta usar o objeto que deseja deixar com o pet e colocar ao alcance dele antes de sair de casa. O cão não se importa com o tipo de artigo, apenas com o cheiro.
Quem nunca precisou correr atrás do cachorro porque ele pegou algo e fugiu em disparada? Também é comum que ele deite sobre algo e recuse se levantar. Às vezes, ele faz isso só para chamar a atenção do tutor. Assim, esse é mais um motivo que explica por que cachorro dorme em cima do chinelo.
É comum estar atarefado em casa, sem conseguir dar a devida atenção ao peludo. Então, ele dá um jeito para isso acontecer! O cachorro aprende que, quando pega algo seu, consegue alguma interação.
Se você considera esse comportamento inadequado, não corra atrás do pet. Espere que ele retorne. Quando ele perder o interesse pelo objeto, aí sim é que você pode recolher. Agora, se quiser entrar na brincadeira, aproveite esse momento e divirta-se com o peludo!
Os cães já foram considerados seres sencientes, com emoções. Por isso, eles são suscetíveis a desenvolverem problemas psicológicos, assim como os seres humanos. A perda ou a ausência prolongada de um familiar, seja humano, seja animal, pode gerar o quadro depressivo no pet.
Os sintomas são variados, mas envolvem principalmente mudanças no comportamento: o cão que era alegre e brincalhão passa a ser mais quieto, sem interagir com as pessoas e os outros animais. É possível encontrar o cachorro deitado e isolado do grupo a maior parte do tempo.
Nesses casos, é comum notar o cachorro dormindo nos lugares onde o tutor que está ausente costumava ficar ou pegando um objeto ou um brinquedo que costumava usar na interação com esse familiar.
Se esse for o caso do cãozinho, é preciso que ele receba ajuda. Assim como nos humanos, os quadros depressivos merecem muita atenção para não se tornarem um problema crônico, de tratamento mais difícil.
A perda de um familiar exige um período de luto para a recuperação de todos da família. Isso não é diferente com os animais. Ajudá-los nessa fase evita que a depressão seja profunda e garante que o retorno à “normalidade” aconteça mais facilmente.
Mantenha a rotina do pet. Isso é muito importante, pois dá segurança ao animal. Agora, mesmo que as tarefas sejam feitas por outra pessoa, continuar com os hábitos antigos mostra ao cão que quase nada mudou e que está tudo bem.
Dar mais atenção a ele também é benéfico, pois “ocupa” um espaço que seria do familiar ausente. Tire um tempo para brincar, fazer carinho, passear por lugares novos e conversar bastante com o cãozinho, dizendo que vai ficar tudo bem. A capacidade de empatia do pet é grande. Por isso, o diálogo ajuda muito.
Por que cachorro dorme em cima do chinelo nesse caso? É um misto de saudade com necessidade de atenção. Por isso, não ignore esse sintoma. Se você achar que está difícil ajudar o cãozinho, procure ajuda veterinária, pois medicamentos podem ser prescritos para a depressão canina.
Os profissionais das clínicas veterinárias das lojas da Petz são treinados para ajudar os tutores a entender por que cachorro dorme em cima do chinelo e como isso pode ser um sintoma de depressão. Agende uma consulta e venha nos conhecer!
Será que cachorro pode comer laranja? Se você é fã dessa fruta rica em vitamina…
Todo mundo já ouviu a expressão “cão chupando manga” para se referir a algo feio…
Os responsáveis por pets ficam muito preocupados quando notam que algo não vai bem com…
Os problemas urinários são recorrentes em felinos, levando muitos responsáveis a considerar soluções para prevenir…
Quando o pet dá sinais de estar com algum incômodo ou dor, é natural que…
Os responsáveis por felinos sabem que, muitas vezes, situações extremas relacionadas à saúde deles podem…