nome para cachorro blue heeler2
Se você nunca viu, um dia irá ver seu pequeno e fofo cãozinho comendo o próprio vômito! O que para nós é bem nojento, para eles é algo comum. Mas por que cachorro come vômito?
É natural para os cachorros comerem o vômito. A explicação para por que cachorro come vômito é porque a mãe regurgita o que acabou de comer para alimentar seus filhotes, em um processo de desmame dos bebês.
Sendo um ato que a própria mãe os ensinou, eles acabam repetindo ao longo de suas vidas. Apesar de o ato em si ser normal e natural, o vômito não é e merece atenção do tutor.
As causas de vômitos em cães são diversas. Eles podem ser provocados por uma série de doenças, mudanças na dieta ou pela forma como o pet se alimenta. Conheça as causas mais comuns a seguir.
As doenças são as causas mais comuns de cachorro vomitando. Como são em número muito grande e, em teoria, qualquer doença pode fazer o cão passar mal e acabar vomitando, falaremos da gastrite.
A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Os sintomas mais comuns são os vômitos com ou sem sangue, náuseas, salivação, falta de apetite, emagrecimento e dor na região do estômago.
A gastrite medicamentosa por presença de corpos estranhos, verminoses, decorrente de doenças nos rins e fígado, intoxicações ou pela ingestão de mato ou capim pode ocasionar vômitos.
O tratamento da gastrite começa com a identificação da causa. Sem a correta terapêutica, os vômitos não cessarão. Além disso, o uso de antieméticos e protetores gástricos é benéfico para diminuir o mal-estar do peludo.
Os cães que comem muito rápido podem apresentar vômitos, uma vez que, ao comerem dessa forma, acabam engolindo muito ar (aerofagia) junto ao alimento. Esse ar dilata o estômago além de suas possibilidades, o que resulta no retorno do seu conteúdo para o meio externo.
A correção para esse mau hábito alimentar pode ser feita com o uso de comedouros lentos. Estes contêm labirintos em seu interior que obrigam o cachorro a comer mais devagar.
Outra forma de ajudar o cachorro vomitando ração é fracionar a quantidade de ração a ser fornecida por refeição. Coloque apenas um quarto e aguarde por volta de cinco a dez minutos antes do próximo quarto, e assim por diante.
É preciso que esse cachorro coma mais vezes ao dia. Alimentá-lo somente uma ou duas vezes ao dia faz com que ele se sinta ansioso para a próxima refeição e, como consequência, ele come muito rápido, vomita e come de novo. Esse motivo é um dos que explica por que cachorro come vômito.
A mudança brusca no alimento fornecido ao pet também pode provocar vômitos. Para evitar isso, a recomendação é que a mudança seja gradual, em período de sete a dez dias.
A mudança gradual também é válida quando o tutor muda a ração do filhote para uma ração para cães adultos. Mesmo sendo da mesma marca e sabor, se a mudança for brusca, pode causar vômitos.
Além do aspecto do vômito, é preciso também ficar atento à frequência e como ele ocorre. Com esses dados, é possível, em alguns casos, ter uma boa ideia da causa do vômito.
O vômito amarelado contém uma boa quantidade de bile. Pode indicar um período de jejum prolongado e é bastante comum pela manhã, especialmente nos cães de pequeno porte, que ficam mais de dez horas sem se alimentar. É uma explicação comum de por que cachorro come vômito.
O cachorro vomitando amarelo também pode ser resultado de uma alteração no fígado. Também acontece quando o animal já vomitou todo o conteúdo do estômago e o que começa a sair é o conteúdo do duodeno, onde a bile se deposita ao sair da vesícula biliar.
O cachorro vomitando espuma branca pode acontecer quando o cachorro fica muito agitado, como resultado de uma grande excitação. Também acontece na gastrite, na verminose e na ausência de conteúdo estomacal.
O cachorro vomitando sangue é bastante preocupante e pode indicar uma úlcera gástrica, que é uma gastrite que evoluiu de forma desfavorável e machucou muito a mucosa do estômago. Também pode ocorrer devido a uma doença renal grave.
Pode ser também causada por hemorragias, intoxicações ou pela doença do carrapato. Os vômitos podem conter sangue vivo (vermelho) ou sangue digerido (marrom). Não importa a cor, o peludo deve ser levado para uma consulta com o veterinário.
Esse tipo de vômito também é preocupante, pois leva o animal a ficar desidratado muito rapidamente. Não adianta forçar a ingestão de mais água para evitar a desidratação, pois estimula o vômito. Leve o peludo ao veterinário.
Preocupado com o peludo e com por que cachorro come vômito? Então, não perca tempo! Agende uma consulta com nossos veterinários em uma loja da Petz pertinho de você e melhore a qualidade de vida do seu amigo!
Você conhece o macaco sagui? Antes de mais nada, já vale ressaltar que o animal…
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…