Amantes de flores geralmente reconhecem os tipos de rosas assim que batem o olho. Mas, apesar de algumas pessoas acharem que as espécies se distinguem pela cor, são as pétalas e arbustos que definem seu tipo.
E para ajudar a identificar as rosas existentes e saber suas categorias, preparamos um manual que facilitará a identificação dos tipos de rosas com nomes populares ou não, e também a escolha, de acordo com o gosto de cada um.
As rosas possuem o nome científico de Rosaceae. Apesar de parecerem iguais, o formato das pétalas, tamanho e variedades de rosas e arbustos ajudam na hora de identificar os tipos da planta.
Além disso, um fato curioso é que todas as rosas são arbustivas, ou seja, o caule sempre é ramificado e não há um tronco indiviso, como é o caso das árvores. Por esse motivo, elas foram divididas em grupos, de acordo com sua ramificação.
Essa espécie pode ser tanto compacta quanto larga, tem o formato bem definido e folhagem densa. Dependendo do tamanho do local onde foi plantada, seu tamanho pode chegar a até dois metros de altura. É resistente a pragas e ao frio. Por esse motivo, é de fácil cultivo.
As rosas que nascem nesse arbusto são grandes e com o desenho das pétalas bem definidos e formato arredondado. Elas contêm de três a quatro botões e crescem super rápido. O clima temperado é o ideal para seu plantio, apesar de ela se adaptar bem a outras temperaturas.
Também pertencente à família de Rosaceae, a rosa híbridas é um dos tipos de rosas perfumadas que tem o formato das pétalas arredondado, desigual e curvado. Possui diversas cores e seu nome tem a ver com cheiro, que é semelhante ao do chá-preto chinês.
Outra curiosidade é que essa espécie é resultado da hibridação do rosá-chá com o híbrido perpétuo, uma rosa fácil de cuidar e bastante durável. No caso das rosas hibridas-de-chá, é necessário luz direta, senão não florescem. Além disso, quando plantadas em solo adequado, podem chegar aos dois metros de altura, e seu cultivo pode ser feito em vasos e solo direto.
Têm esse nome pois não crescem mais de 60 cm, e suas pétalas são super pequenas, exatamente com uma rosa comum, porém menor. É uma planta de fácil cultivo em pequenos vasos.
Sua cor se restringe a quatro: rosa, rosa vermelha, rosa amarela e rosa branca. Elas se adaptam melhor ao frio do que ao calor, mesmo suportando climas quentes quando bastante regadas.
A rosa rasteira tem esse nome por causa do porte pequeno e por percorrer o chão onde está plantada. Suas cores são muito variadas e, no geral, é uma planta fácil de cultivar. O clima temperado é o ideal para esse tipo de rosa.
Aliás, essa planta se espalha e cobre o solo quando tem espaço para isso. Além do mais, existem as que florescem uma vez por ano ou continuamente. É resistente a pragas e tem um charme peculiar quando plantada em ambientes com espaço para rastejar.
Com as pétalas desenhadas em zigue-zague, a sempre-florida possui bastante espinhos. Seu porte vai do pequeno ao médio e chega a até 80 cm. O clima temperado também é o recomendado para a floração plena da planta.
É a mais diferente entre as rosas citadas. Conhecida também como rosa canina, tem suas pétalas super abertas e no centro fios de rosa amarela. Com ela, é possível fazer chá, já que possui ação antioxidante.
É uma planta com bastante concentração de vitamina C, que previne diversas doenças e, por isso, é muito usada para a produção de chás, xaropes e marmeladas. Outra curiosidade é o fato de ela também possuir bastante espinhos e ser comumente utilizada como cerca viva.
Com as modificações genéticas feitas durante os anos, essas flores atualmente possuem pétalas que podem ter diferentes denominações. Entre elas, o nome “singela” é dado quando tem de 5 a 11 pétalas numa mesma flor.
Elas são consideradas semi-dobradas quando possuem de 12 a 24 pétalas; dobradas quando têm de 25 a 50 pétalas, e bem dobradas quando têm mais de 50 pétalas.
Agora que você conhece os tipos de rosas e aprendeu algumas curiosidades sobre elas. Que tal conferir o blog da Petz para ter mais informações sobre plantinhas?
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…