Você sabia que existem diversos tipos de plantas rasteiras? Elas estão por todos os lados: nos canteiros das ruas, nos jardins e nos muros das casas. Engana-se quem pensa que elas servem somente para ornamentar.
Ainda que haja diferentes tipos de plantas rasteiras, elas possuem funções comuns. Além disso, exigem cuidados simples e são perfeitas para quem deseja se dedicar à jardinagem, mas não possui muito tempo disponível.
Ficou interessado em saber mais sobre os tipos de plantas rasteiras existentes? Então, prossiga com a leitura! Ao longo deste conteúdo, você descobrirá tudo sobre esse tipo de vegetação tão comum e tão admirável!
Tal como o nome sugere, as plantas rasteiras referem-se às espécies que crescem de modo a cobrir a superfície. No solo ou na parede, elas se adaptam facilmente às mudanças climáticas. No entanto, costumam precisar de bastante espaço para se desenvolver.
Antes de mencionar os principais tipos de plantas rasteiras, vale destacar algumas vantagens que esse tipo de vegetação oferece. Em primeiro lugar, elas são fáceis de cultivar e exigem poucos cuidados.
Isso porque, como o cultivo é feito diretamente no solo, em vez de vasos, elas costumam receber água da chuva e se adaptam sem dificuldades às mudanças climáticas. A seguir, confira mais algumas vantagens que as plantas rasteiras para jardim oferecem:
Agora que você já sabe o que são plantas rasteiras, as características mais marcantes e as vantagens em cultivá-las, confira uma relação com os principais tipos de espécies.
As suculentas rasteiras são populares no Brasil. Elas se caracterizam por terem folhas carnosas e com textura aveludada, cobertas com pequenos espinhos que parecem pelos. Como armazenam água nas folhas, requerem pouca irrigação. Costumam gostar de sol, portanto, são ótimas pedidas para jardins externos.
Quer trazer cor para o seu jardim? Então, considere plantar a capuchinha! Esse tipo de planta possui flores com tons vívidos de vermelho, laranja e amarelo. Além de ornamentar o jardim, é comestível.
A maioria das plantas rasteiras são fáceis de cultivar e exigem poucos cuidados. Esses são alguns dos principais atributos da capuchinha, já que ela se desenvolve bem em diferentes tipos de solo e é resistente tanto à forte incidência de luz solar quanto à meia-sombra.
A capuchinha e o tapete-de-neve são ótimas pedidas de plantas rasteiras para forração de jardim. Isso porque, juntas, elas colorem e alegram o local, atraindo borboletas.
Popularmente conhecida como tapete-de-neve ou doce-álisse, a Lobularia maritima é uma planta de baixa estatura, caracterizada por raminhos de flores brancas e pequenas.
Além de lindo, o tapete-de-neve se adapta bem na companhia de outras flores e plantas. Quanto à luminosidade, ela se desenvolve bem à meia-sombra ou ao sol pleno e pode ser cultivada em qualquer época do ano.
A vinca-anã também é conhecida como boa-noite e maria-sem-vergonha. As flores são rosas e brancas, fáceis de cultivar. Como o período de floração é longo, a vinca-anã é uma ótima pedida para manter o canteiro sempre alegre, florido e colorido!
A hera é uma planta de fácil adaptação, já que pode ser cultivada como uma espécie rasteira, trepadeira ou pendente. As folhas possuem recortes variados e tom de verde vibrante.
O ideal é manter a hera em ambientes bem iluminados. Caso esteja pensando em uma planta bela para cobrir os muros de casa, a hera pode ser uma escolha interessante.
Está em busca de uma planta rasteira diferente? Então, considere o colar-de-pérolas! Ele é um tipo de suculenta que, em vez das folhas carnosas, possui inúmeras esferas, como grandes ervilhas.
No entanto, o colar-de-pérolas requer um pouco mais de cuidado. Isso porque, embora seja um tipo de suculenta, não gosta muito de receber luz solar direta e precisa ser regado com mais frequência, a cada dez dias.
Outra opção de planta rasteira colorida é a bela-manhã. As flores podem ser azuis, roxas, brancas ou rosa. O nome deve-se ao fato de que elas desabrocham durante as primeiras horas do dia e fecham ao anoitecer.
Além de florirem o ano todo, elas são resistentes aos períodos de estiagem e adoram receber luz solar direta. Uma dica para prolongar ainda mais a floração, é retirar as flores velhas ou secas.
Gostou de conhecer os principais tipos de plantas rasteiras? Então, continue acessando o blog da Petz para adquirir outros conhecimentos e dicas úteis sobre jardinagem!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…