Plantas

Tipos de margarida: uma mais bonita que a outra!

Sabia que existem vários tipos de margarida? Além da tradicional, com pétalas brancas e parte central amarela, há outras opções para você cultivar em casa, deixando o ambiente mais bonito e cheiroso. Essa é uma ótima notícia para quem é apaixonado por essa charmosa flor.

Se você ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre os principais tipos de margarida, não deixe de conferir este conteúdo! Vamos falar sobre alguns exemplos diferentes dessa flor tão famosa e se elas precisam de algum cuidado especial.

Margarida Shasta

Esta é a tradicional flor margarida branca com o centro bem amarelinho. Ela é oriunda dos Pirineus e isso quer dizer que, mesmo que as pétalas sejam muito delicadas, essa planta aguenta baixas temperaturas e geadas frequentes.

Por conta disso, o período de floração ocorre de junho a setembro, quando o tempo está frio, mas ainda há alguns resquícios de raios de sol. Para ter essa flor, você precisa de alguns cuidados:

  • solo fértil e úmido, bem drenado;
  • regas espaçadas;
  • poda ocasional das flores, para incentivar o crescimento.

Margarida amarela

A flor margarida amarela é muito bela. O miolo e as pétalas são amarelados, lembrando um pequeno sol. Também conhecida como margaridinha amarela, ela é uma planta perene com hastes florais com até 60 cm de altura.

Ela pode florescer o ano todo, desde que plantada em pleno sol, com regas a cada dois ou três dias, com limitadores no caso de canteiros para que não se alastre e prejudique outras plantas.

Rainha margarida

A exuberante flor rainha margarida é uma verdadeira fofura do jardim! As flores são como pequenos pompons! Ela é mais delicada e sofre bastante com o transplante, por isso a recomendação é que já seja plantada no local definitivo.

O ciclo de vida é anual. A floração ocorre no final do verão e durante o outono, e esta estação é a melhor época para o plantio. Além disso, essa margarida gosta de meia sombra ou sol pleno.

Rudbeckia

Se você está em busca daqueles tipos de margarida que impressionam à primeira vista, a rudbeckia é perfeita. Com o centro bordô e detalhes em amarelo, as pétalas largas e compridas são belíssimas.

O aspecto até lembra um girassol, por isso, esse é um dos tipos de margarida mais difíceis de classificar. A boa notícia é que o cuidado não é tão desafiador. Você só precisa escolher um solo drenado e deixá-la exposta ao sol algumas vezes ao dia.

Camomila

A camomila também é uma margarida, de cheiro sem igual! A flor é muito usada para fazer chá e o diâmetro tem em torno de 8 a 10 cm. Cuide para não confundir com outras flores!

A margarida branca é muito parecida com a camomila, mas tem flores maiores, que medem em torno de 20 cm de diâmetro. No entanto, o miolo é menor e os grãos de pólen são mais pronunciados.

Calêndula

A calêndula também é um dos tipos de margarida de uso medicinal. Ela se adapta muito bem em solos ricos em matéria orgânica, úmidos e com boa drenagem, por isso, precisa de regas constantes.

O plantio deve ser feito entre julho e agosto. A adubação com cascas de frutas e de ovos, folhas secas e esterco curtido é benéfica e ajuda a manter a planta longe das pragas de jardim.

Girassol

Engana-se quem acha que só existe flor margarida com tamanho pequeno. O girassol também é uma margarida! Ele é famoso por seguir o movimento do sol ao longo do dia e existe desde cerca de 3000 anos a.C.

O caule é robusto e pode atingir até 3 m de altura. Ele tem grande tolerância ao clima seco por conta das longas raízes, que conseguem captar a água de camadas mais profundas de terra.

Margarida das Canárias

A margarida das Canárias, também chamada de magarza, é uma planta selvagem e que se destaca pelas cores branco, amarelo e rosa. As pétalas podem ser simples ou duplas.

Assim como a camomila e a calêndula, a magarza oferece uso medicinal, como tônico, para problemas estomacais e remédios para asmas. Para aproveitá-la em casa, é preciso ficar atento a algumas das exigências:

  • luz solar direta;
  • vasos grandes, preferencialmente com mais de 40 cm;
  • temperatura acima de 20ºC;
  • irrigação moderada e sem rega.

Gérbera

Mesmo que muitos não saibam que ela faz parte da lista de margaridas, a gérbera é uma das espécies dessa encantadora flor. Apesar de o tamanho das pétalas ser uma surpresa, é possível notar certa semelhança.

Se você está pensando em tê-la em casa, lembre-se de que é preciso um cuidado extra, afinal, a gérbera é muito delicada. Uma dica é aplicar uma cobertura de nutrientes ao plantá-la. Quando a primavera chegar, coloque-a em um vaso maior. Além disso, a água em excesso está proibida.

E aí, gostou das dicas? Se estiver pronto para começar a plantar esses vários tipos de margarida, conte com a gente para encontrar os melhores produtos. Acesse o site da Petz e confira nossa extensa lista de materiais de qualidade para plantio.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

Recent Posts

Planta aquática: aprenda mais sobre as espécies

Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…

22 horas ago

Abril Laranja: mês da prevenção contra a crueldade animal

Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…

23 horas ago

Sugestões criativas de nomes para tartarugas fêmeas

Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…

2 dias ago

Doenças oculares em pets: como prevenir?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…

3 dias ago

Como evitar arranhão de gato nos móveis?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…

4 dias ago

Pit Monster: saiba tudo sobre essa raça imponente e dócil

A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…

5 dias ago