Conheça os principais tipos de lírios e saiba como cuidar!
Publicado em 23 de julho de 2021Tempo de leitura: 5min
Com sua bela e exuberante flor, o lírio é uma das espécies mais admiradas no mundo da jardinagem. Afinal, quem não gostaria de ter essa linda planta adornando sua casa? Para nossa sorte, há diferentes tipos de lírios, cada um com sua particularidade e beleza.
Entretanto, você sabe qual a diferença entre os tipos de lírios e quais cuidados as plantinhas precisam? Continue a leitura e fique por dentro de todas as dicas que separamos especialmente para você!
O que são lírios?
Os lírios são tão celebrados que algumas plantas diferentes recebem esse nome. Entretanto, de acordo com a botânica, nem todas essas flores fazem parte do mesmo grupo. Todos os lírios verdadeiros pertencem ao gênero Lilium, uma divisão da biologia que reúne espécies com características similares.
Entretanto, devido à popularidade dessa flor, outras plantas parecidas com lírio acabaram popularmente sendo chamadas assim. É o caso, por exemplo, dos tipos de lírio da paz. Essas plantas, apesar de belas e charmosas, não pertencem à mesma família. Apesar disso, existem muitos tipos de lírios para enfeitar a casa. Conheça os principais abaixo.
Lírios Longuiflorum
Entre as espécies mais conhecidas está o lírio Longuiflorum. Essa planta possui uma particularidade em relação aos outros tipos: suas flores são sempre em tons claros, sendo o lírio branco ou creme.
Por esse traço tão marcante, os lírios Longuiflorum costumam ser muito utilizados em casamentos. Entretanto, se encaixam perfeitamente em arranjos de lírios com outras flores, dando um toque de leveza e sofisticação.
Além disso, de acordo com pesquisas, essa planta é originalmente asiática, mais precisamente da região de Taiwan. Porém, com sua beleza, ela logo conquistou o mundo, pois em muitos países, está relacionada à Páscoa — graças a tradições católicas que a associam com a ressurreição de Jesus Cristo.
Lírios orientais
O lírio oriental também está entre os tipos de lírio mais populares. Além de possuir belíssimas flores, eles também se destacam pelo seu doce perfume. Suas flores, grandes e charmosas, são encontradas em diferentes tons, entre os mais populares estão: lírio amarelo, rosado, laranja e vermelho.
Porém, talvez os lírios orientais mais chamativos sejam aqueles que mesclam dois tons em uma composição única. Além de serem perfeitos para arranjos, todos os tipos de lírios orientais são encontrados em vasos e também podem ser plantados. Assim, para os jardineiros de plantão, essa é uma das melhores opções entre os lírios.
Lírios asiáticos
Com flores belas e chamativas, o lírio asiático também está entre os mais populares. Essa espécie foi criada a partir do cruzamento de diferentes lírios, e o resultado não poderia ser melhor.
Diferentemente de outras espécies, a flor dessa planta é menor e mais delicada. Seu perfume é doce, mas não tão forte. Também é fácil encontrá-la em diferentes tons, sendo mais comuns os laranjas e vermelhos. Os lírios asiáticos também podem ser encontrados em vasos, e é possível cuidar deles em casa.
Como escolher o vaso para lírios
Agora que você já conhece os tipos das flores mais populares, é hora de aprender como cuidar de lírio. Tais plantas são frequentemente encontradas em vasos, geralmente já floridas. Entretanto, caso você seja um jardineiro mais experiente, também é possível encontrar sementes e esperar a germinação.
A terra do lírio é um elemento muito importante, pois deve ter um bom sistema de drenagem e muita matéria orgânica. Uma dica importante é colocar acima do solo uma barreira natural, como cortiça ou pequenas pedras. Isso não só manterá a terra livre de plantas invasoras como vai ajudar a manter o lírio hidratado.
Cuidando da rega e da iluminação
Em relação à localização do vaso, lembre-se de que os lírios gostam muito de sol. Desse modo, precisam estar em um lugar no qual recebam luz direta, pelo menos por algumas horas do dia. Por isso, não é recomendado criar lírios em ambientes fechados.
Já a rega pode ser esporádica, acontecendo uma ou duas vezes por semana, dependendo da estação. Para saber se é hora de regar, observe o solo. Se estiver seco, coloque bastante água até observar que ela sai pelo fundo do vaso. Assim, seu lírio ficará feliz e dará belas flores.
Lírio floresce novamente?
Práticas como escolher um local iluminado e regar da forma correta vão ajudar sua planta a se manter florida por mais tempo. Entretanto, o que muita gente não sabe é que os lírios podem, sim, florescer novamente. Depois de suas flores murcharem, mantendo o cuidado correto, novas flores podem surgir após três meses.
Além disso, para o lírio florescer novamente, ele precisa que seu solo tenha todos os nutrientes necessários. Por isso, coloque adubo, esterco ou húmus ideal para as necessidades da plantinha em sua terra. Assim, as novas flores irão se desenvolver de forma saudável. É muito fácil e prático cuidar do lírio, não é mesmo?
Agora você já sabe um pouco mais sobre os tipos de lírios e quais cuidados devemos ter com cada plantinha. Então, confira outros conteúdos incríveis como este e fique por dentro das dicas de jardinagem no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário