Você conhece um ou mais tipos de caladium? Essa planta é muito utilizada para decoração devido à beleza singular. Com folhas largas e coloridas, ela é uma ótima pedida para trazer cor e alegria ao ambiente.
A caladium faz parte da família das aráceas, as mais indicadas para quem está começando a cultivar plantas ou deseja decorar ambientes internos sem grandes esforços. É uma planta nativa brasileira e do centro-sul das Américas.
As cores e as características ornamentais das folhas tornam a caladium uma planta exuberante e de muita beleza. Quer saber mais? Então, prossiga com a leitura e conheça esse vegetal tão peculiar!
Em primeiro lugar, é preciso saber como cuidar de caladium. Assim, você garante que a planta esteja sempre bonita e saudável. A principal recomendação é mantê-la em meia-sombra, visto que a luz solar direta pode causar manchas e queimaduras nas folhagens.
Ambientes internos iluminados e arejados também são bons locais para manter a caladium. O aspecto da planta costuma ser o principal indicador de problemas. Caso os caules e as folhas se tornem amarelados, é sinal de que há excesso de água.
O ideal é que ocorra a rega de duas a três vezes por semanas, em dias intercalados. Para cultivar a caladium em vaso, é importante que haja espaço ao redor. Isso porque, embora ela não ultrapasse meio metro de altura, as folhas são largas.
Agora que você já sabe o básico sobre o cultivo dessa planta, chegou o momento de conhecer os principais tipos de caladium. Esse vegetal pertence à mesma família da comigo-ninguém-pode. É possível encontrar mais de 1.000 tipos de caladium! Diante de tantas possibilidades, a seguir, confira as espécies mais populares.
Entre os tipos de caladium, a caladium bicolor possui folhas grandes, em formato semelhante a um coração, com manchas, geralmente, em duas ou mais tonalidades, sendo mais comuns os tons de branco, verde, rosa e vermelho.
Durante a fase vegetativa (período de crescimento e desenvolvimento de estruturas), as cores e o tamanho das folhas costumam passar por variações significativas. Portanto, ao longo do ciclo de vida da caladium bicolor, é possível que ela assuma diferentes aspectos visuais.
Essa variação também é conhecida pelos nomes caladium moonlight e white wonder, que significam, respectivamente, caladium luz do luar e maravilha branca. Os apelidos provêm da extensa coloração branca que recobre a folhagem da planta.
A caladium branco é uma das espécies mais delicadas. Referente aos cuidados, requer sombra total ou meia-sombra. Pelo aspecto singular, é uma das preferidas para ornamentar os ambientes.
Entre os tipos de caladium, a caladium verde é uma das mais tradicionais e comuns. Com uma estrutura relativamente menor que as outras variações, também é conhecida como um tipo de planta anã. As folhas são verdes e podem ou não ser salpicadas de coloração bordô ou branca.
Conhecida por angel wings, ou seja, asas de anjos, essa planta bulbosa aprecia o solo levemente molhado, portanto, é preciso atenção na hora de regar. A caladium verde é muito comum em países tropicais, principalmente no Brasil.
Com folhas verdes vívidas, cobertas por manchas rosas, a caladium rosa possui um imenso potencial decorativo. No entanto, para a beleza ser marcante, é preciso dedicação na hora de cultivar.
O local e a forma de cultivo são os principais fatores que definem a intensidade da cor. Para tanto, é importante manter o vaso em ambientes bem iluminados e hidratados.
Durante os meses de frio, o bulbo entra em dormência, o que significa que para de se desenvolver e armazenar os nutrientes. Nesse momento, é importante suspender as regas e somente fazer caso as folhas fiquem enrugadas.
A caladium seguinum é extremamente tóxica, caso seja ingerida ou absorvida. Por isso, deve ser mantida em ambientes fora do alcance de crianças e animais. O contato com os olhos, por exemplo, pode provocar lacrimejamento, inchaço e até lesões na córnea.
Possui um caule com formato cilíndrico, robusto e firme. As folhas são mais alongadas, com coloração verde, que pode variar entre um tom escuro ou mais claro. É típica de florestas tropicais úmidas e, assim como os outros tipos de caladium, não necessita de grande exposição solar.
Agora que você já conhece os principais tipos de caladium, resta decidir onde cultivar: no jardim ou no vaso? Seja qual for a sua escolha, essa espécie colorida é capaz de embelezar o ambiente e pode ser uma forma interessante de ornamentar os espaços.
Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de acompanhar as novidades no blog da Petz! O portal é atualizado com frequência, sempre trazendo materiais educativos, dicas e tutoriais sobre jardinagem. Aproveite para adquirir novos conhecimentos sobre o tema!
Quer saber como fazer muda de pacová? Essa planta genuinamente brasileira é muito comum na…
Se qualquer tutor de um animal de estimação pudesse fazer um desejo, provavelmente seria: “deixe…
Algumas plantas são, além de bonitas, fascinantes por conta do simbolismo que carregam. Muitas pessoas…
A raça Cocker é, sem dúvidas, muito carinhosa. Ela adora ficar bem próxima de seu…
Seja com brinquedos, seja com uma ração nova, o tutor sempre quer agradar aos companheiros…
A rosa-do-deserto já cativou os apaixonados por plantas! Com belas flores de cores vibrantes e…