Categories: Plantas

Saiba o passo a passo de como fazer muda de pitaya

A pitaya é uma fruta que vem ganhando notoriedade nos últimos anos, sendo uma das preferidas de quem deseja ter uma alimentação mais saudável ou até mesmo decorar a casa com uma planta de aparência mais exótica. Independentemente da finalidade, a maneira como fazer muda de pitaya é bem simples.

Como essa fruta acaba tendo um custo mais elevado nos mercados e hortifrutis, um jeito de escapar disso é fazer muda de pitaya em casa e aproveitar o sabor suculento da fruta! Saiba mais com o texto abaixo.

Sobre a pitaya

A pitaya pode até ter um aspecto estranho, que lhe rendeu o nome de “fruta-do-dragão”, mas seu sabor adocicado atrai muitas pessoas. A fruta é originária do México, mas o Brasil também passou a cultivar pitaya a partir da década de 90, principalmente na região Sudeste. Então, podemos encontrar algumas variedades, cada uma delas com suas particularidades.

Existe a pitaya de casca vermelha e polpa branca (a mais comum no Brasil), a pitaya de casca e polpa vermelha, e a pitaya de casca amarela e polpa branca. O método como fazer muda de pitaya é igual para os três tipos de fruta.

Propriedades e benefícios da pitaya

Se o interesse é plantar pitaya para saborear e cuidar da saúde, saiba que você estará ingerindo uma das frutas mais ricas em vitamina C e outros nutrientes, como vitaminas B e E, ferro, fósforo e fibras, que causam os seguintes efeitos no organismo:

  • favorecem a perda de peso;
  • protegem as células do corpo;
  • melhoram a viscosidade da pele;
  • ajudam a retardar o envelhecimento;
  • fortalecem os ossos;
  • melhoram a digestão;
  • auxiliam no controle do açúcar no sangue;
  • ajudam a diminuir o colesterol;
  • previnem anemia;
  • fortalecem o sistema imunológico.

Para usufruir desses benefícios nutricionais, a recomendação é que se coma pelo menos uma fruta por dia. Então, para ter a fruta-do-dragão sempre disponível, aprenda como fazer muda de pitaya!

Como fazer muda de pitaya

Existem algumas maneiras como fazer muda de pitaya, seja por sementes da fruta ou de cortes da própria planta. A pitaya é uma trepadeira que fica bem alta e precisa de sol, então, é necessário plantá-la em um vaso grande ou no solo. Escolha bem o local, pois depois é difícil transplantá-la.

Fazer muda de pitaya por meio do galho

O modo como fazer muda de pitaya com galho requer acesso a uma planta adulta para retirar um pedaço de aproximadamente 20 cm do caule da planta. Após isso, deixe o galho secar à sombra por quatro ou cinco dias.

Prepare um vaso com argila no fundo e complete com terra ou substrato, garantindo uma boa drenagem. Abra um buraco no centro e coloque o galho. Aperte delicadamente a terra e regue todos os dias até que a planta esteja bem enraizada.

Nesse momento, a muda de pitaya já está pronta e pode ser transferida para o solo em definitivo. Uma dica é deixar um suporte, como um cabo de vassoura ou pedaço de madeira ao lado para que ela consiga crescer, pois é uma planta trepadeira.

Fazer muda de pitaya por meio da fruta

Esse método de como fazer muda de pitaya separa as sementes de um fruto maduro e saudável. Para isso, corte um pedaço da fruta e lave em água corrente com o auxílio de uma peneira.

Escolha um vaso com boa drenagem, coloque argila expandida e substrato ou terra. Deposite as sementes e cubra com uma camada fina de terra ou substrato. Quando as sementes germinarem, é hora de transplantar as mudas para um vaso maior.

O plantio por meio das sementes permite gerar várias mudinhas ao mesmo tempo. Quando atingirem aproximadamente 40 cm, é o momento de transferir a planta para o solo definitivo.

Como cuidar da muda de pitaya

Agora que você já sabe como fazer muda de pitaya, é preciso ter conhecimento para manter a planta crescendo e gerar os frutos e flores. Em média, a pitaya precisa ser regada três vezes por semana durante o primeiro ano de cultivo, mantendo a terra úmida, mas não encharcada.

Conforme vai crescendo, essa frequência tende a diminuir, por isso, sempre verifique a necessidade de rega de acordo com a umidade da terra. Quanto à adubação, pode ser feita com esterco, composto orgânico ou NPK. Pode a planta sempre que necessário, removendo partes secas ou mortas.

As pitayas são plantas que preferem o ambiente externo, mas nada impede que também sejam cultivadas dentro de casa. Se esse é o caso, escolha um local arejado e bastante iluminado, com luz direta do sol, e siga os cuidados básicos já mencionados.

Viu como fazer muda de pitaya não é um bicho de sete cabeças? Então, não deixe de acessar agora mesmo o site da Petz para conferir todo o material necessário para iniciar o cultivo dessa fruta tão bonita e benéfica para a saúde.

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago