A zamioculca não exige muitos cuidados e dedicação para estar sempre verdinha, além de ser uma excelente planta para cultivar em apartamentos e ambientes menores. Quem tem, acaba querendo ter outras, então, é hora de aprender como fazer muda de zamioculca e aumentar o jardim!
A zamioculca é uma planta envolta em algumas crenças. De acordo com Feng Shui, ela é capaz de absorver e eliminar a energia negativa do ambiente, além de atrair prosperidade. Verdade ou não, ela é uma das verdinhas favoritas para harmonizar e decorar o ambiente. Confira tudo sobre muda de zamioculca neste texto!
A zamioculca é oriunda da África e faz parte das famosas plantas suculentas. As suculentas são capazes de armazenar mais água em suas estruturas, como raiz, talo ou folhas, quando comparadas a plantas de outros grupos. Essa é uma das razões que tornam seu cultivo mais fácil.
Embora possa florescer, sua característica mais marcante é a tonalidade verde, bem exuberante de suas folhas. É uma planta de porte médio, e não chega a passar de um metro de altura. Na natureza, costumam ficar embaixo de outras árvores, pois não gostam de luz direta.
O processo de reprodução dessa verdinha é bem simples, mas leve em consideração essa dica: prefira tirar muda de zamioculca quando a planta estiver em fase ativa de crescimento, o que geralmente ocorre no verão. Isso favorece o sucesso no desenvolvimento da muda.
Mesmo que seja mais fácil reproduzir a planta nas épocas de calor, por ser uma plantinha pouco exigente, nada impede você de tentar fazer em qualquer estação do ano. Basta escolher uma das três maneiras de como fazer muda de zamioculca. Veja o passo a passo e escolha o que mais lhe agrada.
Uma maneira simples de reproduzir a verdinha é fazer muda de zamioculca pela folha. Para isso, vai precisar escolher uma planta adulta e saudável e preparar um vaso que receberá a muda. Confira:
Outra forma como fazer muda de zamioculca é por meio do caule. Essa técnica também é simples, mas é preciso atenção para cortar o galho corretamente ou a muda não germina. A escolha e o preparo do vaso são iguais ao método anterior, com furos, adicionando argila ou pedras para drenagem e substrato.
O cultivo dessa verdinha é tão fácil que é possível fazer muda de zamioculca na água. Da mesma maneira que o método pelo caule, é necessário cortar alguns galhos em direção à base e seguir os seguintes passos:
Outra opção é não utilizar vasos, e sim manter a zamioculca na água. Para isso, corte a haste da planta e coloque em um vaso de vidro transparente. Onde houve o corte, a verdinha vai criar raízes e crescer.
As plantas cultivadas somente na água ficam adaptadas a esse meio e nunca devem ser replantadas no vaso. Elas não desenvolvem tubérculos — fundamentais para a germinação em terra — e acabam morrendo.
A maneira como fazer muda de zamioculca que apresenta resultado mais rápido é pela divisão. É preciso ter uma planta já madura e saudável, com muitas raízes e rizomas. Veja como:
Como dito anteriormente, a muda de zamioculca é resistente e não necessita de muita rega. No verão, pode ser regada três vezes por semana, e no inverno, duas vezes. Sempre esteja de olho na umidade do substrato e regue de acordo com a necessidade.
Fique atento quanto à luminosidade. A zamioculca não gosta da luz direta do sol, que acaba queimando suas belas folhas. Por isso, é uma planta que se adapta muito bem em ambientes internos.
Existem várias maneiras de como fazer muda de zamioculca, todas relativamente simples. Com essas dicas, fica fácil ter uma verdinha em casa, não é mesmo?! No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para iniciar essa atividade. Confira já!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…