Nada como ter uma planta em casa para trazer harmonia e perfume ao ambiente. Saber como fazer muda de flor-de-maio é uma opção para reproduzir as cores exuberantes e aumentar a coleção ou presentear alguém especial.
Essa planta é considerada ornamental, ou seja, cultivada em casa, principalmente, com o intuito de complementar a decoração. Conhecida por ser bastante resistente, ela não exige cuidado tão rigoroso. Venha aprender como plantar flor-de-maio!
Antes de aprender como fazer muda de flor-de-maio, é importante conhecer as características dela e ter certeza do cultivo. O nome é devido ao aparecimento das flores, que ocorre no quinto mês do ano, também pode florescer em outras épocas.
Ela é originária de florestas tropicais da América do Sul. Por isso, gosta de áreas úmidas e com sombras. Também é conhecida como cacto-de-natal, pois é da família dos cactos, mas não apresenta espinhos. A folha da flor-de-maio é achatada, podendo chegar a 30 cm de altura. As flores são grandes e podem ser encontradas nas cores:
Aprender como fazer muda e flor-de-maio é muito simples. Primeiro, você precisa de uma planta-mãe saudável, com folhas bem desenvolvidas e sem doenças. Então, separe os seguintes materiais:
Comece tirando a planta-mãe do vaso para cortar uma haste de 10 a 15 cm. Prepare o substrato misturado com areia na mesma proporção e deposite no vaso (que deve ter boa drenagem).
Faça um buraco no substrato e plante a muda da flor-de-maio. Pressione levemente para ela se fixar bem. Depois, basta regar, mas sem encharcar.
Outra maneira de como fazer muda de flor-de-maio é utilizando as sementes. O vaso com substrato e areia deve ser preparado do mesmo modo explicado anteriormente. A diferença é a necessidade de adquirir as sementes em lojas especializadas. Faça um buraco no substrato, coloque algumas sementes, cubra e regue.
Nesse método, a muda da flor-de-maio demora mais para brotar em comparação ao procedimento iniciado a partir da planta-mãe, em que você planta as hastes.
Agora, você já sabe como fazer muda de flor-de-maio. Para ela crescer com saúde, é importante aprender como cuidar da flor-de-maio.
Por ser um tipo de cacto, ela não gosta de excesso de água. O ideal é que as regas sejam feitas somente quando for necessário. Geralmente, duas vezes na semana são suficientes. Em dias mais quentes, a frequência pode ser maior.
Caso a muda esteja em um vaso pequeno, precisa ser transplantada para outro com espaço suficiente para o crescimento das raízes. Não a deixe exposta à luz direta e ao excesso de umidade.
Ainda que a flor-de-maio seja fácil de cultivar, não está livre de sofrer com pragas e fungos que acometem qualquer planta. Por isso, esteja atento aos sinais que ela apresentar.
O excesso ou a escassez de água podem deixar o caule murcho, enquanto muita luminosidade desbota as flores. São erros facilmente corrigidos para a flor-de-maio voltar a ser vigorosa.
Mesmo que as plantas sejam usadas somente como decoração, trazem muito significado de acordo com algumas culturas.
Para algumas pessoas, a flor-de-maio representa o renascimento, associado à energia feminina e à sensibilidade. Ela também é vista como símbolo de gratidão, respeito, amor, sorte, alegria, felicidade e/ou fertilidade.
A flor-de-maio é um excelente item para decoração de interiores. De acordo com o tamanho em que ela se encontra, pode ser usada em arranjos, vasos, cestas, no chão, no jardim ou no centro da mesa. Para um ambiente ainda mais alegre, é possível combinar diferentes cores ou espécies, como lírio e orquídea.
O passo a passo de como fazer muda de flor-de-maio é simples. Os cuidados posteriores também não exigem tanta atenção. Acessando o blog da Petz, você encontra outras informações sobre jardinagem e curiosidades sobre as plantas. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…