Você sabe como fazer muda de antúrio? Essa plantinha de aparência encantadora e delicada logo desperta a intenção dos apaixonados por paisagismo. Mesmo que o nome possa não soar familiar, certamente você já se deparou com um pelo caminho.
Essa planta traz um charme a mais ao ambiente interno ou externo e, não à toa, é uma das mais ilustradas em roupas, toalhas de mesa e panos de prato. Continue a leitura para conhecer melhor e aprender como fazer muda de antúrio.
O antúrio é uma planta oriunda das Américas que já foi muito utilizada na decoração antigamente e, agora, voltou à moda. Os melhoramentos genéticos ao longo dos anos deram origem a mais de 600 espécies nas mais variadas cores, sendo a vermelha a mais popular.
Ele é considerado uma planta baixa (de 30 cm a 1 m de altura), de folhas longas, lisas e intensamente verdes. Embora muitos pensem que a parte colorida seja a flor, na verdade, ela se chama bráctea e é apenas uma folha em formato de coração e em um tom diferenciado (vermelho, rosa, branco, preto etc.).
A flor verdadeira do antúrio é a haste amarela, chamada espádice, cheia de pontinhos. Essa estrutura fica bem no meio da bráctea e chama atenção por contrastar lindamente com a folha colorida.
Com esse aspecto tão peculiar, a planta proporciona leveza e bem-estar ao ambiente. Então, que tal melhorar a energia e a decoração do seu lar, escritório ou jardim externo aprendendo como fazer muda de antúrio? Confira!
Fazer muda de antúrio em casa é uma excelente maneira de expandir a coleção de plantas de forma econômica e ter mais contato com a natureza. Isso é ótimo para o bem-estar pessoal.
Se você quer saber como fazer muda de antúrio, saiba que existem várias maneiras eficazes. Veja o passo a passo abaixo e escolha qual técnica mais lhe agrada para pôr essa atividade em prática.
Antes do passo a passo de como fazer muda de antúrio, já tenha em mãos todo o material necessário. Você precisa de recipientes para as mudas ou vasos de plástico com furos no fundo para uma boa drenagem, evitando o acúmulo de água.
Um dos segredos de como cultivar antúrio é ter um bom substrato. Ele pode ser de terra vegetal, perlita ou vermiculita. Outra coisa que não é obrigatória mas ajuda no enraizamento da planta é a utilização de hormônios e fertilizantes.
Para obter as mudas de antúrio, é necessário escolher a planta mãe, que deve ser adulta e saudável, ou seja, livre de parasitas e doenças. Para realizar uma poda adequada, tenha em mãos uma tesoura específica para isso ou uma faca delicada que não danifique a folhagem.
O método de como fazer mudas de antúrio através das folhas é o mais utilizado por ser muito simples. Com todo o material e a planta mãe separados, escolha uma folha saudável com caule longo e faça o corte, o mais próximo possível da base da planta, com a tesoura ou faca.
A folha cortada deve ter pelo menos um nó, pois é a partir dele que surgirão novas raízes. Coloque o substrato no recipiente ou no vaso, faça um buraco no meio e deposite muda de modo que o nó esteja em contato com o solo. Cubra o buraco e regue em seguida.
O passo a passo de como fazer muda de antúrio pelas flores é semelhante ao do das folhas. Você deve retirar a flor (haste amarela com pontinhos) da planta mãe e depositá-la no recipiente ou vaso, dentro do buraco do feito no substrato. Com essa técnica, as raízes demoram um pouco mais para aparecer.
Se você estava se perguntando como fazer muda de antúrio na água, está no lugar certo. Essa técnica também é simples, mas requer outros materiais e um pouco mais de cuidado. É necessário separar uma parte da planta mãe com a raiz e algumas folhas e lavar cuidadosamente, retirando todo o substrato.
Coloque essa parte retirada da outra planta em um vaso de vidro ou plástico transparente com água e pronto! Viu como é simples fazer muda de antúrio dessa maneira? Contudo, não se esqueça de trocar a água semanalmente.
Para que tudo corra bem e a planta cresça saudável, coloque o recipiente com o antúrio em um local iluminado, porém sem luz direta. Além disso, mantenha o substrato úmido, mas não encharcado! Antes de regar, confira se realmente a muda está precisando de água.
A muda também precisa de boa circulação de ar para evitar surgimento de fungos e outras pragas. Além disso, quando ela estiver grande o suficiente, precisa ser transplantada para um vaso maior e definitivo.
Viu como fazer muda de antúrio não é uma tarefa difícil? No site da Petz, você encontra todo o material necessário para isso, além de diversas dicas para cuidar de todas as suas plantas. Confira já!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…