Afinal, quando colher mandioca? Se você está começando a cultivar esse alimento, é provável que tenha dúvidas em relação a essa etapa. Apreciada por muitos, a mandioca é uma verdadeira estrela na culinária brasileira!
Cultivada por todo o país, ela é um produto de enorme importância econômica, cultural e alimentícia. Além disso, é utilizada como matéria-prima em diversos produtos industriais, como na fabricação de farinha e polvilho.
O cultivo de mandioca pode ser feito em diferentes escalas, inclusive, em agricultura familiar e pequenas plantações domésticas. No entanto, por mais que o processo seja razoavelmente simples, existem cuidados e períodos adequados em relação ao momento da colheita. Quer saber mais? Continue a leitura!
Você sabia que a mandioca é conhecida por inúmeros nomes? Na região Nordeste do Brasil, por exemplo, ela é chamada de aipim e macaxeira. No total, há mais de 17 registros diferentes para esse alimento tão saboroso e popular.
Sobre as características da mandioca, trata-se de uma planta arbustiva tuberosa, cujo caule é comestível. Ela é originária do continente sul-americano e exportada para vários outros países. Versátil, ela se adapta facilmente a climas secos.
A mandioca tem diversos usos além do consumo direto. Ela pode ser utilizada como base para alimentos industrializados, como farinhas, amiláceos e amidos. Rica em nutrientes e inúmeras propriedades distintas, ela é usada até na fabricação de medicamentos e tintas.
Após conhecer as principais características do tubérculo, fica mais fácil saber o que fazer quando colher mandioca. Antes de avançar para essa etapa, vale se aprofundar um pouco mais na questão do cultivo.
Então, como plantar mandioca? Em primeiro lugar, é preciso ter atenção especial em relação à temperatura ideal para o cultivo. Dito isso, o mais recomendável é que o ambiente não tenha temperaturas abaixo de 20°C.
Cuidar do solo é outro fator relevante para saber quando colher mandioca e ter um bom produto em mãos. É necessário arar a terra com profundidade. O ideal é que as covas tenham entre 15 cm e 20 cm.
Também é preciso ser cuidadoso com a etapa de adubação. Isso porque os potássicos e os fosfatados devem ser cobertos com uma camada de terra de modo a não entrar em contato direto com as manivas (ramas de mandioca).
Por fim, os primeiros três meses de cultivo costumam exigir uma atenção adicional. Durante esse período, a mandioca deve ter a área sempre limpa, ou seja, livre de ervas daninhas e matos.
Nos primeiros dois meses, a rega da mandioca deve ser feita constantemente. Nesse período, recomenda-se que a irrigação seja feita, pelo menos, três vezes por semana. A partir do terceiro mês, reduza essa frequência e regue somente quando o solo estiver seco.
O plantio de mandioca exige cautela em relação às pragas e às doenças. A mandarová da mandioca é um tipo de mariposa muito frequente nas plantações. Principalmente em larvas, ela pode gerar danos irreversíveis na lavoura. Portanto, fique de olho!
A mandioca ainda pode ser acometida por outros problemas durante o cultivo, de acordo com a região em que foi plantada. A antracnose e a bacteriose, doenças provocadas por bactérias e fungos, são as formas mais comuns de adoecimento. É possível remediar esse problema a partir de tratos culturais adequados.
Após o cultivo, quanto tempo para colher a mandioca? Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.
Assim, a melhor época de colher mandioca, nas condições dos Cerrados, por exemplo, é no início do período de chuvas, de outubro a janeiro. Por fim, outro fator influenciador é a condição econômica.
Principalmente no Nordeste, onde a mandioca é tratada como um produto de subsistência, o cultivo é feito de forma contínua, o que implica em colheitas durante todo o ano. Além disso, vale destacar que, embora existam tecnologias e máquinas avançadas, é comum que a colheita seja feita de forma manual.
Já sabe quando colher mandioca? Então, resta conhecer quais são os benefícios desse tubérculo. Claro que não dá para deixar de mencionar o sabor! Presente em muitos pratos tipicamente brasileiros, a mandioca possui um ótimo custo-benefício e assume papel importante para a dieta alimentar do país.
Além desse aspecto, ela é rica em carboidratos, fibras, vitamina C e contribui para a redução do colesterol. Ela ainda ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, é uma aliada no combate à anemia e reforça o sistema imunológico. Como ela é isenta de glúten, também pode ser inserida em dietas especiais e restritivas.
Aprendeu quando colher mandioca e está pronto para cultivá-la? Então, não deixe de conferir outros conteúdos do blog da Petz! Espere por muitas dicas úteis, tutoriais de cuidados e materiais educativos sobre jardinagem. Boa leitura!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…