Se você nunca cuidou de uma plantinha para cuidar, mas quer fazer parte do clube de “papais e mamães” de plantas, o que acha de começar com os cactos? Entender qual é a melhor terra para plantar cactos é essencial para começar o cultivo.
A fama de que o cacto é mais fácil de cuidar se deu por conta da característica mais marcante dessa espécie: a capacidade de acumular água nos talos, nas folhas e nas raízes, sobrevivendo em condições de extrema seca.
Em outras palavras, se você costuma esquecer das regas, essa é uma opção interessante. Os motivos para escolher cuidar de um cacto vão além: existem várias espécies com flores lindas e únicas, que chamam a atenção.
Então, o que acha de aprender qual é a melhor terra para plantar cactos? Continue lendo o conteúdo a seguir, em que separamos as principais considerações antes de começar o cultivo de cactos.
Descobrir qual é a melhor terra para plantar cactos é uma etapa essencial para garantir o sucesso no plantio. Porém, ao contrário de outras plantas que aceitam o substrato pronto, para essa espécie, o melhor é aquele feito por você.
O substrato para cactos ideal é aquele que mistura folhas trituradas, areia grossa e argila. A melhor proporção é 2:2:2, lembrando que a mais indicada é a terra adubada.
Além disso, na hora de escolher a areia, sempre prefira aquela que não é nem muito fina, nem arredondada. Isso porque, se ela possuir algumas dessas características em excesso, pode prejudicar a drenagem da água, dificultando a distribuição por toda a planta.
Vale lembrar que, além de descobrir qual é a melhor terra para plantar cactos, é preciso ter atenção extra com o pH, que deve estar entre 5,8 e 6,3. Uma dica importante para melhorar o desenvolvimento da sua planta é acrescentar farinha de osso ou fosfato de vez em quando no solo.
Na hora de plantar cactos, o solo é muito importante, mas não deixe a adubação de lado. Isso porque ela ajuda a repor os nutrientes em deficiência, que atrapalham o desenvolvimento.
Como os cactos gostam de fósforo, procure colocar cascas de ovo no substrato. Se quiser, também é indicado fazer uma composteira. A indicação é que a adubação seja feita uma vez no mês, estimulando a floração da planta.
Aprender qual é a melhor terra para plantar cactos é tão importante quanto saber como cuidar de um cacto! Por isso, a seguir explicamos dois pontos essenciais para se atentar quando estiver cultivando uma dessas plantas em casa.
Para aprender como plantar cacto, a irrigação e a iluminação são importantes. Mesmo que a planta seja extremamente resistente à seca, ela precisa de certos cuidados.
Se você tem ou está planejando ter um cacto em casa, coloque-o em espaços em que haja luz direta, já que ele ama o sol e suporta muito bem as altas temperaturas.
Além disso, não precisa se preocupar com as regas frequentes. Como ele armazena muita água nos caules e não transpiram muito, consegue sobreviver com o mínimo por muito tempo.
Na verdade, para quem tem um cacto em casa, a indicação é não exagerar e se limitar a fazer a rega, pelo menos, uma vez no mês. Não se preocupe com a desidratação, já que os espinhos ajudam a preservar a planta.
É difícil encontrar uma pessoa que já tenha tido dificuldades no cultivo do cacto, já que ele é superfácil de cuidar e dificilmente morre. Porém, em contrapartida, não é tão simples fazê-lo florir. Há quem diga que essa é uma das plantas mais difíceis de se ver cheia de cores.
É possível estimular a floração, só é preciso ter um cuidado extra e contar com algumas dicas. Se você deseja ter um cacto florido em casa, tenha cuidado extra com a adubação. Se fizer o processo uma vez no mês, as chances de contar com flores são maiores.
Além disso, fique atento à espécie de cacto que está levando para casa. Existem alguns tipos que não florescem com facilidade, e cada um possui um período especial de floração. Assim, lembre-se de pesquisar bastante se esse for um critério importante para começar o cultivo.
E aí, pronto para começar a plantar cactos em casa? No site da Petz, você encontra vários artigos de jardinagem para começar a pôr a mão na terra, aproveitando a beleza natural dessa planta.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…