Como surgem pulgões em plantas? Saiba como eles afetam o jardim
Publicado em 23 de março de 2023Tempo de leitura: 4min
Alguns parasitas que surgem nas plantas são responsáveis por causar muita dor de cabeça aos cuidadores de jardins em casa. É muito comum observar pulgões em plantas, mas o que são essas pragas e como afastá-las de vez das plantações?
Alguns insetos e outros parasitas são facilmente atraídos por plantas, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento delas. Muitas vezes, alguns deles podem até chegar a causar a morte das plantas. Por isso, é importante saber como cuidar de plantas a ponto de evitar que pragas apareçam com frequência.
A Petz desenvolveu este artigo com algumas recomendações especiais de como acabar com pulgões em plantas, a partir de receitas caseiras simples e outras dicas importantes. Confira o artigo e fique por dentro de todos os passos para manter as plantas saudáveis.
O que é um pulgão?
Afinal, o que é pulgão de plantas? Os pulgões são afídeos, ou seja, insetos minúsculos que se alimentam majoritariamente de algumas substâncias produzidas pelas plantas, como a seiva. Como fazem parte de um grupo extenso de insetos, podem ter características diferentes e atacarem diversas partes das plantas.
Entretanto, não é difícil diferenciar alguns tipos de pulgões em plantas. Existem espécies mais comuns em jardins, lavouras e outras plantações, como o pulgão-amarelo-palha e o pulgão-verde-translúcido. Também podem aparecer em outras cores, como vermelho e preto.
Eles se multiplicam de forma rápida e, geralmente, possuem tamanho de 1,5 a 3 mm. Alguns sinais observados quando uma planta é atacada por um pulgão são: enfraquecimento, redução na velocidade de desenvolvimento, encarquilhamento (enrugamento foliar) e efeito amarelado nas folhas e no tronco.
Em relação ao clima, os pulgões em plantas podem surgir independentemente da temperatura, porém, são mais propícios a aparecerem em épocas mais quentes. Quando eles se alimentam dos nutrientes das plantas, afetam diretamente o desenvolvimento e prejudicam a qualidade delas.
Ciclo de vida
Os pulgões não possuem um ciclo muito extenso de vida. Geralmente, as espécies vivem entre 15 e 25 dias em temperaturas ideais (entre 25 °C e 27 °C). Entretanto, para os cuidadores de jardim, a preocupação deve ser a quantidade de pragas que afetam uma única planta, uma vez que esses insetos se multiplicam com facilidade.
As estações mais favoráveis para o surgimento dessas pragas são a primavera, o outono e o início do verão. Portanto, redobre a atenção para o surgimento de larvas desses insetos nas plantas e nas proximidades.
Como acabar com os pulgões?
Agora, é hora de saber como acabar com pulgões em plantas e evitar de vez a proliferação desses insetos no seu jardim. Para isso, existem algumas técnicas caseiras que podem ser utilizadas ou até produtos voltados para a eliminação desses insetos.
Receitas caseiras
Os insetos sugadores mais comuns são os pulgões e as cochonilhas. Se você notar o enfraquecimento das plantas e outros danos (como casquinhas pretas), é sinal de que uma dessas espécies está atacando seu jardim. Utilizando algumas combinações de produtos, é possível afastá-las ao longo do tempo.
Uma das receitas mais simples e que pode ser aplicada no dia a dia envolve apenas o uso de água (500 ml) e detergente neutro (20 ml). Misture os dois ingredientes em um recipiente de forma lenta para não formar bolhas e adicione a mistura homogênea em um borrifador. Aplique uma vez por semana.
Outra dica importante para eliminar os pulgões em plantas de forma simples é fazer uma mistura utilizando 4 dentes de alho, 1 cebola cortada e 500 ml de água. Bata esses ingredientes em um liquidificador, use um coador para obter o conteúdo líquido e um borrifador para pulverizar as plantas.
Limpeza e outros cuidados
O primeiro cuidado que você deve ter para evitar os pulgões em plantas é manter uma rotina de limpeza dos vasos. Antes de iniciar uma plantação, certifique-se de que não há acúmulo de sujeira nos vasos e no ambiente em que eles estarão posicionados. A sujeira pode atrair pulgões e outros insetos causadores de danos.
Ao utilizar produtos químicos voltados especificamente para a eliminação de pragas, leia bem o rótulo e evite aplicar grandes quantidades. O excesso de substâncias químicas pode danificar as plantas.
Agora que você já sabe como evitar os pulgões em plantas, coloque as recomendações em prática e invista na qualidade do seu jardim. Conte com a Petz para adquirir produtos para sua horta e siga todos os cuidados necessários para mantê-la saudável.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário