Plantas

Por que as plantas são verdes? Descubra aqui!

Já parou para pensar por que as plantas são verdes? Sim, existe um motivo para elas terem essa cor. É claro que há vários tons de verde, e nem todas as plantas possuem uma única cor nas folhas, mas essa predominância é certa. 

Na verdade, é possível encontrar tonalidades de verdes em uma combinação da natureza com amarelo, vermelho e até roxo. São pigmentos naturais, que chamam a atenção de todos, até de quem não é apaixonado por plantas.

Ficou curioso para entender o porquê disso? Vamos ajudar você a encontrar uma resposta. Continue lendo o conteúdo a seguir e veja algumas dicas sobre como usar as plantas em casa. 

Afinal, por que a maioria das plantas são verdes?

A clorofila é a substância responsável por conferir essa coloração a grande parte das plantas. Ela está presente nas células, em pequenas estruturas das folhas, chamadas de cloroplastos.

A clorofila das plantas dá essa tonalidade tão conhecida entre os apaixonados pelo espaço verde. Mas não se engane, pois essa não é a principal função da clorofila. A maior responsabilidade dela é captar a luz solar para a realização de um processo extremamente importante: a fotossíntese.

A fotossíntese é o processo de coleta da energia solar para a realização da síntese dos compostos orgânicos. Dessa forma, são produzidos os nutrientes necessários para o crescimento das plantas e ocorre a liberação de gás oxigênio no ar.

Então, o que gera as outras cores?

Mesmo sabendo porque as plantas são verdes, fica a dúvida: será que a clorofila é responsável pelas outras colorações das folhas? A resposta é sim. Afinal, existem alguns tipos de clorofila: A, B, C e D.

A clorofila tipo A é a principal responsável (75%) pelas folhas verdes das plantas. Na verdade, as diferentes tonalidades podem ser encontradas em plantas que possuem esse tipo de clorofila. Incrível, não é mesmo?

A clorofila é somente um tipo de pigmento, o que permite que encontremos várias cores nas plantas. Sabe aquela folha com a borda mais escura e o meio mais claro? Então, os pigmentos são responsáveis por isso.

Para ajudar você a entender melhor do que estamos falando, a seguir exemplificamos dois tipos de pigmentos encontrados nas plantas.

Carotenoides

Os carotenoides são pigmentos que dão às plantas tons de amarelo e laranja, como o que percebemos nas cenouras. Sim, você não ouviu errado! As substâncias que dão uma cor toda especial às plantas também são responsáveis por colorir os vegetais.

Mesmo tentando, você não conseguirá encontrar essas moléculas a “olho nu”. Isso porque elas estão minusculamente no interior dos corpos das plantas e dos vegetais.

Inclusive, uma curiosidade interessante é que a cor que enxergamos não é a mesma das plantas. Na verdade, o que vemos é o reflexo da luz do Sol nesses pigmentos; ou seja, ainda que vejamos as folhas totalmente verdes, talvez, tenha um amarelo escondido. Curioso, não é mesmo?

Antocianinas

Outro pigmento que ajuda na grande variedade de cores de plantas é a antocianina, substância responsável pelas tonalidades de vermelho, azul e roxo que encontramos nos mais belos jardins por aí.

Além disso, assim como os carotenoides, as antocianinas são encontradas em alimentos, como beterraba e berinjela. Já sabia disso?

Aproveite a variedade de cores para decorar a sua casa

Já tirou a sua dúvida sobre por que as plantas são verdes? Agora, o que acha de aproveitar as tonalidades para decorar a sua casa e criar um ambiente cheio de verde?

Como você pode ver, é possível combinar várias tonalidades de verdes, dando um toque todo especial à decoração. Além disso, você ainda pode combinar cores mais fortes, dando destaque a um ponto específico.

Esse tipo de decoração pode ser usado tanto em ambientes internos quanto em externos. Valorize a varanda do seu apartamento ou o cantinho da sala, deixando o espaço com a sua cara. 

Gostou da ideia? Temos uma boa notícia. No site da Petz, existem diversas mudas para você começar a criar um jardim ou uma “decoração viva” interessante na sua casa.

O melhor é que você pode ter tudo na sua mão rapidamente. Basta dar alguns cliques para adquirir o vaso, a muda ou qualquer outro equipamento de jardinagem. Assim, ter a planta que sempre quis na sua casa se torna mais fácil e rápido. Venha conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

14 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

18 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago