Encontrar a planta ideal para o ambiente que queremos decorar não é tão simples. Cada tipo de planta exige cuidados diferentes ou harmoniza melhor em determinados cômodos da casa ou jardim. Nesse sentido, as plantas pendentes que gostam de sombra podem ser uma boa opção para aquele cantinho especial da sua casa.
Como a luminosidade é um fator importante para as verdinhas, saber a espécie que se adapta bem sem receber muita luz é fundamental para garantir que elas se mantenham saudáveis. Por isso, veja algumas plantas pendentes que gostam de sombra e escolha a sua favorita!
A samambaia é uma das plantas pendentes que gostam de sombra mais conhecidas. Linda, clássica e volumosa, ela cresce em florestas tropicais e prefere locais com bastante umidade. Apesar de muitas pessoas cultivarem essa espécie em sol direto, ela prefere um ambiente sombreado.
Na verdade, existem várias espécies de samambaias que variam muito de tamanho, mas todas podem ser cultivadas para decoração em casa, além de não exigir muitos cuidados. Basta ter umidade, sombra e terra fértil! São também consideradas umas das plantas mais antigas do mundo.
A jiboia é uma das plantas pendentes que gostam de sombra de mais fácil cultivo. Suas folhas possuem cores que variam entre verde, branco e cinza, às vezes dando um aspecto “manchado”.
Uma característica marcante da jiboia são suas folhas brilhantes, que parecem estar molhadas ou que passaram algum tipo de verniz. Pode ser usada como planta pendente plantada em um vaso ou como trepadeira longa, apoiando em árvores ou paredes.
A peperômia é uma espécie linda de suculenta, com folhas verdes-claras, brancas ou amarelas nas bordas e verde-escuras no centro. Pode ser cultivada em vasos suspensos de diversos materiais, ama solo rico em matéria orgânica e possui necessidade frequente de regas.
Nativas do continente sul-americano, as peperômias são plantas pendentes que gostam de sombra, muito confundidas com as trepadeiras. Atualmente, estão sendo utilizadas em vasos suspensos ou cestas.
A dinheiro-em-penca também é conhecida como tostão em algumas regiões do Brasil. É uma planta pequena, que atinge, no máximo, 30 cm de comprimento e serve mais como cobertura, podendo também ser cultivada como planta pendente.
Suas cores variam entre verde e roxo, e garantem um grande volume ao jardim ou vaso, pois são volumosas e lindas, e suas são folhas pequenas e em grande quantidade. Estão presentes nas Américas do Sul e Central.
A avenca é uma samambaia de folhas pequenas, mas por ser um pouco diferente das outras acaba recebendo uma classificação à parte. Suas folhas são pequenas mas que quando juntas formam um volume de beleza único.
São samambaias do continente americano, que crescem em áreas úmidas e de solo bem regado. Talvez seja uma das plantas pendentes que gostam de sombra que exigem mais cuidado quanto à umidade. Pode chegar até 50 cm de altura, enquanto as folhas alcançam até 60 cm de comprimento.
O asplênio encanta qualquer um. Parentes da samambaias, os asplênios são de origem de florestas tropicais da Ásia. Suas folhas são longas e brilhantes como as da jiboia, porém simétricas, dando aparência de leque.
Essa planta pode atingir 50 cm de altura, mas como suas folhas são largas, é preciso espaço, pois podem atingir até um metro de comprimento. Entre as plantas pendentes que gostam de sombra, o asplênio também se adapta ao solo, desde que seja rico em matéria orgânica e umidade.
O Rhipsalis é uma planta um planta interessante do continente americano. Ela cresce apoiada e é muito utilizada para ornamentar árvores — comportamento semelhante ao das orquídeas.
É um tipo de cacto, porém sem espinhos, e o formato das folhas é comprido e fino, por isso, também recebe o nome de cacto macarrão. Se cultivadas adequadamente e sozinhas, os fios de macarrão chegam até 1 metro.
O primeiro passo para cultivar as plantas pendentes que gostam de sombra, sem dúvidas, é escolher o local da casa onde não bata muito sol. Após isso, escolha, entre tantas espécies, aquela que mais te agrada: tanto nos cuidados quanto na beleza. Depois, é só usar a imaginação e decorar o ambiente!
Os vasos suspensos podem ser presos por correntes ou alças de plástico que fazem a diferença na decoração. É ideal se quer ganhar mais espaço para transitar, mas também é preciso ficar atento para que ninguém se fira na cabeça.
Com o uso de tripé e um belo vaso, a planta suspensa vai ganhar destaque em qualquer ambiente. Uma sugestão: escolha a cor do tripé que entre em contraste com a cor da planta para que ela seja ainda mais valorizada.
A maioria das plantas pendentes que gostam de sombra também gostam de umidade, por isso, os vasos autoirrigáveis são muito interessantes. Além de não haver vazamentos no chão, facilita o cultivo de plantas que necessitam de irrigação frequente.
Plantas pendentes que gostam de sombra enriquecem o ambiente e não necessitam de tanto zelo, sendo ótimas para quem não tem muito tempo para se dedicar às verdinhas. No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para que sua planta esteja sempre linda!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…