Para quem gosta de plantinhas, não faltam lugares para colocá-las: janela, cantinho da sala e até mesmo no teto! Se você tem uma casa ensolarada, é interessante saber quais são as plantas pendentes que gostam de sol!
É fácil cuidar de plantas pendentes que gostam de sol, principalmente se elas ficam em um espaço aberto, como uma sacada ou uma varanda. Afinal, os raios solares batem durante a manhã e à tarde.
As plantas pendentes são excelentes para preencher espaços vazios e dão um efeito cascata impressionante. Mesmo que você more em um apartamento pequeno, os exemplares verticais não ocupam tanto espaço. Enfim, não há desculpa para não ter uma floresta em casa!
Abaixo, você confere as espécies com as flores mais bonitas e as mais fáceis de cuidar. Faça conjuntos de vasos decorativos e deixe todos os cantinhos da sua casa mais bonitos!
Entre as plantas pendentes, não tem como não mencionar a petúnia. Ela é uma das flores mais famosas, tanto pela beleza quanto pela facilidade de cultivo. Com pouco esforço, você consegue fazer um vaso se encher de pétalas de tons vivos de rosa, vermelho, azul e violeta. Inclusive, é possível encontrar algumas variedades com mesclas de cores.
A petúnia tem tamanho médio, alcançando até 30 cm de altura. Ela é bem sensível a doenças, por isso, fique de olho nas pragas. Essa é uma das plantas pendentes que gostam de sol!
É possível encontrar a petúnia em quatro variedades diferentes: grandiflora, hedgiflora, multiflora e miliflora. As mais indicadas para o cultivo a sol pleno são a segunda e a terceira.
Mesmo que não pareça, a onze-horas faz parte da lista de suculentas pendentes que gostam de sol. Nativa do Brasil, ela se destaca pela beleza das flores, que se abrem a partir das 11h da manhã — daí o nome.
Da mesma forma que a petúnia, a onze-horas é uma planta de sol fácil de cuidar. Por isso, ela se popularizou no mundo. A floração é bem abundante nas cores rosa, branco, laranja, amarelo e vermelho.
Se quiser uma dica para cultivar a onze-horas, saiba que ela é parente dos cactos. Para combiná-la com outras plantas no mesmo vaso, procure aquelas que não necessitam de tantas regas.
Uma das plantas pendentes mais diferentes é a rabo-de-burro. Ela não precisa de irrigação constante, portanto, é fácil de cuidar! Ela cresce forte e saudável com poucas regas.
As folhas bem volumosas chamam muita atenção. É importante ter cuidado na hora de mexer, já que elas se soltam com facilidade. A rabo-de-burro floresce na ponta do caule.
Ao contrário das outras plantas que gostam de sol, essa é um pouquinho maior, podendo chegar a 1,5 m. Porém, isso pode levar anos para acontecer. Então, você não precisa se preocupar se ela não alcançar essa altura tão rapidamente.
A lambari é uma planta pendente de sol que tem a folhagem mais escura das mencionadas aqui. O que a torna tão especial é que, além de poder ser cultivada em sol pleno, ela pode ser plantada também em meia-sombra, já que se adapta muito bem a essa condição.
Essa planta pendente é muito resistente. Por isso, você dificilmente terá problemas na manutenção. Apenas será necessário manter o solo úmido com regas regulares e fazer a adubação periódica para repor os nutrientes.
Já ouviu falar na flor canhota? Ela recebe esse nome por conta do formato, que lembra uma mão. Apresentando várias tonalidades (azul, lilás e branco), ela floresce do início da primavera até o final de outubro.
Mesmo que a flor canhota seja bem pequena, ela tem floração abundante. Por isso, deve ser cultivada sozinha no vaso, sem outras plantinhas, pois ocupa muito espaço e poderia sufocá-las. Essa é uma das plantas pendentes que gostam de sol pleno!
Ao contrário das outras plantas pendentes que gostam de sol, a amarelinha é uma versão trepadeira que cresce muito rápido e tem flores bem grandes. Por conta disso, ela é muito popular entre os paisagistas.
É bem fácil começar a cultivar a amarelinha! Você só precisa garantir que o solo seja rico em fósforo e potássio e esteja sempre úmido. Ela se adapta muito bem tanto ao clima diverso do país quanto aos ambientes interno e externo.
Já imaginou um cacto como uma planta pendente? É possível! Esse é o caso do cacto-amendoim. Com um crescimento rápido e denso, ele tem lindas flores alaranjadas e avermelhadas, que sobrevivem bem com pouca água e muito sol.
Cuidado no manuseio no dia a dia! Assim como os outros tipos de cactos, ele tem muitos espinhos. Por isso, é preciso usar luvas para lidar com as suas mudas e fazer as podas.
Gostou de saber sobre as plantas pendentes que gostam de sol? Se estiver precisando de ferramentas, adubo, sementes, terra para reposição e vasos decorativos, visite as lojas Petz! O setor de paisagismo é incrível. Venha conferir!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…