Alguns espaços da casa dão a impressão de que foram feitos especialmente para receber flores e plantinhas. Parece que o ambiente fica mais leve e com mais vida. Por isso, descubra quais são as melhores plantas para sacada e quais os cuidados que deve ter com elas.
Sabemos que existem muitas plantas e que cada uma delas apresenta características diferentes. Algumas podem ficar diretamente na luz solar, outras precisam da sombra, e por aí vai. Confira o conteúdo e aprenda como manter sua sacada bem-decorada com arranjos incríveis!
Antes de escolher as melhores plantas para sacada, você precisa descobrir e compreender as características do seu espaço. Isso quer dizer que é preciso observar se a luz do sol invade todo o local ou se é apenas em um pedaço. Confira se as plantinhas levarão chuva ou ficarão em um local coberto.
Por isso, vamos explicar quais são as melhores plantas para sacada com sol ou com sombra. Assim, você consegue escolher facilmente. Confira!
Se a sua sacada tem uma boa quantidade de luz solar, que preenche todo o espaço em diversos momentos do dia, temos as opções ideais:
A yucca é um tipo de planta que se adapta facilmente a vários ambientes e não exige muitos cuidados. Para sacadas e varandas abertas, é uma ótima opção que enfeita muito bem o local. Ela não precisa de muita água, por isso, é indicada para lugares com luz do sol, mas que sejam cobertos para não levar chuva.
O cacto é um queridinho de quem está começando a cuidar de plantas. Essa é uma planta que adora luminosidade, então um lugar aberto com bastante sol é o ideal para ela. Uma outra vantagem dessa espécie é que ela pode ser encontrada em diversos tamanhos, podendo ficar, inclusive, em grandes vasos no chão.
Sua maior exigência é tomar bastante sol na maior parte do tempo. Então, se sua sacada tem essa característica, o Dasilírio vai se dar muito bem! O único cuidado é deixar essa planta um pouco mais afastada do contato com pessoas, pois suas hastes podem machucar.
Quem nunca se deparou com uma lança de São Jorge na casa da avó ou de uma tia? Muito comum em quintais, essa planta clássica adora sol e tem bastante resistência. Na hora de regá-la, confira se o vaso deixa a água sair bem, pois ela não pode ficar com as raízes muito molhadas.
Nesse tipo de sacada, é preciso escolher as plantas que se adaptam bem ao ambiente. Conheça algumas opções:
Calma! Não estamos falando sobre cobras. Apesar de o nome ser o mesmo, essa é uma plantinha suspensa ideal para ambientes com muita sombra. Um exemplo de local ideal para a jiboia são sacadas amplas. Para que viva bem, basta regá-la às vezes, sem excesso.
Com certeza você já viu uma samambaia em algum lugar, já que essa é uma das plantas mais populares aqui no Brasil. Ela deve ser mantida suspensa com o solo um pouco úmido. É possível podá-la de tempos em tempos, caso comece a chegar perto do chão.
Exuberante e lindo, o pacová é uma planta que se adapta bem aos espaços longe da luz do sol. No entanto, se sua sacada for pequena, fique atento. Com os cuidados certos, ela tende a crescer bastante e vai precisar de mais espaço!
Gosta de folhas grandes enfeitando seu ambiente? Então, a planta xanadu é a melhor opção de plantas para sacada! Ela precisa de sombra para se desenvolver, além de regas com uma frequência de três vezes na semana.
Com essas opções, não vai ser difícil escolher algumas plantas para sacada e enfeitar o seu espaço. Lembre-se de seguir à risca os cuidados exigidos por qual você escolher. Isso faz toda a diferença para o desenvolvimento saudável delas!
Para saber mais cuidados, dicas e informações relacionadas a plantas e jardinagens, continue acompanhando nossos conteúdos. Aqui, no blog da Petz, temos vários conteúdos incríveis pensados para ajudar você a cuidar do seu bichinho e da sua casa!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…