Está pensando em criar um espaço verde na sua casa, mas não sabe como? O primeiro passo é escolher as plantas para jardinagem! Mesmo que existam vários tipos, há algumas espécies ideais para cada situação, solo ou ambiente.
Por isso, vamos te ajudar! A seguir, separamos alguns tipos de jardins e as espécies mais indicadas para cada um. Confira!
Se você tem um local que recebe muitas horas de sol na sua casa e quer montar o seu espaço verde por lá, saiba que será preciso escolher direitinho os tipos de plantas para jardim. Isso porque elas precisam aguentar esse contato direto com a luz solar sem ressecar, algo que nem todas conseguem. Confira três exemplos abaixo.
Vamos começar por uma das mais óbvias plantas resistentes ao sol para jardim: o cacto. Comum em ambientes áridos, com poucas chuvas, ele aguenta o contato direto com o sol, já que consegue armazenar grandes quantidades de água nas folhas.
O melhor de tudo é que o cacto não demanda uma lista enorme de cuidados. Tudo o que você precisará fazer é regá-lo duas vezes no mês e deixá-lo sempre no sol, onde ele gosta de permanecer.
Você sabia que as suculentas são plantas para jardinagem que amam o sol? Consideradas desérticas, elas adoram o calor. O melhor de tudo é que o tamanho delas permite que você as encaixe em qualquer lugar.
Porém, ao contrário do cacto, as suculentas exigem um pouco mais de água, pelo menos uma vez na semana. Além disso, é preciso que sejam plantadas em solo bem drenado.
A yucca é uma das plantas ornamentais para jardim que pode ficar tanto em canteiros quanto em vasos. Ela também adora a luz do sol. Inclusive, uma das poucas exigências é que as regas sejam espaçadas e o solo seja mantido seco na maior parte do tempo.
Se você quer aproveitar um grande muro ou a parede da sua casa para fazer um jardim vertical, também temos algumas plantas para jardinagem para te apresentar. Continue lendo o conteúdo a seguir, em que daremos três opções diferentes.
Se você gosta de folhagem caída, a peperômia é uma planta a ser considerada para o seu espaço verde. Com uma aparência delicada e fácil de ser cultivada em cestos, jardineiras e vasos suspensos, ela não costuma ocupar muito espaço, por isso tende a ser usada em jardins verticais.
Porém, ao contrário das três primeiras espécies de plantas de jardinagem que apresentamos anteriormente, a peperômia não gosta de muito sol. Ela prefere locais com sombra ou meia-sombra e regas regulares.
Você também deve conhecer o dinheiro-em-penca. Ele tem folhagem pequena, que cresce rapidamente, ficando para fora dos vasos, ideal para decorações suspensas.
Assim como a planta que apresentamos acima, ele prefere a meia-sombra, em varandas ou sacadas. Por isso, sempre que for possível, evite deixá-lo em locais ensolarados.
Similar à samambaia, a renda-portuguesa é uma planta muito delicada, com folhagem com recortes bem interessantes, que se assemelham aos desenhos de uma renda.
Assim como a aparência sugere, ela não é muito “forte”, por isso precisa ser colocada em lugares com sombra e umidade. Inclusive, o ideal é que a água esteja sempre à disposição.
Você não tem muito espaço em casa para fazer um espaço verde? Não se preocupe! Vamos te apresentar algumas das melhores plantas para jardim pequeno. Dê uma olhada a seguir.
Esta é uma opção de planta arbustiva que você pode cultivar por muito tempo, já que o crescimento é bem lento. Apesar disso, pode se tornar densa, sendo necessários alguns cuidados, como a poda.
A boa notícia é que ela consegue se adaptar bem aos vasos e não necessita de muitas regas para crescer saudável. Além disso, a plantinha se dá bem com bastante luminosidade.
O antúrio é uma opção de folhagem de pequeno porte. Além de ser bem resistente, é fácil de cuidar. Ele não gosta de contato direto com o sol, mas deve ser cultivado com um pouco de claridade. É uma excelente opção para dar cor para o seu jardim, não acha?
Por último, a orquídea-bambu é uma opção de planta de porte alto, mas delgado, sem ocupar muito espaço. Delicadas e versáteis, essas flores de jardim podem ser plantadas em vasos próximos de muros e paredes. Além disso, florescem todos os anos, trazendo cor extra para o seu jardim.
Tudo o que precisam para florescer é de muita luz e solo úmido, por isso não se esqueça das regas frequentes! Agora, é só começar a planejar o seu jardim e curtir o seu espaço verde.
Acesse o site da Petz e confira a nossa aba de jardinagem. Lá, você encontra vários artigos úteis para repaginar a área verde da sua casa. Venha conferir!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…