Quem gosta de decoração sabe que não pode faltar uma verdinha para trazer leveza e elegância ao ambiente. Seja qual for o estilo, as plantas para dentro de casa nunca saem de moda.
Por isso, hoje, vamos conhecer 10 espécies de plantas para interiores que se adaptam bem dentro de casa. Elas são ideais para quem mora em apartamento, não tem espaço no quintal ou ainda adora ter as verdinhas por todos os cantos, no jardim ou nos cômodos! Confira!
Já sabemos que plantas dentro de casa são ótimas para decorar, mas os benefícios das verdinhas vão além da estética. Isso porque elas deixam o ambiente mais agradável, fresco e acolhedor.
Algumas plantas também exalam aromas agradáveis, espantam insetos, purificam o ar, eliminando toxinas, e algumas têm até mesmo propriedades energéticas, deixando as pessoas e o ambiente mais leves! Com tantos benefícios, basta só escolher quais plantas para dentro de casa mais combinam com seu estilo!
Delicadas, belas e encantadoras, há plantas que ficam bem em qualquer ambiente. As pequenas, por exemplo, são perfeitas para o parapeito da janela ou sobre alguns móveis do banheiro. Já se você tem um espaço amplo, pode colocar um lindo vaso no chão! Confira algumas ideias:
Os cactos e as suculentas são ótimas plantas para apartamento, para quem não tem espaço ou muito tempo para se dedicar aos cuidados com as verdinhas. São resistentes, pois possuem capacidade de armazenar água por longos períodos de tempo.
Existe uma imensa variedade de suculentas, de diferentes formas, cores e texturas, algumas até florescem. Com iluminação indireta e regas esporádicas, essa plantinha irá fazer a diferença na decoração.
Uma das plantas para dentro de casa que se adapta muito bem no banheiro é a dinheiro-em-penca, pois além de não precisar de luz direta, gosta de umidade.
De fácil manutenção, é uma excelente escolha para lugares mais altos, pois tende a crescer em forma de cacho, para baixo, criando um visual incrível, destacando a área do banheiro.
As plantas para sala podem ser de tamanho médio ou grande, dependendo do espaço disponível. Podem ser dispostas no centro de mesa, na estante, no aparador e/ou em belos vasos nos cantos ou próximos à porta. Usada sozinha, chama toda a atenção para si. Porém, pode ser utilizada em conjunto com outras plantas. Estas são algumas opções:
Outra planta para ter em casa é a cyclamen, que desperta atenção por sua beleza delicada. Originária do Mediterrâneo, ela se espalhou pelo mundo e, hoje, é facilmente encontrada em lojas especializadas. Suas flores podem ter muitas cores e aparecem no inverno, entre maio e outubro.
Essa plantinha gosta de luminosidade e pouco sol. Ficar em cima de um móvel próximo à janela vai deixar sua cyclamen muito feliz e a sua sala cheia de cores. Ela deve ser regada uma vez a cada dois dias nos meses mais quentes. Durante o inverno, uma vez por semana é o suficiente para essa planta de casa.
Evocando paz e tranquilidade, o lírio-da-paz é uma ótima ideia para plantas em ambientes internos. Apesar de sua beleza delicada, é de fácil trato e muito indicada para jardineiros iniciantes.
Possui muitas folhas verde-escuras e uma delicada flor branca com uma haste central. É natural da América do Sul e, em algumas regiões, é chamada de bandeira branca.
Ela se dá bem na meia-sombra e se adapta perfeitamente próxima às janelas. Deve ser regada três vezes por semana no verão e semanalmente em dias mais frios. Se cuidar bem da sua planta, ela irá retribuir com flores entre janeiro e março e entre julho e setembro.
As palmeiras, de modo geral, são espécies indicadas para o meio externo por serem altas, mas se a sala for ampla, também podem ser usadas como plantas de ambiente interno.
A palmeira-areca tem origem africana e se adapta bem à meia-sombra, necessitando de regas semanais ou conforme a necessidade. Ficam bonitas nos cantos da sala ou na área de passeio.
Quem disse que na cozinha também não é lugar de planta? Além de algumas serem somente decorativas, neste cômodo, pode-se usar verdinhas que purificam o ar e também oferecem produtos frescos como temperos. Escolha a que mais lhe agrada!
Muito popular na decoração e no paisagismo, é definitivamente uma das plantas para dentro de casa preferidas. A zamioculca é uma espécie muito resistente, pois se adapta perfeitamente a locais com pouca luz natural e ambientes fechados.
Possui caule firme e pequenas folhas verde-escuras, que crescem na vertical. Não gosta de muita água, portanto a rega pode acontecer uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da estação. A zamioculca é muito generosa e se mantém saudável e bonita mesmo para os jardineiros mais descuidados.
Se a sua cozinha recebe bastante luz natural, cultivar ervas e ter tempero fresco sempre à mão é uma ótima opção. São inúmeras variedades, como cebolinha, salsa, hortelã, manjericão, alecrim, coentro, etc. São plantas para casa que também oferecem praticidade e saúde!
Cada ambiente pode ser ornamentado com diferentes tipos de plantas para dentro de casa, e não faltam opções! Se você deseja conhecer mais alternativas para usar na sua casa, acesse agora mesmo o site da Petz!
Seu cão tem costume de andar de um lado para o outro, sem rumo? Ou,…
Macaco, mariposa, morcego... Afinal, quais são os animais com letra M? Seja para um jogo…
A guarda compartilhada de animais é um tema que vem ganhando relevância no Brasil. De…
Já viu o seu pet lambendo a pata ou algum membro sem parar? O que…
A doença de carrapato em cachorros é algo que preocupa muitos tutores. Além do medo…
Quem tem jardim ou um espaço com grama em casa está sujeito a enfrentar pragas…