Está com problemas de plantas morrendo e não sabe o que fazer? Saiba que você não é único nesse barco! Afinal de contas, existem algumas plantas bem exigentes e que precisam de cuidados específicos que nem sempre estamos preparados quando as pegamos para cuidar.
Porém, para quem gosta do verde, ter plantas morrendo no jardim não é uma opção, não é mesmo? Por isso, sempre vale a tentativa de reanimá-las com algumas estratégias muito usadas pelos amantes da jardinagem.
Para entender como cuidar de plantas que estão morrendo, não deixe de ler os tópicos que separamos a seguir! Abaixo, listamos alguns modos de recuperá-las para que já possa pôr em prática. Vamos lá?
“Minhas plantas estão morrendo, o que fazer?”. Se você se encontra fazendo essa pergunta, saiba que o primeiro passo é tentar trocar os vasos, reimplantando as suas plantas.
Mover a sua plantinha “tristonha” pode fazer toda a diferença, confie! Isso porque, às vezes, o vaso está muito pequeno, e as raízes estão se sufocando, precisando de um lugar maior para se desenvolverem.
Assim, a dica é replantar a sua plantinha em um vaso maior, com pelo menos três centímetros a mais de largura. Depois, é só observar e ver se realmente funcionou e se ela está crescendo lindamente.
Sabe quando passamos a nos alimentar melhor e ganhamos mais disposição? Então, o mesmo acontece com as plantas. Por isso, a dica para as plantas morrendo é investir em alimentos saudáveis, ou seja, “turbinando” a mistura de adubos usados em seu vaso.
Para recuperar plantas morrendo vale usar borra de café, um tipo de adubo orgânico e fácil de encontrar para fornecer mais nutrientes para a sua plantação.
Se quiser, ainda é possível criar uma composteira (lugar para depositar material orgânico) que além de criar adubo para as plantas, vai ajudar a diminuir o lixo da sua casa. Interessante, não é mesmo?
O sol é muito importante para o desenvolvimento das plantas, e não seria diferente ao tentar recuperar as mudas morrendo. Por isso, quando alguma espécie estiver fragilizada, tente colocá-la em um lugar com um pouco de sol, mas também sombra, já que a exposição extrema também faz mal.
Inclusive, a dica é investir em sol indireto, ou seja, aquele através da janela. Além disso, aposte em poucos períodos de exposição, preferencialmente de manhã, quando a luz não é tão forte.
Para algumas espécies talvez seja necessário um pouco mais de investimento, já que um ambiente úmido para o seu desenvolvimento será imprescindível, como uma estufa. Para isso, você terá que criar esse efeito individualmente em cada vaso.
Como fazer isso? Na verdade, não é tão difícil! Você precisará pegar um saco plástico e colocar em cada vasinho e mantê-lo vedado de quatro a cinco dias até que a planta comece a dar sinais de melhoras.
“Ainda não sei como recuperar plantas que estão morrendo!”. Se as dicas acima não foram suficientes, tente voltar a sua atenção às possíveis pragas que estão afetando a sua plantinha. Elas podem ser o problema.
Se você perceber que as folhas e o caule da sua planta estão manchados ou fracos, saiba que esse é um sinal de que as pragas são a causa das plantas morrendo. Isso pode ser gerado por desequilíbrios térmicos, ventilação inadequada, lixo acumulado, entre outras razões.
Para resolver o problema com as pragas, você pode utilizar receitas caseiras ou até mesmo adubos orgânicos, que conseguem afastá-las. Também é possível comprar alguns produtos próprios para esse fim.
Outra dica importante para reviver as suas plantinhas que estão morrendo é cortar as folhas e galhos que já estão mortos. Isso porque eles ainda podem estar usando os nutrientes e minerais importantes da planta.
Se você não tem certeza de que o galho está morto, aqui vai uma dica: utilize a unha para raspar o ramo. Se o interior estiver verde, é porque ainda está viva. Nesse caso, é só cortar as pontas. Bem simples, não é mesmo?
A quantidade de água excessiva no vaso também pode ser o grande causador de problemas na sua plantação. Assim, a dica é verificar os orifícios de drenagem embaixo do vaso.
Lembre-se de que as plantas pequenas precisam de vasos com furos de, pelo menos, 1,2 cm. Caso a planta seja maior, esse buraco precisa ser ainda maior, por isso, atente-se a esse detalhe antes de comprar.
Caso você perceba que a drenagem é realmente o problema, a única solução é o transplante de vaso. Depois que fizer isso, fique atento à drenagem e à quantidade de regas, que deve ser frequente, mas não excessiva.
Agora que você já sabe como recuperar as plantas morrendo, o que acha de dar uma olhada no site da Petz? Lá você encontra vários artigos de jardinagem para investir em seu jardim. Venha conferir como podemos te ajudar a deixar a sua casa mais verde.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…