Não faltam motivos para ter um jardim em casa. Afinal, as flores são belas, perfumadas e adicionam charme a qualquer ambiente! As plantas medicinais têm ainda outra vantagem: ajudam na saúde e bem-estar.
Aliás, certas ervas podem ser muito úteis para aliviar alguns desconfortos, e várias delas você pode ter em casa. Se interessou? Continue lendo para saber o que são plantas medicinais e suas indicações.
Antes de falarmos sobre as espécies mais indicadas, vamos responder uma pergunta comum: será que plantas realmente ajudam na saúde? Primeiramente, devemos reforçar que o uso de terapias caseiras para tratar de enfermidades não é recomendado. Então, procure auxílio médico e siga as devidas orientações.
Entretanto, algumas plantas medicinais possuem, sim, efeitos terapêuticos, sendo inclusive recomendadas por especialistas. Dessa forma, é importante saber sobre suas propriedades para poder utilizá-las da melhor maneira possível.
Utilizadas com sabedoria e aliadas a um tratamento médico, as plantas medicinais podem ser de grande ajuda. Saiba mais sobre algumas das mais comuns, que podem contribuir para a sua saúde.
Um dos mais famosos tipos de plantas medicinais é o boldo. Antes de conversarmos sobre essa erva popular, devemos nos lembrar de que existem variedades de erva.
O boldo-do-Chile, também conhecido como boldo-verdadeiro, é uma espécie típica da região andina e não é criada no Brasil. Seu chá, feito com a folha seca, traz benefícios para o estômago e o fígado.
A erva tupiniquim, conhecida como boldo-da-terra, também traz benefícios para a saúde. Seu uso está mais associado ao sistema digestivo, sendo indicado para indigestões ou gases.
Para os jardineiros de plantão, é possível ter o boldo-da-terra até mesmo em ambientes fechados. O boldo cresce como um arbusto e precisa de um vaso grande para seu desenvolvimento. Além disso, gosta de muita luz e precisa receber sol direto durante algumas horas no dia.
A hortelã, além de fazer parte das plantas medicinais, ainda é um excelente ingrediente culinário. Ou seja, ter essa erva em sua casa é uma excelente ideia! Também chamada de menta, a delicada planta é originária da Ásia, mas hoje é facilmente encontrada em todo o mundo.
A hortelã possui diversos efeitos terapêuticos e seu chá é indicado como um calmante natural, além de aliviar dores estomacais, gases e enjoos. O perfume da planta também é um ótimo descongestionante e atua aliviando as vias respiratórias.
Por sorte, ter um vaso de hortelã em casa não é difícil, pois ela é uma planta muito resistente, que vive bem tanto sob o sol direto quanto na sombra. Basta não se esquecer de regar, já que ela gosta de solo úmido — uma vez a cada dois dias é o suficiente, dependendo da estação.
A camomila é uma planta medicinal muito popular por ter efeito calmante. É bastante usada para controlar a ansiedade e ajudar a regular o sono. Além dessas funções, pode ser utilizada para tratar irritações na pele, resfriados e inflamações nasais.
Sua forma de uso é bastante versátil: inalada, no caso das inflamações nasais, chá calmantes e compressas para a pele. No entanto, sempre consulte um médico no caso de patologias, pois a camomila é apenas um complemento natural ao tratamento medicamentoso.
O gengibre tem uma atuação bastante conhecida aqui no Brasil. Quem nunca tomou um chazinho com ele para cuidar da garganta ou de uma gripe? Além dessa função, é indicado para o emagrecimento e para acabar com azia e enjoo.
Usar o gengibre para controlar a pressão é uma boa pedida também, no entanto, o tratamento para essa doença crônica deve ser acompanhado de medicamentos. Por isso, consulte sempre o médico.
O gengibre tem um sabor levemente apimentado e, se quiser, você pode usá-lo para temperar alimentos. No caso dos chás, o cheiro da raiz é inconfundível no ambiente quando ele está sendo preparado. A forma para beber é a mais utilizada para todas as indicações.
Os cabelos adoram essa plantinha medicinal que é um ingrediente poderoso em shampoos. A babosa, também chamada de aloe-vera, é originária do norte da África. Graças a seus inúmeros benefícios, a planta é utilizada para tratamentos há milhares de anos!
O interior da planta possui uma gelatina extremamente hidratante, utilizada tanto para fins estéticos como terapêuticos. Além disso, é indicada no tratamento de queimaduras, sobretudo por ser uma das ervas anti-inflamatórias e cicatrizantes.
As plantas medicinais citadas são ótimas para determinadas complicações de saúde. Entretanto, devemos lembrar que os tratamentos caseiros não substituem a ajuda médica. Sempre consulte um especialista para verificar sua saúde. E, para saber outros assuntos sobre plantas e cultivo, confira o blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…