Já pensou em ter uma horta em casa? O que acha de plantar os próprios legumes? Essa ideia é interessante para quem está em busca de um hobby e uma alimentação mais saudável. Pensando nisso, uma dica é entender como plantar batata-doce em vaso.
Mesmo se você não tem um jardim em casa, é possível criar uma pequena horta em vaso e aproveitar os benefícios que o legume traz à dieta.
Afinal, além de ser um legume rico em fibras e fácil de cultivar, uma das características da batata-doce é ajudar a melhorar a saúde do intestino, aumentar o ganho de músculos e fortalecer o sistema imunológico.
Essa é uma ideia interessante, não é mesmo? Se estiver curioso em descobrir como plantar batata-doce em vaso, veja o pequeno passo a passo que criamos para te ajudar a pôr em prática o desejo de ter uma horta em casa.
Para iniciar a horta de qualquer planta em casa, o primeiro passo é escolher a melhor época para o plantio. Em geral, a batata-doce se dá bem com climas quentes, porém é preciso ter atenção aos períodos de seca, sempre irrigando quando a terra tiver uma aparência mais arenosa.
Por conta da preferência da batata-doce por climas mais temperados e quentes, o ideal é iniciar o plantio quando a temperatura estiver em 20°C. A temperatura mínima para a plantação se manter saudável é de 10ºC.
Vale lembrar que, para plantar batata-doce em vaso, é importante estar atento à luminosidade. Assim, a melhor dica é manter a planta longe de locais com contato direto com os raios solares.
Depois que já tiver escolhido o melhor local e estação, o próximo passo é comprar alguns vasos largos e profundos — de 30 a 50 litros. Dessa forma, você não terá problemas com a falta de nutrientes para as raízes.
Uma dica importante para te ajudar na hora de colher ou até trocar a muda é fazer alguns buracos ao lado do vaso. Dessa forma, você facilita o acesso quando necessitar.
Assim que o vaso estiver pronto para plantar batata-doce, é hora de escolher o melhor substrato para pôr a mão na massa. Lembre-se de que o melhor tipo é aquele mais aerado e poroso, já que o legume não gosta de terra que não drena água.
Você deve colocar o substrato até a metade do vaso, fornecendo espaço suficiente para as raízes se desenvolverem sem problemas com a falta de nutrientes.
É hora de plantar a muda de batata-doce! Para isso, você pode plantar de cinco a seis mudas. Nos primeiros 30 dias, a rama vai se enraizar e desenvolver, crescendo de modo que, depois desse período, você terá que acrescentar mais terra.
Lembre-se de que não é indicado cobrir a rama por completo. Assim, depois disso, você deve esperar de 90 a 120 dias para realizar a colheita da batata-doce por completo.
Caso você more em um lugar que tenha bons índices de chuvas, não precisa se preocupar com a irrigação da batata-doce. Agora, se houver alguns períodos de seca, lembre-se de que o solo sempre deve estar úmido para o legume crescer.
Também é uma boa ideia usar fertilizando quando cultivar a batata-doce. Para escolher o melhor, vale destacar que essa planta exige alguns minerais específicos: potássio, nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio.
Depois de deixar a planta crescer, o próximo e último passo é realizar a colheita. Para isso, você deve retirar apenas as batatas e colocar as ramas no vaso para iniciar um novo ciclo.
Esse processo dura alguns meses, por isso não tenha pressa na hora de plantar batata-doce em vaso. Siga todos os passos que mencionamos acima para aproveitar várias colheitas desse legume.
Para finalizar, o que acha de conhecer os vários tipos de batata-doce? Talvez você não saiba, mas existem várias espécies para experimentar e se desafiar em cada plantação. Veja as mais comuns:
Conhecia algum desses nomes? Se não, essa é a sua oportunidade de plantar várias dessas mudas em seu jardim. Assim, todo dia, você terá um ingrediente diferente na mesa do jantar.
Nós te ajudamos a encontrar os materiais certos para plantar batata-doce em vaso! No site da Petz, você encontra diversos produtos de qualidade para dar o pontapé inicial na sua horta. O mais interessante é que você não precisa sair de casa para aproveitar as nossas ofertas. Venha conferir!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…