A peperômia é uma planta muito famosa e adorada pela facilidade com que é cultivada, sendo indicada para iniciantes em jardinagem ou pessoas com pouco tempo, pois requer pouca manutenção. Porém, será que a peperômia gosta de sol?
A peperômia é uma planta da família Piperaceae, cujo nome científico é Peperomia sp. Há mais de 1.000 gêneros que variam muito na aparência, principalmente nas folhas.
Ela é herbácea, ou seja, não tem tecidos lenhosos (caule ou galhos) acima do solo. A folhagem é densa e muito atrativa no mundo todo como ornamento, principalmente de ambientes interiores.
As folhas são o principal atrativo: carnudas e com nervuras profundas, que ficam em baixo-relevo, sustentadas por um pecíolo, uma estrutura que atua como galhos. Ainda não falamos se a peperômia gosta de sol, mas logo você vai descobrir!
As flores também merecem destaque, pois são pequenas, graciosas e aparecem por várias vezes ao ano, dependendo se a planta é bem adubada e recebe as regas corretamente.
Por ser uma planta que não é tóxica para humanos ou animais, pode ser cultivada em casas com crianças, cães e gatos, sem causar transtornos. Em breve, você vai descobrir se a peperômia gosta de sol. Continue acompanhando a leitura!
A peperômia é versátil e pode ser cultivada em vasos, floreiras ou jardins, sob a copa de árvores. Caso seja plantada em vasos ou floreiras, o importante é que a camada de drenagem seja feita para evitar que as raízes fiquem encharcadas e apodreçam, matando a planta.
Outra dica relevante de como cuidar de peperômia é o tamanho do vaso. Conforme a peperômia cresce, é preciso que o recipiente acompanhe o desenvolvimento, ou seja, troque o vaso sempre que for necessário para a planta não morrer.
Caso você queira ter a peperômia em vaso suspenso, para criar o efeito de cascata, basta seguir as mesmas dicas de plantio em vasos acima e deixar sua plantinha crescer livremente.
Agora, é a hora de responder se a peperômia gosta de sol. Essa verdinha se desenvolve muito bem em luminosidades que fariam outras não crescerem. Ela prefere locais com meia-sombra ou sombra.
Para o bom cultivo de peperômia, não deixe a planta sob o sol direto! Caso contrário, as folhas podem ficar com as pontas pretas ou totalmente amareladas devido a queimaduras por excesso de sol.
Existe uma exceção para essa regra sobre a luminosidade. As peperômias do tipo variegata precisam de um pouco mais de luz que as outras variedades para manter as folhas esbranquiçadas saudáveis.
Não existe uma regra absoluta para a quantidade de água que a peperômia precisa, pois ela retém água naturalmente nas folhas. Sendo assim, verificar se o substrato da plantinha está pouco úmido ou quase seco é a melhor dica de como regar peperômia.
Se você notar que as folhas estão caindo ou ficando melecadas, é muito provável que a causa seja excesso de água. Nesse caso, substitua imediatamente o substrato da planta por outro seco para tentar salvá-la.
Uma característica importante sobre a peperômia é que os ramos são individuais e não compartilham as regas. Por isso, não regue só o centro do substrato, mas ele todo, garantindo que toda a plantinha receba a água que precisa.
É muito fácil fazer mudas da peperômia. Prepare um vaso com uma boa drenagem e terra adubada úmida. Finque um ramo de cerca de 15 cm com folha na terra. Em pouco tempo, você terá uma nova planta.
Também é possível fazer mudas a partir de touceiras da planta. Para tanto, retire a planta do vaso e remova o excesso de terra. Parta a planta nessa parte da touceira e plante em um novo vaso. Essa forma de fazer mudas requer um pouco mais de experiência.
Como dissemos, a peperômia não é uma planta muito exigente, mas é claro que fica mais bonita e saudável se receber uma boa dose de adubo. Portanto, use compostos orgânicos, como húmus de minhoca, ou químicos, como o NPK, a cada dois meses.
A peperômia é uma planta que não precisa de podas, mas da retirada de folhas mortas ou doentes. Retire aquelas que apresentarem coloração escura ou marrom. Como não é uma planta que atrai pragas, o cuidado é ainda mais fácil!
As vantagens de ter a peperômia em casa são muitas: ela ocupa pouco espaço, tem crescimento rápido, é de cultivo fácil e não dá trabalho. Como você já sabe se a peperômia gosta de sol ou sombra, fica ainda mais fácil decidir tê-la em casa.
Gostou de saber se a peperômia gosta de sol? Agora que você já sabe como cuidar dessa linda e resistente plantinha, visite uma das lojas da Petz para encontrar vasos, adubos e tudo que você precisa para ela!
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O Natal é uma das épocas mais especiais do…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet O fim de ano é uma época de celebração,…
Para quem está pensando em ter um pet de estimação exótico e, ao mesmo tempo,…
A infecção urinária em gatos é um problema de saúde muito comum nos felinos de…
Afinal, qual é a melhor opção de alimentação: ração ou comida caseira para cachorro? Essa…
É muito comum associar problemas no rim aos felinos, não é mesmo? Mas a verdade…