Categories: Plantas

Paisagismo: saiba tudo sobre essa tendência!

É bem provável que todo mundo admire uma bela paisagem em algum momento da vida! Não há nada como a natureza para proporcionar belos momentos. Certos lugares impressionam devido ao paisagismo, que deixa o ambiente harmonioso.

Ao contrário do que muitos pensam, paisagismo e jardinagem são coisas diferentes. O paisagismo visa à relação entre as pessoas e as plantas, utilizando o conhecimento em arquitetura para elaborar os melhores cenários. A jardinagem se empenha em favorecer o cultivo das plantas.

Quais são os objetivos do paisagismo?

O paisagismo é uma técnica que tem por objetivo otimizar os ambientes, aproveitando os espaços de forma planejada, além de preservar a natureza local e o ar livre.

Além de deixar o ambiente mais organizado e bonito, o paisagismo torna as paisagens funcionais e confortáveis, usando diferentes tipos de plantas, cores, pedras e materiais, sempre de forma equilibrada.

Parques, ruas, jardins, casas e escritórios podem ser incrementados com técnicas de paisagismo. De acordo com a região em que o paisagismo é aplicado, ele recebe diferentes classificações.

Paisagismo urbano

O paisagismo urbano ganha mais espaço a cada ano. A urbanização das cidades pode acarretar destruição de áreas verdes, devido à construção de casas e prédios, consequentemente, aumentando a poluição.

Para melhorar a qualidade do ar e da vida da população, o paisagismo urbano surge trazendo mais contato com a natureza.

Áreas de convívio social e recreação, como praças de entretenimento, alimentação e fachadas de prédios, podem receber diversas árvores e plantas adequadas, assim como outros artigos que incrementam a decoração de forma harmoniosa.

Já foi comprovado que a introdução do paisagismo urbano diminui o estresse da população, alivia os sintomas de doenças respiratórias relacionadas à má qualidade do ar e reduz o barulho dos grandes centros urbanos.

Paisagismo rural

Como o cenário agrícola já é naturalmente arborizado, o paisagismo rural tem o intuito de conscientizar e preservar o meio ambiente. O paisagista oferece ideias para os moradores proporcionarem mais bem-estar.

Alguns exemplos da aplicação do paisagismo na zona rural são a colocação de redes de descanso em varandas construídas para socializar, o planejamento de hortas e cisternas para armazenamento da água da chuva.

O paisagismo rural é muito utilizado em hotéis, fazendas e parques ecológicos para atrair mais clientes. Quando bem aplicada, essa técnica só ressalta a beleza natural já existente no local.

Paisagismo residencial

O paisagismo residencial é aplicado em casas, escritórios e todos os ambientes internos, como jardins de inverno, terraços e sacadas. Ele gera um ambiente leve, com plantas que trazem vida, cores e cheiros, exaltando as sensações boas.

Como pôr o paisagismo em prática?

As técnicas de paisagismo variam segundo o local, mas algumas servem para qualquer ambiente. Com um pouco de dedicação e estudo da área a ser decorada, é possível criar uma paisagem bonita. Porém, se necessita de uma estrutura mais elaborada, vale contratar um paisagista profissional.

Aposte nas plantas

Quando se fala em paisagismo, as plantas são lembradas logo. Para o jardim externo ou as áreas internas espaçosas, as apostas são plantas e vasos grandes. É necessário escolher o tipo ideal, levando em conta cuidados com a luminosidade e a incidência de chuva, por exemplo.

No jardim, as plantas podem ser cultivadas diretamente na terra. Se a opção for o cultivo em vaso, escolha a cor e o material pensando na decoração do ambiente. Em casas pequenas ou sem área externa, é possível optar por plantas decorativas ou hortas verticais.

Utilize pedras

As plantas para paisagismo podem ser rodeadas por pedras de diferentes cores e tamanhos. Tanto no jardim quanto no vaso, colocá-las em cima da terra pode trazer um clima inovador.

Ainda no sentido que o paisagismo busca integrar as pessoas com o meio ambiente, fazer caminhos de pedras no jardim é um convite para caminhar por todos os lados sem pisar na grama e nas flores.

Adquira móveis para jardim

É lindo observar um jardim, mas se a família puder usufruir desse ambiente, é ainda melhor. Por isso, tente incluir cadeiras, bancos e mesas nesse espaço. Desse modo, ele se transforma em uma incrível área de lazer para refeições e brincadeiras, com aquele ar fresco que só as plantas proporcionam.

Capriche na iluminação

A iluminação ideal enaltece os jardins de inverno e as áreas externas. A escolha do tipo de luz varia conforme o estilo. Geralmente, esse recurso é usado nos caminhos de pedras próximos às flores ou diretamente em um vaso específico. Lâmpadas de LED são mais indicadas para não aquecer as plantas.

O paisagismo contribui de diferentes maneiras para melhorar a qualidade de vida das pessoas, na saúde ou na beleza do ambiente. No blog da Petz, você encontra mais informações para aplicar essa técnica no seu lar ou no seu trabalho.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

8 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

3 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago