Com a chegada da primavera, as flores chamam a atenção dos amantes de plantas. Entre elas, a mais popular é a orquídea. Porém, saiba que não são todos os tipos que florescem e se destacam nessa estação do ano. Por isso, existe uma lista com as orquídeas da primavera que você precisa conhecer!
Para não errar na escolha da flor e manter o seu jardim bem bonito, o que acha de conhecer quais são as espécies de orquídeas da primavera? Não se preocupe, pois elas não vão deixar a desejar em beleza e praticidade na hora do cultivo.
Coloridas e delicadas, essas flores são populares. Afinal, não há como não amá-las, não é mesmo? Por isso, caso esteja curioso sobre quais são as orquídeas da primavera e como cultivá-las, você encontrou o conteúdo certo! Dê uma olhadinha no que temos a dizer abaixo.
Se você está com medo das orquídeas dessa estação não serem nada do que imaginou, não precisa se preocupar! Isso porque, na lista a seguir, é possível encontrar flores pequenas ou grandes de diversas cores. Em outras palavras, não vão faltar opções para levar um charme todo especial até sua casa. Confira.
Também chamada de orquídea-coco, a Maxillaria tenuifolia possui a estranha e encantadora característica de exalar cheiro de coco. É muito interessante ter uma flor linda com um aroma todo especial, não é mesmo?
A orquídea-coco possui cores vivas e pintas nas pétalas que oferecem uma aparência de “selvagem”. Além disso, como é uma flor tropical, essa planta é uma das orquídeas da primavera, pois desabrocha na estação, chegando até 0,9 m de altura.
Se você achou a orquídea-coco encantadora, mas colorida demais, talvez goste da Laelia purpurata var, popularmente conhecida como cárnea-cereja. Isso porque as pétalas dela são longas e brancas. Porém, a parte interna possui um leve tom rosado.
Contudo, mesmo que ela seja uma das orquídeas que florescem em setembro, lembre-se: ao adquirir uma muda ainda jovem, é preciso cultivá-la durante dois anos, pelo menos. Assim, somente após esse período ela vai apresentar todo o esplendor na primavera.
Caso você queira uma orquídea de fácil cultivo, o que acha da Miltonia flavescens? Essa é uma planta que consegue sobreviver em lugares bem ensolarados, diferentemente da maioria das orquídeas de primavera.
As pétalas dela possuem tons de amarelo esmaecido. Ao centro, encontra-se o tesouro: o labelo branco com várias pintinhas em vermelho. Você vai se encantar com a delicadeza dessa planta.
Para finalizar a lista, o que acha de cuidar das orquídeas coloridas? Isso é possível com a Ionopsis utricularioides. Ela possui flores arroxeadas com pétalas pequenas, diferentemente das opções que já citamos.
A floração dela é curta (20 dias). Então, aproveite muito! Durante a primavera e o outono, a flor pode medir 1,2 cm de diâmetro e as hastes até 80 cm, em média. Porém, lembre-se de que ela gosta de ficar em galhos de árvores e arbustos para deixar as raízes bem expostas. Por isso, é essencial reservar um lugar especial para plantá-la.
Agora, você já conhece alguns tipos de orquídeas para a primavera e pode começar o plantio. Porém, sabia que existem alguns cuidados extras na mudança de estação? Vamos ajudar você a entender melhor a seguir.
Com a chegada da primavera, os raios solares aumentam. Por isso, é preciso se precaver e evitar a queimadura das folhas ao cultivar orquídeas. Assim, uma dica é usar uma tela de sombreamento: o sombrite.
Cada orquídea possui uma tolerância diferente, é claro. Por isso, é aconselhável conhecer melhor a espécie antes de ajustar a quantidade de sol que vai entrar pela tela. Em geral, principalmente no caso das orquídeas epífitas, é recomendado 50% de sombreamento.
A quantidade de vezes que você rega a sua flor também precisa mudar com a primavera. Afinal, durante o inverno, devido às baixas temperaturas, é necessário menos água. Contudo, com o calor, a irrigação precisa ocorrer mais vezes.
Se você estiver em dúvida sobre a frequência, verifique a umidade do solo todos os dias. Quanto ele está seco, significa que já passou da hora de colocar água para a flor. Assim, fique atento!
No período de dormência das orquídeas, quando elas estão floridas, não é preciso (ou comum) colocar adubo. Porém, durante o outono, isso é mais que indicado: é necessário!
Com esse tipo de cuidado, você vai perceber facilmente o surgimento de novos brotos na sua orquídea. Contudo, tenha atenção com a quantidade. Assim, é possível evitar exageros.
Agora que você já está mais informado sobre as orquídeas da primavera, que tal encontrar as ferramentas ideais para começar o plantio? No site da Petz, existe tudo isso e mais um pouco! Confira!
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…