Se você está pensando em investir no ramo de jardinagem, saiba que o primeiro passo é aprender o que é terra adubada. Afinal de contas, esse é um dos itens básicos para garantir o desenvolvimento saudável de flores, vegetais, legumes e muito mais. Mas você sabe por quê?
Para descobrir isso e muito mais sobre os segredos desse ramo, primeiro é preciso entender o que é terra adubada e as suas diferenças com outros tipos de solos. Descobrindo isso, você estará pronto para dar o pontapé inicial e começar a mexer com terra.
Mas não se preocupe que podemos te ajudar! Se você já ouviu falar que terra adubada para jardim é o melhor que há, mas quer entender mais antes de seguir esse conselho, não deixe de ler o conteúdo abaixo. A seguir, te explicamos mais sobre esse tipo de solo e por que tantos amantes de jardinagem o adoram. Veja.
De forma simples, podemos classificar a terra adubada como um tipo de mistura de terra vegetal com adubo. É um mix de substâncias que tende a trazer benefícios às plantas, já que retém muito a água, ajudando a umedecer as raízes e nutrindo-as durante seu desenvolvimento.
Viu como entender o que é terra adubada é bem simples? É simplesmente uma terra com adubo. Porém, não podemos subestimar a sua importância para o desenvolvimento das plantas. Por isso, a seguir, separamos algumas vantagens de utilizar esse tipo de produto. Dê uma olhada e entenda.
Como começamos a dizer anteriormente, a terra adubada ajuda a reter água, o que auxilia na nutrição das raízes das plantas. Mas não é só isso! Quando falamos que seu uso traz vantagens ao desenvolvimento das flores, por exemplo, é porque ele é:
Além disso, você ainda encontra terra com adubo orgânico e inorgânico. Assim, é possível escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades e às da sua horta.
Quando falamos sobre esse tipo de produto, é comum uma dúvida vir à mente: “Qual é a diferença entre terra adubada e substrato?”. Isso porque “terra” e “substrato” são termos que muitas vezes são usados como sinônimos, mas não é bem assim. Por isso, vamos começar com algumas classificações!
O substrato, também chamado de “terra preparada”, é um produto usado para deixar as plantas e as suas raízes em um lugar. Assim, garante que elas não se movam.
Agora, quando nos referimos à terra adubada, esse é um tipo de material que fornece alguns nutrientes necessários às plantas e flores, mantendo-as saudáveis. Afinal de contas, algumas vezes, esses nutrientes estão em falta, e o adubo dá esse suporte.
Você consegue encontrar várias opções no mercado, tanto de substratos quanto de terras adubadas. No caso deste, é possível optar por alternativas orgânicas e inorgânicas, por exemplo.
Por reter mais água e “reforçar” nutrientes, a terra adubada é mais indicada para alguns tipos de plantas. É claro que pode ser usada em grande parte, mas, em geral, são mais usadas em:
Assim, se você estiver planejando plantar uma dessas plantas no jardim da sua casa, coloque a terra adubada na lista de compras, pois irá precisar. Afinal de contas, ela trará os nutrientes certos para garantir um desenvolvimento saudável e mais rápido à planta.
Seja no cultivo ou na manutenção das plantas, a terra adubada é essencial, mas você sabe como comprar a composição ideal? Em geral, ela deve ter terra vegetal com esterco. Além disso, deve ser esterilizada e sem cheiro.
Esses são somente alguns pontos que deve-se levar em consideração na hora da compra. Quando for adquirir um saco de terra adubada, vale fazer uma pesquisa e levantar a origem do produto. Afinal você estará usando em sua plantação.
Além disso, saiba que, se preferir, é possível comprar sacos de diversos tamanhos. Inclusive, existem fornecedores que vendem a terra adubada de 20 kg, o que ajuda se você estiver planejando fazer uma grande área verde na sua casa, não é mesmo?
Agora que você já sabe o que é terra adubada e a sua diferença com outros tipos de produtos, já vai começar o seu plantio? Se sim, não deixe de contar com a gente! Além do nosso blog, acesse o site da Petz e confira o nosso catálogo. Lá você encontra vários artigos de jardinagem para se divertir enquanto cultiva flores e outras plantas. Venha conferir.
O cão é curioso por natureza, e isso vem da ancestralidade: um traço que deixa…
Assim como os seres humanos, os pets também sofrem de desconfortos de todos os tipos.…
Se você chegou até este artigo é porque ama seu amigo de patas. Porém, muitas…
Quem já teve um pet com Giárdia sabe que, além de prejudicar o pet, ela…
Esse pequeno cachorro é bastante peludo, por isso, seus tutores realizam vários tipos de tosa,…
Um pet com sarna é um problema que o tutor não quer nem imaginar. Apesar…