Se você adora cultivar plantas em casa, vai adorar descobrir o que é húmus de minhoca! Afinal, ele é um aliado para deixar as verdinhas mais saudáveis e fortes. Esse material é prático, fácil de aplicar, barato e de fácil acesso. Além disso, é natural e não agride o meio ambiente.
Se você souber usar o húmus de minhoca corretamente, as plantas ficarão ainda mais exuberantes. Então, que tal finalmente entender o que é essa substância? Continue lendo para descobrir!
Húmus, de uma maneira geral, é todo material proveniente da fermentação de qualquer matéria orgânica, seja de origem animal ou vegetal. Alguns exemplos são folhas, insetos ou excrementos de animais. Quando ocorre a decomposição dessas substâncias, elas se tornam húmus.
Seguindo esse raciocínio, o húmus de minhoca é um adubo produzido a partir de restos de matéria orgânica (excremento) da própria minhoca que serve para nutrir e corrigir deficiências do solo em que a verdinha está plantada.
Esse adubo orgânico e sustentável tem tantas propriedades porque a minhoca vive na terra e se alimenta de restos de outras matérias orgânicas (vegetal e animal). Quando ela defeca, os nutrientes são depositados ao solo, enriquecendo-o com sais minerais essenciais para a saúde das plantas.
A planta que é adubada com húmus de minhoca recebe nutrição de qualidade e se fortalece, evitando algumas doenças. O húmus também ajuda a reter mais água no solo, o que previne que a terra fique muito seca. Assim, a plantinha pode ter mais água disponível, o que facilita a absorção dos nutrientes do húmus, tais como:
Além dos nutrientes disponíveis, o adubo de minhoca também regula e compete com microrganismos maléficos, impedindo que cresçam na terra e evitando que substâncias tóxicas penetrem na planta, mantendo-a saudável.
Após a passagem pelo intestino da minhoca e transformação dos resíduos, o húmus liberado tem um aspecto característico, sendo bastante escuro, semelhante ao pó de café e com cheiro de terra.
Todas as plantas podem se beneficiar do húmus de minhoca, já que é um adubo natural, nutritivo e fertilizante. Porém, as plantas que estão em vasos são as que mais necessitam de adubo.
Na natureza, as plantas estão inseridas em um ecossistema que, na maioria das vezes, é capaz de absorver os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Já em um vaso, a captação dessas substâncias é limitada, por isso, é importante estar sempre corrigindo e fortificando o solo.
Dessa forma, utiliza-se húmus para plantas de interior, de gramado, hortaliças, frutíferas… Todas elas podem, sim, receber húmus de minhoca. Desde árvores de grande porte até as suculentas se tornam mais vigorosas após a aplicação do material.
A aplicação do húmus é bem simples. Esse produto pode ser comprado em lojas de agropecuária e jardinagem. No entanto, é necessário calcular a quantidade de acordo com o tamanho da planta e do vaso.
Vasos pequenos devem receber de 100 a 200 g na terra de plantio, adicionando duas colheres de húmus a cada 30 dias. Para vasos médios, adiciona-se 500 g, complementando com 150 g a cada seis meses. Já em vasos grandes, adiciona-se 700 g e complementa-se com 500 g de húmus a cada seis meses.
Essa é uma estimativa geral da necessidade das plantas, mas isso pode variar de acordo com a qualidade do solo, temperatura e umidade onde a verdinha se encontra.
O húmus tem valor acessível quando comprado pronto, mas você também pode ter um só seu em casa. Para isso, não precisa de muito espaço nem gerar muita sujeira. É necessário ter uma caixa com boa drenagem de água, restos vegetais, e adicionar terra não compactada e minhocas.
Basta colocar um pedaço de fruta na superfície da terra. As minhocas se alimentarão e, em 30 dias, a matéria orgânica terá se transformado em húmus pronto para adubar as plantas. A água drenada também é rica em nutrientes e serve para irrigar a terra a cada 15 dias.
A minhoca mais utilizada para esse fim é a vermelha-da-califórnia (Eisenia foetida). Essa espécie é recomendada, pois, além de transformar quase 60% da matéria orgânica consumida em húmus, come rapidamente, em grande quantidade, e se desenvolve bem.
Quando se tem uma minhocultura caseira ou vermicompostagem, além de deixar as plantas mais bonitas, verdes, floridas e sem pragas, reduz-se a quantidade de lixo que seria destinado a aterros sanitários, contribuindo com o meio ambiente. Interessante, não é mesmo?
Quando se utiliza adubo orgânico ou húmus de minhoca, é comum encontrar algumas minhocas fora do vaso. Isso geralmente acontece quando o ambiente não está favorável para o animal, com umidade elevada ou muito baixa e solo compactado. Com algumas correções, as minhocas evitam sair da terra.
Agora você já sabe o que é humus de minhoca e está pronto para adubar suas verdinhas com esse produto natural! Acesse o site da Petz e confira tudo que precisa para manter suas plantas saudáveis e bonitas!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…