A cochonilha é uma praga que assombra plantas, podendo deixá-las fracas ou até exterminá-las por completo. Pode ser chamada de inseto, praga, inimiga das plantas, etc. Ela é uma das pragas mais prejudiciais às plantas, seja no jardim, seja em vasos internos. O que é cochonilha? Veja mais a seguir!
A cochonilha trata-se de um inseto que não mede mais que 3,5 milímetros, tem corpo ovalado e geralmente é coberto por uma substância cerosa branca, cinza ou marrom, que pode dar a aparência de uma pequena concha ou algodão, dependendo da espécie.
A cochonilha se fixa nas plantas e usa sua boca para perfurar a casca e se alimentar da seiva, sugando os nutrientes, enfraquecendo assim a planta e tornando-a suscetível a doenças e outras pragas.
Além do dano físico causado pela alimentação, essa praga também pode secretar uma substância açucarada chamada “melada”, que atrai formigas e favorece o crescimento de fungos nocivos. Isso pode agravar ainda mais os problemas para as plantas infestadas.
A coloração da cochonilha nas plantas varia bastante e pode ser marrom, verde ou preta, o que costuma dificultar a identificação dessa praga. Às vezes, o bicho aparece com um tom avermelhado ou branco, o que acaba facilitando, porque você pode avistá-lo como algo parecido com bolinhas de algodão na folha.
Quando for assim, vale olhar mais de perto e analisar como está o estado de saúde da planta. Em geral, a ação desta praga tem início com um tom lustroso às folhas, como se elas estivessem encerradas, por causa daquele líquido que ela libera. Depois, a planta começa a perder vigor, a começar pelas folhas, que ficam quebradiças e sem vida, com feridas enegrecidas e partes secas.
A cochonilha branca é um dos tipos de cochonilha mais comum da espécie, encontrada tanto em jardins quanto em grandes plantações. Esse tipo passa por 3 fases: ovo, larva e adulto. Inicialmente, a fase do ovo é a de maior movimentação, visto que é nela que a praga mais se espalha.
Ela costuma ficar na parte de baixo das folhas e dos brotos e constantemente produz uma substância pegajosa. Essa substância faz com que as folhas aparentem estar com cera na cobertura, e atrai formigas doceiras. A presença desse tipo de cochonilha enfraquece e murcha a planta com facilidade e, consequentemente, também retira os nutrientes.
Existe também a cochonilha preta, assim como o tipo anterior, essa praga tem potencial de retirar todos os nutrientes de uma planta e, em seguida, costuma sugar toda a seiva bruta, dessa forma a plantação pode ficar sem proteínas, que são essenciais na fase de desenvolvimento.
Além disso, esse fenômeno impede que a planta produza fotossíntese, o que pode levar a planta à morte rapidamente. A cochonilha preta é de fácil identificação, devido à coloração escura, ela fica nítida na planta.
Já a cochonilha de carapaça é de coloração castanho-amarelada e aparece em todas as partes da planta: folhas, raízes, pétalas. Ela é facilmente disseminada em plantações devido à proximidade das plantas e também por causa das correntes de vento.
A cochonilha corante é uma variedade que produz um extrato vermelho intenso que pode ser extraído e usado como corante, ele é usado principalmente para dar coloração às comidas.
Esse tipo tem um ciclo de vida de 102 a 180 dias, ou seja, ela demora para se estabelecer na planta. Cabe destacar também que se trata de uma cochonilha perigosa, visto que cada fêmea dessa espécie pode depositar mais de 500 ovos de uma vez só.
Por fim a cochonilha-rosada, esse tipo é o que tem menos ocorrência no Brasil, mas o que ataca plantas de extrema importância para a agricultura brasileira, como café, milho, feijão, uva, entre outros. Por isso, é preciso estar bem atento a ela. Mas, essas não são todas as espécies de cochonilhas, somente as principais.
Quase todos os tipos de cochonilha agem tirando o vigor das plantas. De início, pode ser que elas percam as folhas, em seguida, podem ficar quebradiças, com feridas e partes secas.
Por se tratar de uma praga sugadora, muitos dos danos e sintomas são relativos à sucção da seiva das plantas, o que ocasiona: deficiência na formação de folhas e frutos, amarelamento e redução fotossintética, secreção de uma substância doce, que atrapalha na respiração e transpiração das plantas, transmissão de doenças, especialmente vírus, demora no início da produção, queda de flores, queda das produções e ocorrência de toxinas nas plantas.
A identificação desse tipo de praga para jardim é simples! Se você notar muitos destes sintomas nas plantas, possivelmente é a cochonilha que está em ação.
Como eliminar cochonilha? Essa praga é de fácil eliminação, se detectada a tempo. Ela pode ser eliminada tanto com produtos caseiros quanto com produtos químicos, mas antes de fazer a escolha do melhor meio para eliminá-la é melhor você analisar a proporção e o quanto a sua plantação está afetada pela cochonilha.
Os inseticidas caseiros são recomendados para os ataques de menor proporção, quando a cochonilha já se alastrou os produtos químicos terão melhor ação no controle dessa praga.
E como evitar cochonilha? Em muitos casos a cochonilha pode ser evitada, pois alguns fatores como o solo ou substrato inadequado, pouca luz, falta ou excesso de água, ausência de nutrientes ou muita adubação e ausência de predadores naturais propiciam o ataque da cochonilha.
É importante fazer uma fiscalização semanal, verificar se as plantas estão em boas condições para o seu desenvolvimento, fazer podas frequentes e nutrir a plantação com adubos. Se você está com esse problema na sua plantação dê uma olhadinha no site da Petz, você encontrará os produtos adequados para prevenir e manter as suas plantinhas saudáveis, bem desenvolvidas e longe de pragas.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…