Você pode criar um jardim de plantas na sua casa, mesmo que tenha pouco espaço disponível ou more em apartamento. Isso porque há algumas espécies que se adaptam muito bem a esses ambientes.
Por outro lado, com a correria do dia a dia, grande parte das pessoas não consegue disponibilizar muito tempo para cuidar das plantas. A boa notícia é que há espécies que precisam de cuidados mínimos.
Pensando nisso, selecionamos as melhores escolhas de plantas para jardim caseiro e separamos algumas dicas sobre como cultivá-las. Prossiga com a leitura e saiba mais!
Uma boa escolha para áreas abertas são as plantas para jardim resistentes ao sol. Elas ficam lindas com exposição contínua e direta à luz solar. Então, caso você tenha um quintal ou uma varanda, considere as espécies abaixo.
Os cactos são plantas que exigem cuidados bem simples, como a irrigação a cada 15 ou 20 dias. Além disso, você encontra eles em tamanhos menores facilmente, o que pode ser interessante para um jardim de plantas em casa.
As suculentas exigem cuidados parecidos com os cactos, já que ambos conseguem armazenar água nas folhas. Por isso, elas são perfeitas para quem busca criar um jardim ornamentado.
Existem inúmeras espécies de suculentas, algumas mais coloridas do que as outras. Ao lado dos cactos, elas podem deixar o seu jardim muito lindo e fácil de cuidar!
Para quem tem mais espaço em casa e quer criar um jardim de plantas, a yucca é uma ótima opção. Isso porque ela é uma espécie que cresce em arbusto, podendo ser cultivada tanto nos vasos quanto no solo.
Ela se adapta facilmente à variação de temperatura e tem boa resistência ao sol. O solo precisa ser mantido seco. Por isso, as regas devem ser controladas. Uma dica é cultivá-la em vasos suspensos.
As plantas para jardim de inverno são ideais para quem vive em apartamentos e lugares mais fechados. Isso porque, tal como o próprio nome sugere, elas se adaptam bem aos locais com pouca iluminação solar. A seguir, confira algumas sugestões.
A bromélia é uma opção bem tropical, resistente às diversas condições climáticas. Ela também possui um cultivo bem simples. Embora esse tipo de planta não exija muita luz solar, é preciso mantê-la em um local úmido.
A samambaia é uma planta incrível e exuberante, ideal para quem quer criar um jardim de plantas em casa. Ela costuma se desenvolver bem em ambientes úmidos e arejados, sem a incidência direta de luz solar.
Também é perfeita para o cultivo em varandas, jardim de inverno e locais que tenham sombras. Quanto à rega, o ideal é que ela seja feita somente quando o solo estiver seco.
Essa é uma planta com nome curioso, que se destaca pela exuberância das folhas. Para a criação de um jardim de inverno, ela é ideal, já que não gosta de sol direto e prefere ambientes com bastante sombra.
O cultivo pode ser feito nos vasos ou no solo. A rega deve ser realizada até três vezes na semana ou sempre que a terra estiver seca. É possível que você conheça a pacová como “babosa-de-pau” ou “babosa-de-árvore”.
Que tal acrescentar flores para jardim? Com diferentes tonalidades e formatos, elas colorem esse cantinho especial e tornam o seu lar ainda mais especial. Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos algumas espécies de fácil cultivo, confira.
A orquídea-bambu é um tipo de planta que pode ser cultivada nos recipientes ou no solo, diretamente. Embora o porte seja considerado pequeno, ela requer um pouco mais de espaço, pois costuma crescer verticalmente.
A floração ocorre durante todo o ano, e ela não costuma sofrer impactos frente às mudanças climáticas. No entanto, necessita de iluminação direta e solo úmido. Por isso, requer regas frequentes, sempre que a terra estiver seca.
A primavera é uma espécie de flor que tem a cara da estação e merece o nome que possui. As cores são vívidas e ela pode ser cultivada em diversos climas. Referente ao cultivo, ele pode ser feito em vasos ou canteiros.
Facilmente adaptável, a flor primavera gosta de sol, mas se adapta a climas mais frios ou chuvosos. A floração ocorre justamente na primavera, e ela requer cuidados com a poda.
Com um formato divertido, que remete a um beijo, essa flor possui fácil adaptação a diferentes climas. Inclusive, ela é resistente a geadas. A floração ocorre durante todo o ano, o que pode ser interessante para manter o seu jardim de plantas sempre colorido.
No entanto, nas épocas de chuvas mais frequentes, fique atento para manter o solo com boa drenagem e evitar que ele fique encharcado, causando danos às raízes. As pedras são uma saída interessante para escoar a água, no caso dos vasos.
Você gostou das nossas ideias para criar o seu jardim de plantas? Então, não deixe de acessar o blog da Petz! Nele, estão diversos conteúdos sobre jardinagem e dicas que te ajudam a cuidar das suas verdinhas. Acesse-o e acompanhe as novidades!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…