Plantas

É possível fazer um jardim com ervas em casa!

Para uma casa bem cheirosa, você pode inovar e criar um jardim com ervas. Além de fazer um espaço verde no seu lar, onde sempre terá ingredientes frescos à mão na hora de cozinhar, os aromas são incríveis e vão transformar o seu dia a dia.

É uma maneira simples de fugir do tradicional jardim de flores, que mesmo que traga um perfume delicioso, é comum. Por outro lado, você não é todo mundo que quer aprender como fazer um jardim de ervas em casa, por exemplo.

Alecrim, hortelã, citronela, tomilho e orégano são algumas opções que você pode cultivar no jardim com ervas. O que acha de sempre tê-las à sua disposição? A seguir, o blog da Petz conta como fazer isso na sua casa!

Por onde começar o preparo do jardim?

Ter um jardim de ervas é uma ideia interessante para quem gosta de plantas. Afinal, é fácil de cultivar e cuidar, além de deixar o ambiente cheiroso. Você sabe por onde começar o seu jardim? Logo abaixo, estão algumas dicas.

Escolha do local

O primeiro passo é escolher o que você prefere: um jardim vertical de ervas ou suspenso.

O ideal é que o jardim seja feito em um canteiro. Por isso, se tiver um quintal, já comece a procurar um canto para começar o cultivo. Agora, se não tiver muito espaço, pode escolher alguns vasos e procurar algumas ervas pequenas para a sua casa.

Lembre-se que as ervas adoram lugares bem iluminados e que precisam receber, pelo menos, quatro horas de luz do sol direto por dia. Assim, se elas estiverem em vasos, devem ficar para fora um tempinho. A seguir, veja como preparar os canteiros e os vasos.

Vasos

Vai usar vasos para criar o seu jardim com ervas? É preciso ter alguns cuidados, como não plantar diferentes ervas de jardim, já que elas não se desenvolvem juntas, pelo contrário, se atacam e morrem.

Outro cuidado é na hora de escolher os vasos. Eles devem ter furos no fundo. Ao colocar as pedras ou a argila, faça uma camada de, aproximadamente, dois centímetros. Depois, é só colocar o substrato, as sementes ou as mudas.

Canteiros

Se estiver fazendo o jardim com ervas em um canteiro e puder escolher, sempre prefira um terreno plano. Logo depois, limpe o lugar, tirando qualquer tipo de torrão ou pedrisco, fazendo um buraco de 30 cm de profundidade.

Para melhorar as condições da terra, coloque um pouco de húmus fertilizante. Depois, é só regar um pouco a terra para ver se ela drena a água com facilidade. Se sim, ela está saudável e pronta para começar a plantação das ervas.

Mudas ou sementes: qual é a melhor opção?

Na verdade, não existe uma resposta certa ou errada. O que influencia é a rapidez nos resultados. Afinal, as mudas já estão no meio do processo de crescimento, por isso as ervas para plantar no jardim irão se desenvolver mais rapidamente.

Quando for escolher quais são as melhores ervas para o seu jardim, pense bem na sua urgência e como quer que a estética fique. Isso influencia muito na hora de pôr os seus planos em prática.

Atenção na escolha das suas ervas

Mesmo sabendo como fazer um jardim com ervas, você sabe quais escolher para o canteiro e para os vasos? Dependendo das condições, as necessidades de cada planta muda. Veja mais sobre isso.

Para vasos

Se estiver pensando em começar um jardim de ervas em vasos, irá precisar de alguns, já que elas não se dão bem juntas.

  • Alecrim: deve receber, pelo menos, 5 horas diárias de sol pleno. A colheita ocorre em 90 dias após o plantio;
  • Camomila: precisa ser cultivada em luz solar direta e pode ser colhida no 3º ou 4º mês de plantio;
  • Hortelã: adora tanto a luz do sol quanto da sombra parcial. A colheita é feita a partir do momento que as folhas estão bem desenvolvidas. Ela pode ser colhida até três vezes por ano.

Além dessas ervas, erva-cidreira, manjerona, tomilho e orégano são muito cheirosas e bem simples de cultivar em vasos. O que acha de tê-las no seu dia a dia?

Para canteiros

Se tiver um canteiro à sua disposição, a lista de plantas pode ser um pouco maior, possibilitando um jardim de ervas aromáticas, como a sálvia e lavanda.

  • Boldo;
  • Capim-limão;
  • Melissa;
  • Losna;
  • Orégano;
  • Cavalinha;
  • Camomila;
  • Hortelã;
  • Alecrim;
  • Tomilho;
  • Citronela;
  • Hissopo;
  • Tomilho.

Gostou de saber como ter um jardim com ervas? No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para colocar esse projeto em prática. Acesse e confira vários produtos de jardinagem.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 hora ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago