As plantas fazem parte da vida de todos, seja nas ruas, nos parques ou dentro de casa. Elas embelezam, proporcionam sentimentos de paz e relaxamento, refrescam e contribuem para o meio ambiente. Entretanto, os fungos em plantas pode virar uma dor de cabeça.
Os cuidados com as plantas vão muito além de regar e colocar ao sol. Para quem quer ter plantas saudáveis, verdinhas e bonitas, é necessário estar atento e observar todas as alterações possíveis. Afinal, plantas também ficam doentes. Confira mais sobre o assunto a seguir.
Os maiores responsáveis por doenças em plantas são os fungos. Isso porque esses microrganismos adoram se desenvolver em ambientes úmidos, como vasos com drenagem ruim, excesso de rega ou outros fatores que contribuem para o aumento de umidade.
Identificar fungos em plantas é uma tarefa fácil, pois apenas observando um pouco mais de perto podemos ver que verdinha está doente. O mais comum é ver uma mancha branca que não sai quando se tenta limpar com a mão ou um pano úmido, por exemplo.
Podemos ver essas manchas brancas, ou até de outras cores, nas folhas, caules e também na terra. Em casos mais avançados, alguns buracos, ressecamento e falta de cor das folhas também são observados.
Existem alguns tipos de fungos nas plantas: alguns colonizam os seres humanos, outros animais, outros o ambiente, outros as plantas, e há aqueles que podem causar doenças em várias espécies ao mesmo tempo. Quando se trata de plantas, algumas espécies são mais comum de serem observadas, como:
Algumas algas microscópicas podem parasitar as plantas dos jardins. Normalmente, elas atacam as raízes e costumam aparecer devido ao excesso de água, luz e matéria orgânica. Para evitá-las, use vasos de cor preta e mantenha as plantas longe de umidade.
Esse fungo cresce em temperaturas entre 13 e 21 ºC (principalmente quando há acúmulo de orvalho em clima seco). No início, ele apresenta coloração esbranquiçada, mas com o passar do tempo, assume tons de cinza ou marrom.
Esse fungo é muito agressivo e acaba apodrecendo a planta do caule até os brotos. Para evitá-lo, é importante manter a umidade do ambiente abaixo de 50%, e de preferência deve-se regar a planta durante o dia e podar as partes secas.
Sem dúvida alguma, esse é um dos fungos mais comuns em plantas. As condições perfeitas para o aparecimento são: altas temperaturas, taxas elevadas de umidade e pouca luz, ou seja, o clima de boa parte do nosso país.
Os primeiros sinais de que a planta está parasitada por esse fungo são manchas brancas sobre as folhas, como farinha polvilhada. O oídio também forma uma “nuvem”, similar a algodão.
Para tratar fungos em plantas, primeiro é preciso saber qual fungo está infestando o vaso ou jardim. Como vimos, cada um cresce em um tipo de ambiente e tem aparências diferentes, e é assim que devem ser identificados para instituir um tratamento mais adequado.
A começar pelas algas, quando perceber esse tipo de fungo na raiz das plantas, aplique uma solução de peróxido de oxigênio (água-oxigenada 1%) ou use extrato de semente de uva. No caso do fungo cinzento, indica-se a utilização de bicarbonato de potássio.
Por fim, se sua planta apresentou sinais de infecção por oídio, o ideal é mantê-la isolada das demais para a infestação não se espalhar. Uma dica como tratar fungo branco nas plantas é usar pó de neem, gergelim ou uma parte de vinagre misturado a duas partes de água.
As soluções caseiras devem ser pulverizadas diretamente na planta, semanal ou quinzenalmente. Em alguns casos, é necessário trocar e higienizar o vaso corretamente com a mesma solução.
As fórmulas caseiras acima citadas são algumas sugestões de como combater fungos em plantas, mas é possível que, em alguns casos, não sejam suficientes para acabar com o problema.
Se achar necessário uma medida mais intensa, busque produtos fungicidas prontos, que atingem os fungos em plantas mais comuns, vendidos em lojas de jardinagem. São produtos mais “fortes”, mas bastante eficientes, porém, se ainda há dúvidas sobre o que fazer quando a planta está com fungos, procure um profissional.
A maneira mais eficiente como evitar fungo nas plantas é controlar adequadamente a umidade da planta. É preciso estar atento à frequência de irrigação para não deixar a terra encharcada.
Um bom sistema de drenagem é fundamental. Muitas vezes, principalmente em dias quentes, a parte de cima da terra pode estar seca, mas o fundo do vaso não, o que aumenta as chances do fungo crescer. Fazer higienização do vaso e retirar os ramos secos também previnem a infestação por fungos.
As plantas com fungos devem ter as folhas prejudicadas retiradas e ficar separadas das demais para evitar contaminação das verdinhas saudáveis. Com esses cuidados, suas plantas devem ficar sempre saudáveis!
O fungo em plantas pode ser evitado, mas também se a verdinha já foi atingida não se desespere, é possível combater esse problema e recuperar a vitalidade da planta! No site da Petz, você encontra outras dicas para cuidar bem do seu jardim! Não deixe de acessar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…