Plantas

Cultive frutíferas em vasos para ter grandes colheitas

Não pense que comer fruta no pé é um luxo exclusivo das fazendas e das casas de campo! Com alguns cuidados simples, é possível ter plantas frutíferas em vasos, nas casas ou até nos apartamentos!

Cultivar frutíferas em vasos é uma saída inteligente e muito prática para quem tem espaço limitado, principalmente em centros urbanos. Além de essas plantas serem uma fonte de alimentos saudáveis, deixam o lar mais bonito e aconchegante. Crie seu pequeno pomar em casa com nossas dicas!

Cuidados com as frutíferas em vasos

Cultivar frutíferas em vasos requer alguns cuidados especiais para garantir o crescimento ideal e o desenvolvimento de frutos saudáveis e de boa qualidade. Desde a escolha do recipiente até a rega na frequência certa, cada plantinha tem seu modo de cultivo mais adequado.

No entanto, é possível generalizar alguns cuidados para a maioria dos tipos de frutíferas. A iluminação adequada, o uso de adubos de forma constante e as regas corretas são fundamentais para o crescimento vigoroso destas verdinhas. Confira:

  • localização e iluminação: coloque os vasos em locais que recebam luz solar direta por pelo menos seis horas por dia. A maioria das frutíferas requer boa exposição solar para um crescimento saudável e produção de frutas;
  • adubação: fertilize as frutíferas em vasos regularmente durante a estação de crescimento com um adubo balanceado, seguindo as instruções da forma de uso recomendadas para cada espécie;
  • escolha do vaso e do substrato adequados: escolha recipientes grandes o suficiente para acomodar todo o sistema radicular da planta. Eles precisam ter furos de drenagem para evitar o acúmulo de água. Use um substrato rico em nutrientes e com boa aeração;
  • rega adequada: mantenha o substrato dos vasos sempre úmido, mas não encharcado. Regue regularmente, verificando a umidade do solo com frequência, especialmente durante períodos quentes e secos;
  • polinização: em ambientes fechados ou em locais com pouca atividade de polinizadores, como abelhas, pode ser necessário polinizar manualmente as flores de algumas frutíferas usando um pincel;
  • poda: realize as podas para controlar o tamanho da planta e promover a formação das frutas;
  • controle de pragas e doenças: fique atento aos sinais de infestações ou problemas, como folhas amareladas, manchas nas frutas ou presença de insetos. É necessário tomar medidas adequadas para controlá-las;
  • proteção contra o frio: se suas plantas frutíferas em vaso forem sensíveis às temperaturas mais baixas, proteja-as durante as estações mais frias do ano. Leve-as para ambientes protegidos ou cubra-os com material isolante.

Espécies frutíferas para ter em vasos

O mundo das árvores frutíferas em vaso é vasto. Existe uma variedade de opções que se adaptam muito bem em espaços reduzidos e que oferecem uma gama enorme de aromas, sabores e cores.

Desde as plantas que dão pequenas frutinhas, como a amora, até as grandes, como a manga, as frutíferas para vaso irão encantar qualquer um que goste de verdinhas. Abaixo, confira algumas espécies para ter em casa.

Jabuticaba

Essa espécie tipicamente brasileira também pode ser plantada em vasos! A jabuticabeira híbrida é a árvore frutífera em vaso mais recomendada para essa forma de cultivo.

Como ela tem porte médio, é recomendado utilizar um vaso de, no mínimo, 50 cm de altura para que a água não se acumule nas raízes. Também é importante adubar a planta com frequência, utilizando adubos prontos. O período de colheita é de agosto a setembro.

Amora

No Brasil, encontramos, principalmente, dois tipos de amoras: a vermelha e a preta. O melhor é que as duas se adaptam bem aos vasos. Para que a planta se desenvolva bem, os recipientes devem ser altos.

Procure um recipiente com, no mínimo, 50 cm. As regas devem ocorrer frequentemente, deixando o solo úmido, sem encharcar. A colheita deve ser feita entre setembro e novembro.

Pitanga

Além de fornecer uma fruta saborosa, a pitangueira é uma espécie resistente, sendo especialmente indicada para jardineiros iniciantes. Na natureza, a árvore atinge grandes alturas, mas é possível controlar o crescimento da planta cultivada em vaso.

Basta escolher um recipiente de, no mínimo, 50 cm para as mudas dessa frutífera para vaso. Realize podas de forma que a verdinha não fique tão alta, certo? A colheita ocorre entre maio e agosto.

Limão siciliano

É fã dos sabores cítricos? Pois saiba que você pode ter um limoeiro em casa! Entre as espécies mais comuns, recomendamos o limão siciliano, que se adapta bem aos vasos. Ele precisa de um recipiente com, no mínimo, 50 cm de profundidade. A colheita pode ocorrer durante o ano todo.

Maçã

A maçã é uma fruta extremamente popular que também pode ser criada em vasos! Você pode escolher a variedade que preferir, mas saiba que a gala e a fuji se adaptam melhor a esse tipo de cultivo. Prefira recipientes com, no mínimo, 70 cm de comprimento. A colheita vai de dezembro a maio.

Acerola

Pequena e carregada de sabor, a acerola é ótima para sobremesas e sucos. Para ter essa planta em casa, escolha um vaso com, no mínimo, 50 cm de altura. É uma fruta do verão, então, a colheita vai de novembro a março.

Após saber da possibilidade de criar todas essas frutíferas em vasos, cresce ainda mais a vontade de botar a mão na terra, não é mesmo? Nas lojas da Petz, você encontra tudo de que um jardineiro precisa, como acessórios, vasos, fertilizantes e muito mais! Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago