Não pense que comer fruta no pé é um luxo exclusivo das fazendas e das casas de campo! Com alguns cuidados simples, é possível ter plantas frutíferas em vasos, nas casas ou até nos apartamentos!
Cultivar frutíferas em vasos é uma saída inteligente e muito prática para quem tem espaço limitado, principalmente em centros urbanos. Além de essas plantas serem uma fonte de alimentos saudáveis, deixam o lar mais bonito e aconchegante. Crie seu pequeno pomar em casa com nossas dicas!
Cultivar frutíferas em vasos requer alguns cuidados especiais para garantir o crescimento ideal e o desenvolvimento de frutos saudáveis e de boa qualidade. Desde a escolha do recipiente até a rega na frequência certa, cada plantinha tem seu modo de cultivo mais adequado.
No entanto, é possível generalizar alguns cuidados para a maioria dos tipos de frutíferas. A iluminação adequada, o uso de adubos de forma constante e as regas corretas são fundamentais para o crescimento vigoroso destas verdinhas. Confira:
O mundo das árvores frutíferas em vaso é vasto. Existe uma variedade de opções que se adaptam muito bem em espaços reduzidos e que oferecem uma gama enorme de aromas, sabores e cores.
Desde as plantas que dão pequenas frutinhas, como a amora, até as grandes, como a manga, as frutíferas para vaso irão encantar qualquer um que goste de verdinhas. Abaixo, confira algumas espécies para ter em casa.
Essa espécie tipicamente brasileira também pode ser plantada em vasos! A jabuticabeira híbrida é a árvore frutífera em vaso mais recomendada para essa forma de cultivo.
Como ela tem porte médio, é recomendado utilizar um vaso de, no mínimo, 50 cm de altura para que a água não se acumule nas raízes. Também é importante adubar a planta com frequência, utilizando adubos prontos. O período de colheita é de agosto a setembro.
No Brasil, encontramos, principalmente, dois tipos de amoras: a vermelha e a preta. O melhor é que as duas se adaptam bem aos vasos. Para que a planta se desenvolva bem, os recipientes devem ser altos.
Procure um recipiente com, no mínimo, 50 cm. As regas devem ocorrer frequentemente, deixando o solo úmido, sem encharcar. A colheita deve ser feita entre setembro e novembro.
Além de fornecer uma fruta saborosa, a pitangueira é uma espécie resistente, sendo especialmente indicada para jardineiros iniciantes. Na natureza, a árvore atinge grandes alturas, mas é possível controlar o crescimento da planta cultivada em vaso.
Basta escolher um recipiente de, no mínimo, 50 cm para as mudas dessa frutífera para vaso. Realize podas de forma que a verdinha não fique tão alta, certo? A colheita ocorre entre maio e agosto.
É fã dos sabores cítricos? Pois saiba que você pode ter um limoeiro em casa! Entre as espécies mais comuns, recomendamos o limão siciliano, que se adapta bem aos vasos. Ele precisa de um recipiente com, no mínimo, 50 cm de profundidade. A colheita pode ocorrer durante o ano todo.
A maçã é uma fruta extremamente popular que também pode ser criada em vasos! Você pode escolher a variedade que preferir, mas saiba que a gala e a fuji se adaptam melhor a esse tipo de cultivo. Prefira recipientes com, no mínimo, 70 cm de comprimento. A colheita vai de dezembro a maio.
Pequena e carregada de sabor, a acerola é ótima para sobremesas e sucos. Para ter essa planta em casa, escolha um vaso com, no mínimo, 50 cm de altura. É uma fruta do verão, então, a colheita vai de novembro a março.
Após saber da possibilidade de criar todas essas frutíferas em vasos, cresce ainda mais a vontade de botar a mão na terra, não é mesmo? Nas lojas da Petz, você encontra tudo de que um jardineiro precisa, como acessórios, vasos, fertilizantes e muito mais! Venha nos visitar!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…